Madeira Brasileira para substituir o Ebony

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
fguido
Contato:

Re: Madeira Brasileira para substituir o Ebony

Mensagempor fguido » 09 Abr 2016 08:12

Cosme uma de minhas dúvidas (nunca tentei ainda) é sobre o tingimento da madeira, isso até já foi tema de discussão por aqui em algum lugar, mas o tingimento é de fato eficaz? Pergunto porque já me surgiu essa opção mas fiquei na dúvida se o tingimento não se dá apenas na superfície e qualquer esbarre na peça ela venha a mostrar a sua cor original.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 09 Abr 2016 14:28

O tingimento é superficial, é um efeito visual, a madeira
continua igual por dentro.
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 09 Abr 2016 17:07

O Roger postou um fornecedor de lutheria que vende blank de escala de ebano 500x60x10mm R$130,00
esta na pagina 15 do catalogo http://www.youblisher.com/p/1063231-Cat ... eiro-2015/
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 09 Abr 2016 20:15

Falando-se em Braúna hoje aproveitei um pedaço de mourão encontrado no lixo para começar a fazer uma tábua de carne, podes também ver a muiracatiara e o rouxinho cortados na mesma bitola.
Anexos
DSCN6966.JPG
DSCN6966.JPG (356.4 KiB) Exibido 1847 vezes
DSCN6981.JPG
DSCN6981.JPG (339.96 KiB) Exibido 1847 vezes
DSCN6964.JPG
DSCN6964.JPG (325.81 KiB) Exibido 1847 vezes
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
schneider

Mensagempor schneider » 09 Abr 2016 20:17

Minha nossenhora
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 10 Abr 2016 13:39

Quando eu fiz a minha cadeira de balanço G&G, eu usei Jacarandá da Bahia nos botões.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 10 Abr 2016 18:35

fguido escreveu:...infelizmente o único uso que vi por aqui em terra brasilis foi para mourões de cercas.
A explicação pra isso, que ouvi dos marceneiros lá na roça, é que como a Braúna é uma madeira ruim de trabalhar (talvez pela dureza), acabou sendo destinada àquelas funções em que a indestrutibilidade dela era imprescindível. Por isso só se acha Braúna em mourões, rodas d'água, monjolos, alicerces, vigamentos, qualquer coisa em que a madeira possa ser usada sem acabamento fino. Em assoalhos, portas e janelas, jamais, pois pediria aplainamento.
Não sei se é verdade, mas me convenceu.

Pdalbergia escreveu:Mais preto que o passado do branco leone eh o nobre jacarandá verdadeiro.
Meu passado é mais preto!
Tenho peças de Jacarandá da Bahia BEM escuras, mas a Braúna é mais.

fguido escreveu:Falando-se em Braúna hoje aproveitei um pedaço de mourão encontrado no lixo para começar a fazer uma tábua de carne...
Bem parecido com meus mourões (e nem podia ser de outro jeito, são a mesma espécie).
E pode usar a madeira para ter contato com comida à vontade e sem medo porque, até onde sei, a Braúna nunca era tratada, por não precisar disso. Ela se defende sozinha.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 11 Abr 2016 13:40

Branco Leone escreveu:Valete,
que volume você precisa pra fazer seus pinos?
Desenterrei uns mouroes de Brauna preta e, se não for muita coisa, posso separar um pedaço pra você.
Só cobro fotos.
Mais preto que aquilo, só o meu passado.

Amigos, obrigado de verdade a todos pelas repostas, muitas delas me deram várias ideias.

Bem, depois de postar a mensagem, acordei no sábado e fui revirar um monte de lenha e madeira que tenho guardada. Achei um pedaço, do que por aqui chamamos de canela preta (o cheiro é bem similiar a canela). O problema que essa madeira não chega a ser preta, ela é um marrom escuro. Bom, precisava fazer uns puxadores para umas gavetas da cristaleira que estou terminando e mandei ver, antes marrom escuro do que nada.

Finalizei o puxador, de um polimento com bombril e coloquei na gaveta. Estava ainda indeciso de qual acabamento dar ao móvel, e acabei optando pelo óleo de tunge. Que ótima escolha, o tunge fez os puxadores vivarem imediatamente pretos, mas pensa num preto bonito, exatamente ou até mais bonito que o Ébony. Ganhei o final de semana.

Vejam só como ficou:
Imagem

Ainda sobrou um pedaço que guardei a sete chaves, acho que vai dar para fazer os pinos para cama.

Branco, sem palavras pra agradecer a generosidade em disponbilizar um pedaço da sua Brauna. Por enquanto deixa ela guarda ai, acho que com que achei de canela vai me suprir. As fotos com toda certeza virião de qualquer mandeira. Só não prometo quando, sabe como é vida de marceneiro de final de semana.

Aos demais amigos, obrigado pelas sugestões, tingir, queimar, tudo isso eu não tinha pensado.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 11 Abr 2016 14:49

[quote="Valete"]

Finalizei o puxador, de um polimento com bombril e coloquei na gaveta. Estava ainda indeciso de qual acabamento dar ao móvel, e acabei optando pelo óleo de tunge. Que ótima escolha, o tunge fez os puxadores vivarem imediatamente pretos, mas pensa num preto bonito, exatamente ou até mais bonito que o Ébony. Ganhei o final de semana.

Que bom que você deu um jeito, e além de ficar bonito, ainda protegeu a peça.

Com relação ao óleo de tungue, ele realmente escurece a madeira. No seu caso, deu totalmente certo.
Eu havia feito uma empunhadura de arco e flecha, usando roxinho e jatobá. Tinha achado a combinação muito bonita, mas quando apliquei 2 mãos de tungue, praticamente acabou com a diferença entre as madeiras :x

Mas vivendo e aprendendo. Aliás, isso é uma constante. Vc precisava de uma madeira escura e em pouco tempo, além da própria madeira (oferecida pelo Branco), achou um monte de opções válidas e que nem são tão difíceis de fazer.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 11 Abr 2016 14:55

Valete escreveu:...pensa num preto bonito.

Frase estranha, Valete... :lol:

...mas o resultado da Canela Preta parece mesmo excelente.

Valete escreveu:Branco, sem palavras pra agradecer a generosidade em disponbilizar um pedaço da sua Brauna.

Bobagem. Deixe disso!
Na verdade, eu tinha "segundas intenções" com minha ajuda: como estou sem tempo de fazer tudo que preciso na oficina, vi nisso a oportunidade de conhecer as características de trabalho dessa madeira.

Voltando a precisar, é só dizer.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Tipos de Madeira”