Salgueiro - Chorão

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
vidor

Salgueiro - Chorão

Mensagempor vidor » 24 Jan 2014 17:37

O chorão, salgueiro-chorão ou salso-chorão (Salix babylonica) é o nome uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. Parece ser originária do Leste da Ásia. É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milénios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo da rota da seda até à Babilónia, daí o seu nome científico. (Wikipédia).

Buenos viventes, um amigo cortou a arvore em seu quintal, coube a mim a tarefa de passar a motosserra e ver se dava "coisa boa".

Aí esta a madeira, mas podem ter certeza que minha surpresa foi maior que o esperado, é simplesmente fantástia, segundo o proprietário que cortou a arvore é conhecida por CHORÃO NOGUEIRA, merece o nome.

NOTA: Madeira natural, sem óleo, apenas com uma passada na plaina:

Imagem

Imagem

Imagem
fguido
Contato:

Re: Salgueiro - Chorão

Mensagempor fguido » 24 Jan 2014 20:53

De fato, uma beleza impar.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Luiz Dubal
Contato:

Mensagempor Luiz Dubal » 24 Jan 2014 23:08

Linda visão--somente me confirma que a parte branca tem uma boa dureza como madeira?? De qualquer forma a descoberta de madeiras com desenho e cores marcantes e exoticas são a maior busca dos torneadores hobystas. Obrigado por compartilhar!!!!!
vidor

Mensagempor vidor » 25 Jan 2014 10:50

luiz, já cortei a uns 4 meses, portanto esta totalmente seca e tanto na serra quanto no torno apresentou a mesma dureza tanto no brancal quanto no cerne, madeira de excelente qualidade, em termos comparativos, bem próxima do marfim.
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 25 Jan 2014 20:02

Linda madeira vou ver se consigo um pedaço para fazer minhas canetas,devem ficar bem bonitas Obrigado por compartilhar
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 26 Jan 2014 00:29

E por falar nisso Sr Fernando, o Sr deveria ter vindo buscar o seu docinho e um bom pedaço daquela casuarina que recolhi da praia e está te esperando aqui em casa :-P
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 26 Jan 2014 09:04

Trouxe recentemente uma muda de Chorão de Curitiba(aqui nem conhecem) e estou cultivando-o com carinho, e esperar por alguns anos para que finalmente..... me dê uma sombra hehe, apesar de eu ser apaixonado por marcenaria não consigo derrubar uma árvore.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
elisonj

Mensagempor elisonj » 15 Dez 2014 08:38

Vidor!! Que bom encontrar você por aqui! :grin: :grin:

E que belezura de madeira que tem esse salgueiro...
Interessante você comentar que se assemelha com marfim, li em um livro uma vez que era muito usada na bretanha para construção de arcos...
Por fim de curiosidade então, a não muito tempo atrás, acabei utilizando de um pedaço de salgueiro em um arco que fiz, mas somente na parte da empunhadura...

O resultado ficou bacana, o que me fez gostar ainda mais do salgueiro:

[img(800px,640px)]http://i655.photobucket.com/albums/uu275/iam_malcolm1/20140914_144028.jpg[/img]

[img(800px,640px)]http://i655.photobucket.com/albums/uu275/iam_malcolm1/Mobile%20Uploads/20140907_153855.jpg[/img]

[img(800px,640px)]http://i655.photobucket.com/albums/uu275/iam_malcolm1/Mobile%20Uploads/20140907_153910.jpg[/img]

Fica a diga então... se vc usar isso num arquinho, com sua experiência em marcenaria, sem duvida ficará uma obra de arte... ;)

Abração!
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 15 Dez 2014 23:04

Eu já te disse que esse arco ficou lindíssimo né, Elison ... eu não acreditava no Salgueiro ... parece Jacarandá!
Entrei no PhotoBucket e vi fotos inéditas dele ... entendi porque V. não queria amputar os nocks .... ficaram lindos demais!

Como V. faz para diminuir os pixels do PhotoBucket ... estou apanhando para postar!
O Guido ... a hora que ele pegar o gosto por isto ele abre uma fábrica de arcos ...
Já tem todas as máquinas ... ohohohoho

Vi a foto dele .... ainda é um garotão ... tem muito tempo para isso!
Depois me dá uma mão com as fotos ... essa daqui meio consegui mas com as fotos estou apanhando mesmo ...

Abraço;
Renato.
Editado pela última vez por Rey Stan em 18 Dez 2014 13:48, em um total de 3 vezes.
" O bom senso é a benção melhor distribuída no mundo já que todos pensam possuí-la em tal abundância que até os mais difíceis de contentarem-se com as outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que já têm."

René Descartes
elisonj

Mensagempor elisonj » 16 Dez 2014 10:08

Também estou penando com as fotos Rey.

Aparentemente, aqui no forum tem um limite de tamanho horizontal e vertical das fotos de 900 pixels.

Se a foto é maior que isso, ele não deixa postar direto.

Um macete que eu conhecia de outros foruns, era colocar direto no começo da tag "img" o tamanho que vc queria postar... tipo assim:

[img(800px,640px)... resto da foto... ... /img]

Mas não funcionou... =(

Vou tentando por aqui, assim que descobrir te aviso... ;)

Abraço!

Voltar para “Tipos de Madeira”