Madeiras de minha região, JEQUITIBÁ.

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
Nicmaster

Madeiras de minha região, JEQUITIBÁ.

Mensagempor Nicmaster » 19 Out 2012 00:23

Ola pessoal! comecei falar das madeiras da minha região por pelo VINHÁTICO e parei nele, mas, agora continuarei pelo JEQUITIBÁ.

Existem duas especies de JEQUITIBÁ, pelo menos e o que sei, JEQUITIBÁ-ROSA e JEQUITIBÁ-BRANCO.

JEQUITIBÁ-ROSA:
Nome científico: Cariniana estrellensis. Nome comum: Jequitibá, Jequitibá rosa ou vermelho, pau-estopa, bingueiro, mussambê, coatinga. Família: Lecythidaceae. Espécie climáx, pode atingir de 35 a 45 m de altura, com tronco de 90-120 cm. Madeira moderadamente pesada, pouco durável em condições naturais. Sua madeira é indicada para estruturas de móveis, peças torneadas, molduras, compensados, saltos de sapatos, cabos de ferramentas, caixotaria e construção civil para vigas, caibros, ripas, etc. Suas sementes são muito apreciados pelos macacos.
jequitiba_rosa.jpg
jequitiba_rosa.jpg (20.42 KiB) Exibido 2699 vezes

porta de jequitiba.jpg
porta de jequitiba.jpg (14.98 KiB) Exibido 2699 vezes

JEQUITIBÁ-BRANCO:
Nome científico: Cariniana legalis. Nome comum: Jequitibá-branco, Jequitibá-Cedro, Jequitibá-agulheiro, estopa, pau de cachão, Pau Carga, congolo-de-porco, caixão. Família: Lecythidaceae. Espécie secundária, pode atingir alturas de 30 a 50 m de altura, com tronco de 70-100 cm de diâmetro, é uma das maiores árvores da flora brasileira. Madeira leve, macia ao corte, de baixa resistência ao ataque de fungos e cupins quando exposta em condições adversas. Sua madeira é própria para construção civil, obras internas, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc.

jequitiba_branco.jpg
jequitiba_branco.jpg (26.57 KiB) Exibido 2699 vezes

O JEQUITIBÁ também e conhecido como arvore simbolo de São Paulo.

Minha experiência com a madeira:
Ambas são muito boas ao corte e acabamento, entretanto o JEQUITIBÁ-ROSA melhor que a do JEQUITIBÁ-BRANCO e quando combinados em um único objeto ficam lindas. Algumas pessoas usam o Jequitibá para fazer instrumentos musicais de corpo solido como guitarras e contra-baixos, ex. http://www.cast-gbv.com.br/
já as usei para fazer portas, mesas, portais, etc... isso e claro quando trabalhava numa marcenaria aqui perto.
É uma madeira que eu recomendo muito!!!
Fontes: http:
http://www.florestasnativas.com.br/JEQU ... %81-BRANCO
http://www.florestasnativas.com.br/JEQUITIB%C3%81-ROSA

Pessoal não achei foto decentes que mostrarem a veadeira cor da madeira então irei tirar umas fotos e posto de pois.

Um grande abraço a todos espero que gostem.

Nick.
APENAS SEI QUE NADA SEI...
Lauro

Re: Madeiras de minha região, JEQUITIBÁ.

Mensagempor Lauro » 20 Out 2012 00:50

Excelente explanação Nick! Essa madeira é muito bonita mesmo. Obrigado e abraços!
Lauro.
Nicmaster

Mensagempor Nicmaster » 20 Out 2012 23:20

Ola lauro ainda não tive tempo de tirar fotos melhores mas aqui viewtopic.php?f=19&t=994&hilit=portais tem umas que talvez de para ir satisfazendo.

Abração.

Nick.
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 21 Out 2012 08:13

Obrigado por compartilhar!!
Rmon.
strada
Contato:

Mensagempor strada » 21 Out 2012 10:11

Nicmaster

De fato terá muita dificuldade de encontrar ou conseguir fotos onde se identifica plenamente uma madeira sem que tenha de usar algum programa .

Vale acrescentar tambem que o jequitiba foi p´reservado de certa forma pois tinhamos madeiras "file´" e qualquer alcatra era descartada .

Com a pressao da fiscalização , escassez das madeiras BBB , aumentou a pressao sobre o jequitiba .
Ela é atualmente uma das mais utilizadas devido ao menor custo entre as outras .

Vale dizer que dependendo do seu uso ela deve estar plenamente seca pois é mais sujeita a empenamentos e principalmente fissuras
Nicmaster

Mensagempor Nicmaster » 02 Nov 2012 18:49

isso e verdade strada o BBB esta bem maior, acho muito bom isso. tenho umas peças de Jequitibá aqui mas toda vez esqueço de tiras fotos, espero lembrar amanha.

Abraço.

Nick.

Voltar para “Tipos de Madeira”