Madeiras de minha região, Vinhatico.

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
Nicmaster

Madeiras de minha região, Vinhatico.

Mensagempor Nicmaster » 01 Mai 2012 01:44

Ola pessoal vou passei uns dia meio sumido, mas, e que minha renite atacou e me deixou baqueado.
A partir de gora irei sempre que puder postar e comentar alguns tipos de madeira da minha região atual
Hoje falarei sobre o VINHATICO espero que gostem.

Nome científico: Platymenia foliolosa. Nome comum: Vinhático, Vinhático da mata, vinhático rajado, vinhático amarelo, pau de candeia. Família: Leguminosae (Mimosoideae). Espécie pioneira, pode atingir alturas de 15 a 30 m de altura, com tronco bastante áspero e descamante, de 25-35 cm de diâmetro. Madeira leve, dura, fácil de trabalhar, de longa durabilidade natural e diferença nítida entre cerne e alburno. Sua madeira é própria para mobiliário de luxo, lâmina faqueadas decorativas, painéis, para construção civil como acabamentos internos, rodapés, molduras, forros, tacos e tábuas para assoalho. A árvore é exuberante bastante ornamental, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.(Retirei esse texto desta pagina http://www.florestasnativas.com.br/VINH%C3%81TICO)

Pessoal o vinhático é uma madeira nobre usada também na construção de instrumentos de corpo solido. EX. guitarras e contra-baixos.

Vinhatico da mata
Madeira leve e macia, muito resistente, e que proporciona otimos resultados em instrumentos que necessitem de timbragens mais abertas, e brilhantes (tipicas de telecaster, stratocaster, Jazz bass). Mais recomendada ser usada para corpos solidos, ou tampos.
(http://tonluthieria.no.comunidades.net/ ... 1381931470)

Agora meu comentário hehehe... O pessoal tem mania de dizer que o vinhático e leve, ele não e leve e claro não pesado como o ipê, já usei vinhático para fazer portas, janelas, portais, mesas, etc... pode ser usado em quase tudo ou tudo dependendo do ponto de vista te um ótimo acabamento e envernizado fica lindo.
Na luthieria e bem usado para substituir o mogno, mas só no corpo do instrumento.

Confiram as fotos
vinhatico sem verniz.jpg
vinhatico sem verniz.jpg (3.31 KiB) Exibido 3939 vezes
com verniz.jpg
com verniz.jpg (4.6 KiB) Exibido 3939 vezes
baixo de vinhatico1.jpg
baixo de vinhatico1.jpg (106.46 KiB) Exibido 3939 vezes
comfiram todo o processo de comfecção do baixo em http://www.contrabaixobr.com/t4642-o-qu ... custombass

Vao matando a curiosidade so e colocar no google: Vinhático.

Confiram mais em http://www.cnpf.embrapa.br/publica/comu ... /CT231.pdf.
Editado pela última vez por Nicmaster em 01 Mai 2012 23:19, em um total de 1 vez.
APENAS SEI QUE NADA SEI...
Rmon
Contato:

Re: Madeiras de minha região, Vinhatico.

Mensagempor Rmon » 01 Mai 2012 09:29

"Agora meu comentário hehehe... O pessoal tem mania de dizer que o vinhático e leve, ele não e leve e claro não pesado como o ipê, já usei vinhático para fazer portas, janelas, portais, mesas, etc... pode ser usado em quase tudo ou tudo dependendo do ponto de vista te um ótimo acabamento e envernizado fica lindo." [/i]

Vinhático 0,50 g/cm³-0,55 g/cm³)

Nick esta madeira é bem leve sim veja o comparativo com a densidade de outras madeiras (ela se compara ao Pinus):
Pinus 0,50-0,55 g/cm³
Mogno 0,60 0,63 g/cm³
Ipe 0,90-1,15 g/cm³
Todas com 15% de umidade.
Abraço
Rmon.
Nicmaster

Mensagempor Nicmaster » 01 Mai 2012 23:13

Desculpa Rmon não expliquei direito o vinhático-da-mata que e o que estou falando ele e um tanto pesado mas não muito e o vinhático-do-campo e bem mais leve
Banco de vinhático.jpg
Banco de vinhático.jpg (9.18 KiB) Exibido 3940 vezes
comoda de vinhático.jpg
comoda de vinhático.jpg (6.48 KiB) Exibido 3940 vezes
Lauro

Mensagempor Lauro » 01 Mai 2012 23:16

Rmon, os cabos dos formões para torno que comprei são nessa madeira, e ela é bem densa. Não é leve e porosa como o pinus. Pelo contrário. É bem dura e resistente. Abraços!
Lauro.
Nicmaster

Mensagempor Nicmaster » 02 Nov 2012 19:07

Rmon escreveu:"Agora meu comentário hehehe... O pessoal tem mania de dizer que o vinhático e leve, ele não e leve e claro não pesado como o ipê, já usei vinhático para fazer portas, janelas, portais, mesas, etc... pode ser usado em quase tudo ou tudo dependendo do ponto de vista te um ótimo acabamento e envernizado fica lindo." [/i]

Vinhático 0,50 g/cm³-0,55 g/cm³)

Nick esta madeira é bem leve sim veja o comparativo com a densidade de outras madeiras (ela se compara ao Pinus):
Pinus 0,50-0,55 g/cm³
Mogno 0,60 0,63 g/cm³
Ipe 0,90-1,15 g/cm³
Todas com 15% de umidade.
Abraço

Ola Rmon! eis o motivo da discórdia hehe semana passada foi a marcenaria onde trabalhei e dei de cara com uma madeira, algumas pranchas, pensei ser putumuju (araribá), dai perguntei: Fulano onde conseguisse este putumuju. Ele respondeu: É vinhático-castanho.
Dai perguntei quantos tipos de vinhático tinha aqui na região, (lembrando que não sou daqui onde moro e só conheci o vinhático depois de me mudar para aqui) e me respondeu: tem vinhático flor de algodão, cabeça de burro, castanho... (nomes vulgares é claro)
enfim esse vinhático que tinha la era muito bonito e brilhante e ao ficar secando fica castanho diferente do outro que estava tinha quando trabalhei la.
Resumindo, tem uns mais pesados outros mais leves, tem um que e bem poroso.
E o que eu que eu trabalhei era pesado, mas, não lembro qual é seu nome.

Então peço desculpa a todos pelo equivoco anterior.

Abraço.

Nick.
Rey Stan

Mensagempor Rey Stan » 19 Dez 2014 17:29

Ok, Nick ... e qual é a sua região?
R.
" O bom senso é a benção melhor distribuída no mundo já que todos pensam possuí-la em tal abundância que até os mais difíceis de contentarem-se com as outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que já têm."

René Descartes
Mickfelipe

Mensagempor Mickfelipe » 02 Nov 2016 10:10

Qual verniz eu uso para esse tipo de madeira?
Minha porta é dessa madeira vinhatico mais preciso saber qual verniz passar

Voltar para “Tipos de Madeira”