O que é isso na madeira ?

Essa pasta é para postagens referentes a dados técnicos da imensa gama de tipos de madeiras, fotos e assuntos afins.
Yemoja

O que é isso na madeira ?

Mensagempor Yemoja » 19 Mar 2017 10:34

Olá pessoal, boa tarde!

Estou com duas dúvidas a respeito dessa madeira, primeiramente gostaria de saber que madeira é.

Ainda sou bem leigo nesse mundo, fui procurar livros/catálogos pra tentar identificar mas as fotos nunca me davam certa clareza, e minha segunda dúvida é o que são esses "petrificados" que formam dentro da madeira.

Aproveitando o tópico, dicas sobre identificação de madeira, acredito que é algo que vai pra vida toda esse aprendizado, mas o que já posso ir fazendo ? Andei pegando alguns catálogos de madeiras mas as imagens são tão ruins de identificar, seja pela qualidade da imagem ou da própria foto, divergências mil aparecerem! :P

agradeço!

- Caso as fotos estejam muito grande me avisem pra arrumar (: -

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Neptuno

Re: O que é isso na madeira ?

Mensagempor Neptuno » 20 Mar 2017 14:34

Bolsões de resina, comum em algumas madeiras como Tauari por exemplo.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Yemoja

Mensagempor Yemoja » 20 Mar 2017 23:48

Oi Neptuno, hmm! Foi algo que nem passou pela minha cabeça, resina... isso tem um aspecto muito petrificado.

Esses dias fui numa madeireira e aproveitei pra levar esse pedacinho pequeno, o da última foto, pra ver se alguém sabia algo, perguntei ao rapaz que trabalhava lá ele disse que seriam "carvões" não aprofundou muito nos detalhes mas disse que era difícil ver hoje em dia e que por sinal era crime ambiental fazer cortes em madeiras com isso, preciso nem falar a cara que fiz na hora hahaha :P
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 22 Mar 2017 15:52

muito interessante, vale a pena pesquisar.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Mar 2017 19:08

Essas resinas algumas árvores tem a particularidade de começar a emitir quando estão sendo atacadas por alguma praga ou inseto, é um tipo de auto defesa, a natureza é perfeita.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Mar 2017 19:10

Essas resinas algumas árvores tem a particularidade de começar a emitir quando estão sendo atacadas por alguma praga ou inseto, é um tipo de auto defesa. Variam de cor conforme o solo, o clima, a árvore....., a natureza é perfeita.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “Tipos de Madeira”