Onde eu moro tem:

Coloque aqui fotos ou links de sua cidade para que os outros usuários também conheçam o lugar onde você vive.
Devanil

Re: Onde eu moro tem:

Mensagempor Devanil » 15 Jan 2017 18:30

Caramba Milton, é mesmo de entristecer, vi a matéria, percebi que o problema é pior que eu imaginava.
O ácaro só ataca a lichieira e o engenheiro disse que é impossível elimina-lo. Podar os galhos infestados e queimar. Deixar a árvore menor sempre com menos de três metros de altura. Pulverização com enxofre e cal virgem após colheita, a cada 15 dias, é de matar o produtor de raiva e canseira. E, Claro só diminuem não mata todos os bichos.
Em tempo: Isso é pra produtores que precisam de alta qualidade para vender de tonelada.

http://g1.globo.com/economia/agronegoci ... 01/15.html
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Jan 2017 11:29

Milton Martins escreveu:...minhas duas jabuticabeiras pouco produzem e os passarinhos chegam primeiro...

Minha jabuticabeira dá poucos (bem poucos) frutos durante o ano todo, mas tem uma semana que ela endoida e fica coberta de jabuticabas. Esse é o único momento do ano em que consigo colher algum volume porque os bichos não vencem a produção e acabam deixando um pouco pra mim. No resto do ano é um desconsolo: o que as vespas deixam, os passarinhos estraçalham.

Neste ano, como eu estava lá durante essa tal semana, consegui comer um bocado, dar um pouco pros vizinhos e ainda juntar uns quatro litros de frutas pra fazer vinho.
Está lá fermentando, vamos ver o que sai dali.

E seguindo nas experiências culinárias, fiz doce de figo verde. Nunca achei muita graça nesse doce porque só tinha comido do industrializado.
Pasmei! Como aquilo é bom!

Devanil escreveu:Deixar a árvore menor sempre com menos de três metros de altura.

Esse é um procedimento que não fiz na primeira poda e vou fazer agora. Da primeira vez, limpei tudo mas a galhada ainda ficou com quase seis metros de altura. Com esta safra de agora, percebi a dificuldade para colher e a quase impossibilidade de inspecionar a árvore inteira em busca d'O Maldito (o Ácaro da Erinose).
Com ela menor, tudo deve ficar mais fácil no ano que vem.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Devanil

Mensagempor Devanil » 16 Jan 2017 14:06

Pois é Branco, veja como cultivar a lichia é um tanto ingrato...Ter que deixar a árvore pequena significa produzir bem menos, só para diminuir o "maledeto". Mas, o Agronomo dá entrevista confirmou o que o Milton e acho que você também já disseram: A praga não atinge a poupa dá fruta, então pra.consumo pessoal ainda tá "maomeno". E até o fato de não atingir espécies diferentes tem o lado positivo. Quanto a Jabuticabeira, a não ser umas mijadinhas noturnas, nunca fiz absolutamente nada por ela e a planta tem sido gentil demais comigo. Muitos frutos e doces demais. O que está me irritando são os limoeiros. Tem que procurar de lupa pra achar algum. E não usar um limão rosa na carne, com dois pés dá planta?!?! Vou pesquisar e estudar e resolver . Sei que tem solução. Abraços.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Jan 2017 17:59

Devanil escreveu:Ter que deixar a árvore pequena significa produzir bem menos...

Não necessariamente.
Quando minha figueira era maior, dava uns 200 figos; dei-lhe uma capada pra ela parar de se esfregar na laranjeira, tá dando um absurdo, deve passar dos 400 figos.
Este ano, a lichieira deu poucos cachos e muito ralos, com poucos frutos. Não me surpreenderia que, com a encolhida que pretendo dar nela, ela desse bem mais do que deu neste ano.

Devanil escreveu:...A praga não atinge a poupa dá fruta, então pra.consumo pessoal ainda tá "maomeno".

Verdade. Se o ácaro, ao atacar as folhas, comprometer também os brotos das frutas, a produção fica prejudicada, mas se ele chegar depois das frutinhas formadas, ela só ficam feias (muito feias!), mas o gosto é o mesmo.

Devanil escreveu:Quanto a Jabuticabeira (...) a planta tem sido gentil demais comigo. Muitos frutos e doces demais.

Já fez suco de jabuticaba? Provei um pouco quando estava preparando o vinho, quase desisti de fermentar tudo. Que delícia!

Devanil escreveu:O que está me irritando são os limoeiros. Tem que procurar de lupa pra achar algum. E não usar um limão rosa na carne, com dois pés dá planta?!?!

Tenho dois limoeiros, um enxertado e outro semeado. Até agora, nenhum dos dois se pronunciou. O enxertado tem mais um ano pra se mexer. Se não der limão, vira cabo de martelo e espeto de manicure.
Devanil

Mensagempor Devanil » 16 Jan 2017 19:21

Branco, pelo limoeiro enchertado já lhe digo: só começa a produzir no segundo ano após o inverno. Tenho certeza disso. Se o seu não produzir então será um bom cabo de qualquer coisa. Quanto a jabuticaba, vou fazer esse suco, com esse calor?!?! . Já as lichieira não aposte que aumentará a produção. Pode ter um pé só separado de outras plantas, se podar, produz menos. Quando fui comprador do Ceasa Campinas, lembro de em um ano lichias ruins. Em outro ano pouca oferta pela poda de 3 metros. Cheguei a comprar na roça 120 caixas em um dia de final de ano para entregar na Ceasa, bons tempos, comia frutas até ficar enjoado!
http://revistagloborural.globo.com/vida ... oeiro.html
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 17 Jan 2017 06:42

Limões..

Tenho um pé de taiti e outro sei lá cravo ou rosa?

Ao lado do taiti uma laranjeira de enxerto, interior vermelho

Final de ano conseguimos três dias prá ficar no nosso canto, filho foi com a pretendida e filha com o pretendido

A namorada do moleque, toda pimpona, botou um shortinho e foi pro pomar, voltou com duas sacolas de supermercado lotadas do que ela achava ser limões

Depenou o pé do taiti em formação e das laranjas de enxerto. Ai seu Milton, tinha tanto limão que ia perder tudo...minha muié tá com cara de paisagem até hoje, o moleque se escondeu

Ano que vem tem mais, kkkkkkkk

O castigo veio a jato, os mosquitinhos acabaram com as pernas e braços da bonitona, acho que nunca mais ela volta a um pomar.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 17 Jan 2017 07:25

Devanil escreveu:Branco, pelo limoeiro enchertado já lhe digo: só começa a produzir no segundo ano após o inverno.
Esse prazo vence no próximo inverno. Tô de olho.

Devanil escreveu:Quanto a jabuticaba, vou fazer esse suco, com esse calor?!?!
Não entendi.

Devanil escreveu:Já as lichieira não aposte que aumentará a produção.
Não acho que a produção vai aumentar com o encolhimento da árvore, mas a safra deste ano foi tão fraquinha que, com o arejamento e insolação proporcionados pela poda, creio que a árvore tenderá a produzir normalmente (o que seria mais do que produziu neste ano).

Devanil escreveu:Cheguei a comprar na roça 120 caixas em um dia de final de ano para entregar na Ceasa, bons tempos, comia frutas até ficar enjoado!
:shock:

Milton Martins escreveu:Tenho um pé de taiti e outro sei lá cravo ou rosa?
Cravo, Rosa, Cavalo, Égua, Francês, Capeta, China, Vinagre, Tambaqui e, em algumas poucas regiões do Brasil, Galego.
Tudo a mesma coisa.

Milton Martins escreveu:Depenou o pé do taiti em formação e das laranjas de enxerto. Ai seu Milton, tinha tanto limão que ia perder tudo...
Tem visita que dá muita alegria... quando vai embora. E não volta.

Voltar para “A Cidade que eu Moro”