Onde eu moro tem:

Coloque aqui fotos ou links de sua cidade para que os outros usuários também conheçam o lugar onde você vive.
ELCIO

Re: Onde eu moro tem:

Mensagempor ELCIO » 09 Dez 2016 14:33

Dando o meu pitaco: não conheço 10% do que o Devanil conhece, mas falando especificamente sobre mangas (que acho foi o início da conversa sobre adubação), uma vez vi uma entrevista de um engenheiro agrônomo que falada da importância do sol na produção de mangas.
Ele dizia que todos os pés de mangueira após uns 4 anos, deveriam ter o alto de suas copas podadas (formando um buraco no meio), a fim de que o sol entrasse com mais facilidade nos galhos da parte baixa da árvore (e que isto também servia para outras árvores frutíferas).
Segundo ele, além de melhorar a produção, evitava bastante o ácaro e a disseminação de doenças, pois o sol combatia naturalmente a fixação e proliferação das colônias de ácaros e também de alguns insetos que furam/chupam os frutos.

Só tem que tomar cuidado com essas mangueiras muito altas.... senão cai do galho e os amigos vão falar assim: não estava acostumado, foi dar uma trepada e morreu!! :laughing-rolling:
Devanil

Mensagempor Devanil » 09 Dez 2016 21:45

Élcio, isto é bem verdade. Citando como exemplo as mangas, saiba que as melhores do Brasil vem do nordeste e são até exportadas, e não é por acaso: é o Sol mesmo. Sol intenso elimina pragas e ativa mais intensamente a sacarose que é o açúcar das frutas. Observe as mangas na árvore, ela começa a amadurecer pelo.lado que toma mais Sol. A natureza é mesmo explendida! Abraços.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 10 Dez 2016 09:18

Só complementando os comentários acima, vcs já repararam como esse ano (que aqui foi um dos mais ensolarados dos últimos tempos) as mangueiras estão muito mais frondosas e carregadas? Ação do sol com certeza
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 10 Dez 2016 09:49

Pois é, aqui também foi ensolarado, porém o efeito foi contrário, sempre no final de setembro antes de acabar a seca, já com as mangueiras floridas tem uns dois ou três dias de chuva, o que chamamos aqui em Goiás de chuva da manga.
Estas chuvas derrubam as flores das mangueiras e em novembro, dezembro e janeiro tem manga para encardir.
Só que neste ano as mangueiras floriram, caíram e só depois veio as chuvas da manga, com isto apesar de ter muita manga por aqui, da para perceber nitidamente que deu muito menos do que o normal.
Estou indo agora lá para chacara, vou tirar umas fotos para postar, lá tenho umas 8 ou 9 mangueiras, todas de espécies diferentes umas das outras.
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 11 Dez 2016 06:06

Devanil escreveu:O Holandês é arredondado. uma bolinha e vem na rama, adocicado, maravilhoso e caro, comi pouco dele e não me lembro de ser verde por dentro.
http://www.ethno-botanik.org/Tomaten/Fo ... te-pt.html
Quando disse que o tal tomate é verde por dentro, me referia à polpa entre as sementes ser escura e esverdeada. Lembra um polpa com bicho ms, obviamente, não é. O resto da sua descrição bate com o que estou procurando.
No link que você mandou (obrigado!), o que mais se parece -- ainda que não seja idêntico -- é o Genovese.
http://www.ethno-botanik.org/Tomaten/Ge ... entum.html
Talvez o "meu" seja ainda menor.

Devanil escreveu:O uso do superfosfato simples junto com o esterco animal apresenta inúmeras vantagens. [...] ...a aplicação do superfosfato simples em pó sobre o esterco diminui as perdas de amônia, consequentemente retendo o nitrogênio, macronutriente importante para melhorar as produtividades das culturas.
[...]
Uma adubação orgânica perde em 4 meses mais de 50% de Amônia, mas se acrescentar o superfosfato será de apenas 3%!
Agradeço mais uma vez pelas dicas, e destaco a citação acima para continuar o "perguntório".
A fonte de fósforo que utilizo aqui é a cinza de madeira. Segundo li num trabalho da Embrapa, as melhores são as de eucalipto, matéria farta numa serraria da região. Queimo os cavacos, faço uma moagem tosca, peneiro, uso a parte fina para a horta e os toquinhos de carvão nas coroas das árvores.
Você acha que isso substitui a aplicação desse tal superfosfato? Por todos os motivos, prefiro não usar produtos químicos aqui.

ELCIO escreveu:...uma vez vi uma entrevista de um engenheiro agrônomo que falada da importância do sol na produção de mangas.
Ele dizia que todos os pés de mangueira após uns 4 anos, deveriam ter o alto de suas copas podadas (formando um buraco no meio), a fim de que o sol entrasse com mais facilidade nos galhos da parte baixa da árvore (e que isto também servia para outras árvores frutíferas).
O sol (na dose certa que cada planta precisa) tem mesmo grande importância na produção. Minha lichieira não toma o sol da manhã porque há uma goiabeira enorme ao lado dela. Não dá frutos desse lado (nem um sequer), só em cima e do lado que toma o sol da tarde.

Essa poda que o engenheiro menciona acima é a poda "em taça" (a árvore fica parecida com uma taça de champanhe). Pode não ficar muito bonita, mas é bem eficaz, tanto na produção quando na facilidade da colheita). Tenho aqui uma figueira podada desse jeito, que é a árvore que mais produz, proporcionalmente ao seu tamanho.

Olha ela em foto tirada ontem:

Imagem

Este ano vou ter um trabalhão pra proteger esses figos da passarada, e isso não pode passar da semana que vem. Devo ter mais de 200 figos.

Outras fotos tiradas ontem:

Imagem

As lichias a caminho.

Imagem

Isto é um pé de Tamarillo, conhecido aqui por Tomate de Árvore (atrás dele, dois dos seis pés de jiló). O fruto lembra um tomate rajado, não tem gosto de tomate, mas também é muito bom para molhos e saladas.
Semeei a partir de dois frutos que ganhei. Brotaram 110% das sementes (!), tive que distribuir mudas entre todos os amigos.
Esse pé tem menos de um ano e está com mais de 1,70 m. As folhas parecem couro, são grossas, ásperas por cima, aveludadas por baixo.

Imagem

E estes são dois cambucis. No ano passado, esse pé deu um fruto. neste ano, está com seis a caminho.

Agradeço mais uma vez aos amigos pelas dicas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Devanil

Mensagempor Devanil » 11 Dez 2016 07:37

Branco, suas fotos refletem o quanto você gosta mesmo das plantas , estão ótimas.
Quanto à sua compostagem e uso de cinzas, está correto. Só digo pelo que conheço, que não é muita coisa mesmo que pareça, que seu método já é mais só que suficiente para hortaliças e pequenas plantas como fonte de fósforo, potássio, cálcio e nitrogênio. Mas quanto a grandes árvores frutíferas a que vínhamos nos referindo , penso que é bom mas não completo ou 100℅. O superfosfato não é um produto químico que agride a natureza e os viventes, pois é extraído diretamente de rochas específicas, sendo assim um produto totalmente mineral. Estes minerais são encontrados em pequenas quantidades em borra de café, casca de crustáceos e ovo, cinzas, restos de peixes, farinha de osso , etc. Claro que uma boa compostagem é excelente. Mas me referindo especificamente a árvores frutíferas que não produzem (e isto vi muito em grandes plantações nos anos 90) Os técnicos agrícolas já receitavam o superfosfato. Como disse não sou perito, to atrasado em tecnologia agrícola. Hoje nao cultivo nem cebolinha, tem na mercearia a 100mts de casa! Só tenho em um terreno uma mangueira, dois pés de ponkan (pros vizinhos não pararem de pedir e alguns pular muro usando galhos da mangueira para roubar) a acerola, uma goiabeira, uma de jabuticaba( que dá um licor que bebo tudo), um pé de limão rosa, e plantinhas para chás, mais nada. Logo terei a chateação dos pedintes de manga...Aja saco! Torço sempre para que amadureçam de a vez.... tiro tudo, distribuo entre amigos, congelo polpas e acaba a chateação. É isso, abraços amigo. Pergunte o quanto quiser, o que sei digo que sei, o que não sei....falo qualquer besteira (é a praxe dos pitaqueiros).
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 12 Dez 2016 08:26

Devanil escreveu:Branco, suas fotos refletem o quanto você gosta mesmo das plantas , estão ótimas.
Eu gosto, mas tenho uma forte preferência pelas de comer. Flor boa, pra mim, é a couve-flor.
E nem adianta me sugerir as PANC, não caio nessa! :lol:

Imagem

Devanil escreveu:...seu método já é mais só que suficiente para hortaliças e pequenas plantas como fonte de fósforo, potássio, cálcio e nitrogênio. Mas quanto a grandes árvores frutíferas a que vínhamos nos referindo , penso que é bom mas não completo ou 100℅.
Sim, tenho percebido que, mesmo no pouco tempo que estou lá (dois anos), a adubação que venho fazendo levantou muito a qualidade do terreno. Só me falta mesmo um plus nas árvores, daí meu interesse.

Devanil escreveu:O superfosfato não é um produto químico que agride a natureza e os viventes, pois é extraído diretamente de rochas específicas, sendo assim um produto totalmente mineral.
Bem, a heroína também extraída de uma florzinha... :lol:

Devanil escreveu:Só tenho em um terreno uma mangueira, dois pés de ponkan (...) a acerola, uma goiabeira, uma de jabuticaba (...), um pé de limão rosa, e plantinhas para chás, mais nada.
Mais nada? Tá bom demais.

Devanil escreveu:Logo terei a chateação dos pedintes de manga...
Eu não tenho pedintes, tenho passarinhos (que não pedem, vão tomando).
Ô bicho esfomeado!

Devanil escreveu:...o que não sei....falo qualquer besteira (é a praxe dos pitaqueiros).
Faz muito bem! :lol:
Devanil

Mensagempor Devanil » 12 Dez 2016 11:20

Branco...Branco, um dia ainda te convenço usar uma "química". A propósito da heroína ser extraida de uma flor, a cachaça é extraída de uma singela planta adocicada !
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 12 Dez 2016 17:37

Devanil escreveu:A propósito da heroína ser extraida de uma flor, a cachaça é extraída de uma singela planta adocicada !
Viu só?
"Beba essa agüinha, vovó, é natural..." :lol:

De produto químico, basta-me a cachaça!
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 03 Jan 2017 12:25

Branco e amigos, feliz ano novo!

Estive lá na roça na passagem do ano, colhi alguns pés de alface para consumo nosso

Sobre as lichias, próxima semana devo colher as poucas sobreviventes e mais alguns dias pelar o pé
Anexos
IMG-20170102-WA00191 (Cópia).jpg
1
IMG-20170102-WA00191 (Cópia).jpg (133.75 KiB) Exibido 756 vezes
IMG-20170102-WA00181 (Cópia).jpg
2
IMG-20170102-WA00181 (Cópia).jpg (110.17 KiB) Exibido 756 vezes

Voltar para “A Cidade que eu Moro”