Museu em Itu/SP

Coloque aqui fotos ou links de sua cidade para que os outros usuários também conheçam o lugar onde você vive.
ELCIO

Museu em Itu/SP

Mensagempor ELCIO » 07 Abr 2019 20:01

Na verdade, não moro em Itu. Moro em Salto, que fica colada, mas a intenção não era falar da cidade e sim do Museu Republicado de Itu.
Pra quem não sabe, Itu divulga que é "berço da República" pois lá se reuniram políticos no final do século XIX, no que acabou resultando em manifestos em favor da proclamação da República.
Como a cidade já foi muito rica, haviam alguns casarões de "barões de café" e também de outros "ricaços".
Num desses casarões está o chamado Museu Republicado, que tem fotos, objetos e documentos relativos à sociedade do século XIX e principalmente, relacionados com a época da proclamação da República (tão judiada ultimamente.....).
Por incrível que pareça, vivendo há mais de 25 anos na região, nunca tinha entrado no museu, então pensei em tirar umas fotos para mostrar algumas peças da marcenaria da época.
O fotógrafo que aqui escreve deixou um pouco a desejar, mas acho que dá para ter uma ideia do que os marceneiros de antigamente conseguiam produzir.
Infelizmente não copiei todos os dados que vi. Algumas peças não tem a descrição das madeiras utilizadas.
Fiquei surpreso porquê não vi nas descrições madeiras como Pau Brasil e Jacarandá.
A maioria das madeiras descritas era canela e cabreúva. Também haviam algumas peças de peroba e outras que não vou lembrar agora.
Mas vamos às fotos e deixando um alô especial para o Edu (entalhador): lembrei de você quando vi as cadeiras do hall de entrada.
As cadeiras são belíssimas. Todas elas são relacionadas com a natureza e no alto cada cadeira tem um animal esculpido.
Infelizmente só consegui uma foto boa da cadeira com o coelho.
Anexos
comoda 2.jpg
comoda 2.jpg (408.77 KiB) Exibido 97 vezes
cômoda 1000.jpg
cômoda 1000.jpg (399.33 KiB) Exibido 97 vezes
museu_republicano_de_itu_6.jpg
museu_republicano_de_itu_6.jpg (53.56 KiB) Exibido 97 vezes
ELCIO

Re: Museu em Itu/SP

Mensagempor ELCIO » 07 Abr 2019 20:07

Mais algumas fotos:
Anexos
mesinha feia.jpg
mesinha feia.jpg (300.24 KiB) Exibido 96 vezes
coelho close.jpg
coelho close.jpg (314.3 KiB) Exibido 96 vezes
close do entalhe.jpg
close do entalhe.jpg (340.69 KiB) Exibido 96 vezes
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 07 Abr 2019 20:16

E mais algumas (o última foto até da impressão que se usou compensado, mas parece que foi a junção de madeiras diferentes, sei lá).
Anexos
7.jpg
7.jpg (327.46 KiB) Exibido 96 vezes
8.jpg
8.jpg (379.41 KiB) Exibido 96 vezes
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 08 Abr 2019 07:19

Uau, isso não é marcenaria é arte, caracas o cara q fazia cousas assim merecia um premio, infelizmente não vemos mais obras desse pirte. Obrigado por compartilhar
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 08 Abr 2019 09:41

Linda escrivaninha da primeira foto e mais palatável para se tentar fazer. O restante é maravilhoso tb, mas não nem pra pensar em fazer............ :cry:
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 09 Abr 2019 07:23

:shock: :shock: :clap: :clap:
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 10 Abr 2019 11:21

ESSANCHES escreveu:Linda escrivaninha da primeira foto e mais palatável para se tentar fazer. O restante é maravilhoso tb, mas não nem pra pensar em fazer............ :cry:

Também foi o que pensei, quando tirei a fotografia. Tirei outras fotos dessa peça, só que não ficaram boas. O tampo é praticamente perfeito, com um minúsculo vão entre o encaixe das tábuas, num dos lados.
Essa peça, segundo a plaqueta é feita em canela, com outra madeira que não lembro. Outra coisa que me chamou a atenção, é o brilho (considerando que a peça tem por volta de 150 anos), só que não sei se foi restaurada.

Aquela cristaleira (que deve ter sido feita de cabreúva), toda escura e esculpida, é realmente uma obra de arte.
Vou ver se tiro uma foto de uma outra mesa (existente num teatro) na minha cidade, que também é digna de ser admirada (essa eu já pensei em copiar os pés.... talvez se Deus ajudar, eu consiga copiar....).

Voltar para “A Cidade que eu Moro”