Caneta para os filhos

Poste aqui todos os assuntos relacionados a canetas e seus afins.
jedi.wood

Re: Caneta para os filhos

Mensagempor jedi.wood » 25 Jun 2015 13:32

Gostei da Dado Pen, parabéns ! :grin:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 25 Jun 2015 13:47

Obrigado a todos pelos elogios. Mas o grande incentivo são as obras de arte que vejo aqui no fórum; e mesmo ainda não tendo as ferramentas adequadas, gosto muito do trabalho com madeira, e vou procurar me aprimorar a ponto de um dia poder postar algum trabalho no fórum "vitrine".

Abraços a todos!
Alfredo
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 02 Ago 2015 19:45

Neste domingo fiz mais uma experiência com materiais alternativos. Esta "Bic_Wood" foi feita com "tampinha de refrigerantes".

Bic_Wood_Terceira.jpg
Bic_Wood_Terceira.jpg (144.2 KiB) Exibido 2719 vezes

Bic_Wood_Terceira2.jpg
Bic_Wood_Terceira2.jpg (133.79 KiB) Exibido 2719 vezes

Bic_Wood_Terceira3.jpg
Bic_Wood_Terceira3.jpg (97.14 KiB) Exibido 2719 vezes

Domingo que vem, vou terminar minhas experiência com esta abaixo que está inacabada, e após isto, só quando tiver material e ferramentas apropriadas que vou voltar a tentar alguma coisa.
Imagem

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 18 Abr 2016 00:15, em um total de 2 vezes.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 04 Ago 2015 06:12

Alfredo fiquei intrigado de como faz esse modelo, posta para nós por favor um passo a passo e as ferramentas usadas.

Isso pode incentivar a mais pessoas a entrarem para vício.

Grande abraço.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 04 Ago 2015 14:18

fguido, acredito que você esteja se referindo a que eu falei que foi feita com "tampinhas de refrigerantes", e que portanto não é uma "BIC_WOOD", pelo fato de que não é de madeira, e sim de "plástico PEAD" (Poliettileno de alta densidade) ou HDPE em inglês.

Acabei descobrindo isto quando estava procurando por: "Como construir um Slingshot", e acabei vendo alguns vídeos de como algumas pessoas derretem o plástico em casa com a intenção de reaproveitar o material.

https://www.youtube.com/watch?v=JyZMWLkcfes
https://www.youtube.com/watch?v=_XytjjbrGNA
https://www.youtube.com/watch?v=ISvxcuMDZQw
https://www.youtube.com/watch?v=kUR6_bQLU-E

Como aqui em casa eu não tenho um forninho específico para isto, e a "patroa" não iria deixar eu usar o forno da cozinha para derreter o plástico; usei a churrasqueira mesmo, e "assei" as tampinhas para fazer um "blanc", e ter meu material para poder fazer minhas experiências.

Não tenho como colocar um passo a passo, mas acho que estes vídeos acima dá uma boa ideia de como fazer. Abaixo vou colocar algumas fotos de como fiz o material. Quanto a ferramenta usada, como já disse antes, é só uma furadeira de bancada "deitada".

Aqui o tarugo de plástico:
Blanc.jpg
Blanc.jpg (168.29 KiB) Exibido 2719 vezes

Aqui, já furado e com um tubinho de latão, reaproveitado de antena de rádio portátil.
Blanc2.jpg
Blanc2.jpg (161.42 KiB) Exibido 2719 vezes

Colando o tubinho, que permite além de tornear, permite introduzir a carga da caneta BIC.
Colando.jpg
Colando.jpg (143.73 KiB) Exibido 2719 vezes

E finalmente, torneando.
Imagem

Acho que dá para ter uma ideia de como fiz. Caso ainda reste alguma dúvida é só falar.

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 18 Abr 2016 00:21, em um total de 1 vez.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 05 Ago 2015 06:15

Valeu amigão, a minha dúvida pairava, exatamente sobre o tubinho que vc utilizou, obrigado por esclarecer. Grande abraço.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 05 Ago 2015 09:38

Parabens pela engenhosidade, Alfredo. :clap:

Tornear canetas com qualidade que usem cargas da Bic, sem necessitar kits importados, pode ser uma vertente rica... :think:
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 05 Ago 2015 14:15

Guido; que bom que deu para esclarecer!

paulobro escreveu:Parabens pela engenhosidade, Alfredo. :clap:

Tornear canetas com qualidade que usem cargas da Bic, sem necessitar kits importados, pode ser uma vertente rica... :think:

Paulo; Obrigado pelos elogios. Mas veja bem, inicialmente nada disto foi intencional. Como disse lá no início, a intenção era fazer 2 canetas para os filhos, e inicialmente adquirir 2 kits de canetas para tal.

Mas como não é possível comprar no Brasil, e enquanto espero a oportunidade de comprar lá fora, resolvi fazer as canetas, mesmo sem ter os kits, para testar se seria capaz de concluir esta empreitada.

Resolvi fazer algo mais ou menos temático; uma de madeira para o que está cursando "Florestal", e uma de material reciclado para a que está cursando "Ambiental", e acabou saindo estas duas que mostrei aí em cima.

Agora voltando a pensar nas suas citações: "Parabéns pela engenhosidade, Alfredo" No meu caso foi mais uma questão de necessidade. E como dizem que a "necessidade é a mãe da criatividade", tive que me adaptar ao que tinha disponível.

"Tornear canetas com qualidade que usem cargas da Bic, sem necessitar kits importados, pode ser uma vertente rica... " Inicialmente, não tinha a menor intenção de comercializar. Mas os amigos do meu filho quando viram a caneta dele, ficaram perguntando onde ele tinha comprado; e quando ele disse que tinha sido feito por seu pai, perguntaram por quanto faria outra?

O engraçado disto tudo, é que a primeira caneta, que tinha o "dado prisioneiro" gerou bastante curiosidade nos colegas do meu filho, principalmente as meninas, que não paravam de agitar a caneta, e a questionar de que forma aquele dado teria sido colocado ali. A agitação foi tanta, que depois de uma semana mais ou menos, a carga da caneta vazou tinta. Tive que limpar e repor a carga.

Aproveitando, se fosse pensar de forma comercial, e pensando num público alvo como os "universitários", desprovidos de grandes verbas disponíveis, talvez valesse a pena o investimento nas "BIC_WOOD".

Digo isto baseado num comentário do meu filho, quando eu estava procurando por recarga de canetas "Cross", que estão custando em torno de R$ 20,00. Quando ele viu o preço da recarga; comentou: esta caneta é só para "assinar", para escrever tem que ser "BIC". Isto porque as vezes uma só BIC não dá para o mês inteiro.

OBS: A primeira caneta do meu filho, a com o dado prisioneiro, foi "passear no Bosque". Ele esqueceu a caneta na sala de aula após uma prova, e ela não voltou mais para casa. Vou ter que fazer outra.

Abraços,
Alfredo
AssisRibeiro
Contato:

Re: Caneta par os filhos

Mensagempor AssisRibeiro » 31 Ago 2015 09:37

fguido escreveu:Alfredo o diâmetro dos (lower e upper case) é 7mm externo.
Me passa teu endereço por MP que vou te enviar alguns.

E sim, a bela Rio das Ostras (não tão bela depois da politicagem.....) é a cidade onde tem a Praça da Baleia, uma baleia jubarte em tamanho real esculpida em bronze e que tenho o prazer de conhecer o artista idealizador da obra, temos também a lagoa da coca-cola, lagoa da pepsi, mar do norte, e tantas outras atrações que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano, pois o sol brilha ao menos uns 330 dias por ano.

Grande abraço.

Bom dia! Moro em Macaé RJ, e a pouco meses eu comprei um torno MR1643 da Manrod e estou executando alguns trabalhos como experiência e como moro em Macaé é o mais próximo que encontrei em atividade neste fórum para trocar informações e aprender muito com o mestre (pelo que vi de seus trabalhos), não consegui ainda postar pois depende depende de uma certa quantidade de postagem, ainda não entendi bem o funcionamento, espero bem próximo ouvir os elogios e criticas para aperfeiçoar o aprendizado.
Sds,
Assis
paulobro
Contato:

Re: Caneta par os filhos

Mensagempor paulobro » 31 Ago 2015 10:14

AssisRibeiro escreveu:(...) não consegui ainda postar pois depende depende de uma certa quantidade de postagem, ainda não entendi bem o funcionamento, espero bem próximo ouvir os elogios e criticas para aperfeiçoar o aprendizado.

Veja viewtopic.php?f=15&t=232

Voltar para “Canetas”