Caneta para os filhos

Poste aqui todos os assuntos relacionados a canetas e seus afins.
Alfredo Padrao
Contato:

Caneta para os filhos

Mensagempor Alfredo Padrao » 08 Mai 2015 13:54

Olá a todos!

Meu nome é Alfredo, um alagoano radicado no Rio de Janeiro, e tenho como profissão a de Tec. em Eletrônica.

Já acompanho este fórum a algum tempo, e admiro muito a disponibilidade e conhecimento em língua portuguesa colocado aqui. Gosto muito do trabalho com madeira em geral, mas com certeza as canetas apresentada aqui são verdadeiras obras de arte!

Gostaria de fazer duas canetas para dar de presente para meus filhos. Desta forma peço a ajuda dos caneteiros de plantão que possam me ajudar. Eu gostaria de comprar 2 kist de canetas, de alguém que tenha em estoque e que possa me ceder, sem que lhe faça falta em seu estoque.

Sei que não existe, disponibilidade para venda no Brasil, e portanto só importando. Mas como nunca comprei nada fora do país, gostaria primeiro de adquirir internamente, caso alguém possa me ceder os dois kits.

Os filhotes estão cursando engenharia. A menina cursando Engenharia Ambiental, e o menino Engenharia Florestal, e o pai babão gostaria de lhes presentear com algo pessoal, daqueles que a "gente diz: fui eu que fiz".

Abraços a todos,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 21 Jun 2015 21:12, em um total de 1 vez.
paulobro
Contato:

Re: Caneta par os filhos

Mensagempor paulobro » 12 Mai 2015 06:36

Construir canetas nao e' dificil, Alfredo. Se voce tiver as ferramentas apropriadas. Alem das pecas para a caneta e, claro, das goivas e um torno adequeado, e' necessario um minimo de dispositivos sem os quais construir uma caneta seria nao apenas dificil, mas muito provavelmente inviavel.

Com a disparada do dolar, montar essa indispensavel infraestrutura tornou-se caro, seja importando la de fora, seja mandando fazer aqui.

So para lhe dar uma ideia, veja esse kit ultrabasico para principiantes disponibilizado pela Rockler, nA Matriz:

http://www.rockler.com/starter-pen-turning-kit

Contem o absolutamente minimo indispensavel para construir tres canetas. (Mas, veja, e' pouco provavel que so com ele alguem sem experiencia tenha sucesso. Sendo habituado com torno, jeitoso, com sorte e muita dedicacao talvez possa aprender com os erros nas duas primeiras e eventualmente ate consiga terminar a terceira caneta a contento.) De qualquer forma, com frete e impostos, o kit vai chegar aqui, por baixo, custando ao redor de R$600.

Como praticamente tudo em qualquer hobby, ou profissao, ha de haver um investimento inicial, consideravel. Uma vez estabelecida a base e aprendidas as tecnicas e os macetes, a coisa vai-se amaciando. Tipo, depois da 10ª caneta, a coisa comeca a fluir.

Mas vender as pecas para construir duas canetas, so as pecas, para alguem que nao disponha dos indispensaveis acessorios e sem experiencia? Nao seria favor. Mas maldade.

Acho eu.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 12 Mai 2015 07:23

Alfredo amigão, bom dia e bem vindo ao Forum, em se tratando de canetas, o mestre aqui é o nosso professor Fernando, ele me introduziu no vício e não consegui mais largar.

Pena que só postou agora essa solicitação, pois acabei de dar um kit completo das ferramentas (mandril, calços, kit de canetas...) para um amigo, e atualmente só tenho o que uso sempre que quero desestressar.

O Fernando postou aqui um EXCELENTE passo-a-passo de como fazer o mandril para tornear as canetas, na época gastei apenas R$ 60,00 para faze-lo creio que vc consegue fazer em qualquer torneiro aproximadamente pelo mesmo preço.

Os kits de canetas eu não tenho nenhum nem pra remédio, senão enviaria para o amigo com o maior prazer e com custo zero, devo fazer uma compra por esses dias, o problema é que a demora para chegar aqui é grande, a última compra levou, pasme, 6 meses para eu receber, já tinha até desistido.

Dá uma olhada no link abaixo onde o Fernando explica tudo muito bem com fazer um mandril, qualquer dúvida entre em contato comigo, moro em Rio das Ostras.

viewtopic.php?f=45&t=88&hilit=mandril#p127

Se conseguires fazer o mandril ou tiveres tempo para uma visita, vem aqui que a gente manda fazer um igual e eu desmancho umas duas canetas já prontas para te ceder o mecanismo. A única coisa que tenho bastante e que pode te servir para treinar antes de fazer a caneta por definitivo são os "lower e upper tube".

Bom, fica o convite, se quiseres baixar por aqui num fim de semana a gente brinca no torno e no mínimo respira um bocado de pó de mdf, hehe.

Abraços.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Alfredo Padrao
Contato:

Re: Caneta para os filhos

Mensagempor Alfredo Padrao » 12 Mai 2015 14:03

Muito obrigado pela atenção dispensada.

Acho que vou acabar fazendo um mandril, como sugerido pelo fguido, para começar a brincar com os pedaços de "cabo de vassoura". Veja bem, quando digo brincar, não é que considere uma brincadeira, a arte de fazer canetas, pelo contrário é uma arte séria e nobre.

Quando digo brincar, é que algum tempo atrás, quando estava sem muito o que fazer num sábado a tarde, pequei um pedaço de barra roscada, e usando uma furadeira de bancada, me arrisquei a tornear um cabo de vassoura, fazendo o que pretendia ser uma caneta.

Claro que não é a forma correta, ferramenta correta, e muito menos pretendia ser mais que o "pau lixado", então fiz "isto":
Imagem
Claro que foi só uma "brincadeira", mas quem sabe um dia vire uma coisa séria.

Quando dito padrão 7mm nas canetas, isto significa que os "lower e upper tube" tem este diâmetro interno ou externo? Caso seja externo, qual a medida do eixo do mandril?

É que estou com uma aste de inox com 7mm de diâmetro, e pretendo usa-la para fazer o mandril.

Obs: fguido, Rio das Outras, é a cidade que tem a "praça da baleia" e a "lagoa da coca-cola"? Há uns 5 anos atrás conheci sua Cidade. Cidade muito bonita!

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 19 Abr 2016 22:14, em um total de 2 vezes.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 12 Mai 2015 18:44

Alfredo o diâmetro dos (lower e upper case) é 7mm externo.
Me passa teu endereço por MP que vou te enviar alguns.

E sim, a bela Rio das Ostras (não tão bela depois da politicagem.....) é a cidade onde tem a Praça da Baleia, uma baleia jubarte em tamanho real esculpida em bronze e que tenho o prazer de conhecer o artista idealizador da obra, temos também a lagoa da coca-cola, lagoa da pepsi, mar do norte, e tantas outras atrações que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano, pois o sol brilha ao menos uns 330 dias por ano.

Grande abraço.
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 12 Mai 2015 21:50

fguido, desde já agradeço antecipadamente a oferta. Mas não tem como lhe enviar uma MP, pois não sei se o sistema do fórum, exige que tenha um número mínimo de mensagens para que se possa enviar uma MP.

Caso tenha alguma outra forma sem que venha a ferir alguma regra do fórum, para que lhe possa passar estas informações, é só dizer.

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 21 Jun 2015 21:14, em um total de 1 vez.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 13 Mai 2015 07:02

Alfredo depois de 5 mensagens sua vc já estará habilitado a fazer de tudo por aqui
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 13 Mai 2015 13:32

Ok, mais uma vez obrigado pelas informações. Então tão logo esteja apto a enviar uma MP, e a oferta ainda estiver de pé, lhe envio os dados.

Por enquanto sigo observando o fórum.

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 21 Jun 2015 21:15, em um total de 1 vez.
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 15 Mai 2015 13:42

Voltando ao assunto "Mandril"; pretendo providenciar a construção do mesmo. Pergunto se alguém teria condições de medir em seu mandril, a medida do diâmetro do eixo (a parte que entra no tubo de bronze).

Andei olhando o tópico onde o fernandorosa, explana a construção do mandril, onde mostra as dimensões, mas não consta a medida do eixo. Noutro ponto ele cita "tolerancia anda por volta de H7/M6". Por isto eu peço, caso alguém tenha condições de passar esta medida, eu agradeço antecipadamente.

Abraços,
Alfredo
Editado pela última vez por Alfredo Padrao em 21 Jun 2015 21:15, em um total de 1 vez.
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 15 Mai 2015 20:07

Oi Alfredo ,bem vindo ao forum!
Vejo que o amigo quer entrar no clube dos caneteiros de antemão já lhe aviso que isto depois que se entra é difícil sair . Vejo que o Guido ja lhe passou algumas dicas preciosas No site - http://xilofilos.com/viewtopic.php?f=45 ... dril#p127- na pagina 2 voce vai encontrar um desenho meu com todas as medidas para construir um mandril para kits de 7mm (os mais usados ) Logo que tiver um tempinho (estou sindo para uma pequena viajem)
vou lhe mandar umas fotos dos kits que poderia lhe fornecer
Um abraço Fernando

Voltar para “Canetas”