Tábua do Lauro

Lauro

Tábua do Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Ago 2011 00:53

Amigos, neste final de semana fiquei muito fora de casa, então não consegui fazer muita coisa, mas já tenho um bom começo. Sábado, escolhi as madeiras que ia usar.

Imagem

Hoje, domingo, consegui cortar as madeiras, aplainar as laterais e fazer a colagem como segue.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto, só isso, mas amanhã, com a cola já seca, vou tentar adiantar algo mais. Abraços!
Lauro.
Renie
Contato:

Re: Tábua do Lauro

Mensagempor Renie » 29 Ago 2011 02:34

Olá Lauro!

Esse componente escasso, esse tal de TEMPO é difícil resolver mesmo ! Parece que quanto mais evoluímos e temos mais
ferramentas e meios para facilitar a vida, mais falta tempo para aproveitarmos a vida! :doh:

Legal que já começou seu projeto também, e como o do mano Bro, com mistura de madeiras diferentes!

Com certeza vai sair uma bela obra!
Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Ago 2011 11:34

Amigos, estou tentando fazer algo nesse estilo de segmentado, mas comparar com o trabalho do Paulobro... Putz, acho que vai demorar muito para eu chegar naquele nível :grin: :grin: . Realmente, o tempo de que dispomos é muito escasso. Eu tenho um problema sério em acordar cedo, portanto, estou sempre atrasado pela manhã, o que me impede de fazer algo além de tomar um banho rápido e sair correndo, e à noite, nunca chego em casa antes das 20:30hs. É jantar, brincar um pouco com as crianças, dar um pouco de atenção à esposa, tomar banho e dormir. Fica difícil conseguir fazer mais alguma coisa. Mas, fazer o que, né? Vamos empurrando do jeito que dá. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Ago 2011 12:44

Conselho serve, sim, amigo. E, com certeza, temos que priorizar a família, pois é a base de tudo. Obrigado e abraços!
Lauro.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 29 Ago 2011 13:28

Lauro escreveu:Amigos, estou tentando fazer algo nesse estilo de segmentado, mas comparar com o trabalho do Paulobro... Putz, acho que vai demorar muito para eu chegar naquele nível :grin: :grin: .

Claro que da para comparar, tche. O que importa nao e' a tecnica, o acabamento, a materia prima, nada disso. O que importa e' o prazer em fazer, os erros e acertos que transformam esses desafios em excelente ferramenta de aprendizado e sobretudo a satisfacao de ver uma ideia virar solido. E nao tem essa de nivel, nao tem dificil. Dificil e' comecar, hehe. Depois e' so insistir, e as coisas vao direitinho pro lugar.

A proposito de aprendizado, e colagem de paineis, o T-Mac tem um tutorial sobre spring-joints bem interessante: como evitar o problema, bem frequente, de as emendas de lado acabarem descolando nas extremidades em funcao da constante dilatacao/contracao da madeira com a umidade. Infelizmente em ingles, para variar, o tutorial esta acessivel em http://goo.gl/cUI0Z, inclusive com um video em http://goo.gl/qLERU. Parece uma bobagenzinha mas, quanto maior o painel, mais diferenca faz.
Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Ago 2011 16:55

Paulo, antes de tudo, obrigado pela força, mas comparação com o seu trabalho, só se considerarmos que ambos usamos cola :grin: :grin: . Gostei bastante do tutorial. Quer dizer que se deixar aquela frestinha evito que as peças descolem nas bordas? Caramba, eu devia ter visto isso antes. Minhas peças tinham ficado com um pequeno vão e eu levei de volta à plaina para que ficassem em pleno contato. Tinha acertado achando que estava errando e não sabia. Agora já foi. Como a peça é pequena, talvez não descole (espero). Obrigado e abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 03 Set 2011 01:50

Amigos, depois de uma semana desgastante, finalmente consegui chegar em casa antes das 21:00hs e entrar na xiloficina para retomar minha tábua. E, por incrível que pareça, quando tirei a peça dos grampos, os topos estavam abertos, como o Paulobro havia comentado que poderia acontecer.

Imagem

Imagem

Fiquei um pouco chateado, mas como já tinha achado a tábua um pouco comprida, resolvi serrar as bordas e acabar com esse problema. Passei então, a aplainar a peça, e aí veio outro grande problema. Como só uso madeiras fornecidas pelas "lojas caçamba ltda", elas estavam muito sujas e, acredito um pouco úmidas, então, a do meio, acredito que até pela pressão dos grampos, deu uma empenadinha razoável. Tive que tirar quase 3mm de cada lado para tentar deixar a peça "quase" plana. Depois, dá-lhe plaina manual e lixadeira de cinta para acertar aqueles defeitinhos do corte da plaina elétrica. No final até que ficou razoável.

Imagem

Imagem

Após uma boa limpeza na peça, apliquei a primeira mão de seladora. Comprei uma à base de água que me foi indicada por um vendedor amigo da Leroy Merlin. Vou abrir um tópico sobre ela também. O resultado, por enquanto é este

Imagem

Amanhã, lixa 150, seladora, lixa 220, seladora e, conforme for, uma cera para dar acabamento final (isso é redundância?). Acredito que domingo esteja totalmente pronta. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 03 Set 2011 19:54

Guido, eu pensei nisso quando vi a foto da tábua do Paulobro. Ia "plagear" a ideia dele :grin: . Mas como essa tábua será usada para adorno (acho que vou pendurar perto da churrasqueira), acabei deixando a ideia de lado. Depois, pretendo fazer uma com madeiras melhores, mais resistentes, para poder usar mesmo. Aí farei não só as covas, mas a borda arredondada também. Abraços!
Lauro.
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 04 Set 2011 20:22

Olá Lauro!

A combinação de madeiras (cores) ficom muito bonita, agora só falta terminar para colocar uma picanha sucolenta nela! ;)
Luciano Comin
Contato:

Mensagempor Luciano Comin » 04 Set 2011 20:54

Lauro ta bonita sua tabua segmentada, a madeira das laterais é pinus!!! mas e a do meio, não conheço muito de madeira mas é tão rosa parece jatoba!!!
Parabéns amigo !!

Forte abraço
Luciano Comin
Bagé RS

Voltar para “Tábua de corte”