Estojo do Lauro

Lauro

Estojo do Lauro

Mensagempor Lauro » 26 Jul 2011 01:18

Pessoal, como vocês já devem ter percebido, não consegui começar meu estojo ainda, mas, pelo menos, ideia do que fazer eu já tenho. Pretendo fazer um estojo para guardar meus formões, que estão todos (embora sejam poucos) empilhados numa caixinha de papelão improvisada. Como quero aplicar o processo de afiação que o Paulobro postou no tópico "torneando uma tigela", não acho conveniente deixá-los mal guardados. Sábado à noite tentei fazer alguma coisa, mas cheguei à conclusão que o material que tinha disponível não seria adequado ou tomaria muito tempo. Como é um projeto experimental, resolvi apelar para uma matéria prima da qual não gosto muito, mas que traz um resultado mais rápido, que é o MDF. Hoje, ao sair do trabalho, passei na Leroy Merlin e comprei 1,00m2 do de 6mm e 1,00m2 do de 9,00mm. Vai sobrar um monte, mas depois uso para outras coisas. Vou tentar começar algo ainda durante esta semana, mas o mais provável é que só consiga mesmo para sexta ou sábado. Agradeço aos colegas pela compreensão e paciência. Abraços!
Lauro.
Lauro

Re: Estojo do Lauro

Mensagempor Lauro » 28 Jul 2011 16:02

Amigos, ontem consegui chegar um pouco mais cedo em casa, e tentei dar início ao meu estojo para guardar formões. Como sou péssimo desenhista, fiz um projeto em minha cabeça e comecei a cortar as peças de acordo com o que imaginei. Estou usando um servidor externo para postar as fotos.

Imagem

Imagem

Por sorte, errei apenas um corte, e o material não está perdido, pois vou usá-lo na parte interna do estojo. Segue a pretensa montagem, somente sobrepondo as peças, pois ainda há muito o que fazer antes de partir para a cola.

Imagem

Imagem

Detalhe: tive que fazer todos os cortes com a tico-tico de mão, pois minha circular está desmontada para fazer algumas adaptações, então, talvez vejam algumas irregularidades nos cortes, mas vou ajustar com a plaina manual e lixadeira. Por enquanto, só consegui fazer isso, mas acho que concluo no final de semana. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 29 Jul 2011 19:01

Guido, a tampa eu quero fazer de correr, mas por fora da base, não por dentro, pois quero que fique fixa no estojo. Não sei te explicar direito minha ideia, mas vou ver se consigo deixar mais ou menos pronto no domingo. Ontem não consegui fazer nada, pois cheguei muito tarde em casa, e hoje vou viajar para a praia com a família. Volto no domingo, mas pretendo dar andamento ao projeto, já que não quero atrasar o desafio. Assim que conseguir montar, posto as fotos. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 02 Ago 2011 12:40

Amigos, ontem consegui dar mais um passo no meu estojo. Cortei as cantoneiras que vão no fundo, que vão ser revestidas com feltro para evitar o contato direto do bizel do formão com a madeira, e fiz os cortes nas laterais do estojo, onde vão ser encaixados os pivos das laterais da tampa.

Imagem

Colei as duas cantoneiras no pé do estojo e prensei.

Imagem

Imagem

Acho que hoje ainda consigo colar as laterais. Aos pouquinhos, está saindo. Agradeço aos amigos pela paciência. Abraços!
Lauro.
schneider

Mensagempor schneider » 02 Ago 2011 13:39

Ta indo muito bem Lauro. Quanto a paciência, não se preocupe. Tudo a seu tempo.

Abraço
Ademir
Lauro

Mensagempor Lauro » 03 Ago 2011 11:55

Obrigado pela força, Ademir! Ontem consegui colar o pé o estojo na base e começar a montagem da tampa. Preciso comprar mais grampos :grin: :grin: .

Imagem

Imagem

Imagem

Vou ver se hoje consigo fazer mais alguma coisa. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 04 Ago 2011 15:09

Amigos, ontem tive problemas com a montagem da tampa. Como não conseguia deixar a peça a 45º para fazer a colagem, usei um toco de madeira quadrado como calço, como é possível ver nas fotos acima. A gambiarra funcionou em termos, já que, além da peça, o toco também ficou colado :angry-screaming: . Para retirar o toco, a peça saiu junto :angry-banghead: . Ruim por um lado, pois atrasou meu serviço, até que foi bom por outro, porque percebi que a colagem simples ficaria um pouco frágil, e talvez o estojo não aguentasse inteiro por muito tempo. Então, refiz a colagem, mas agora usando cavilhas para fixar a peça.

Imagem

Imagem

Não dá para ver direito, mas tem três cavilhas, uma no meio e uma em cada ponta. Já percebi que vou ter que fazer assim nas laterais da tampa também, pois senão acredito que a peça logo irá se desmontar. Já iniciei, também, a colagem das laterais da base, as quais parafusei nas cantoneiras do pé para dar maior firmeza.

Imagem

Imagem

Por enquanto, é isso. Vamos ver se hoje consigo adiantar mais alguma coisa. Abraços!
Lauro.
Lauro

Mensagempor Lauro » 06 Ago 2011 03:43

Amigos, até agora na xilo tentando fazer meu estojo andar. Hoje, consegui praticamente montar todo o conjunto, base e tampa. Agora, só falta juntar os dois e dar os acabamentos. seguem as fotos das colagens, sendo que nas laterais da tampa também usei cavilhas para fortalecer a montagem.

Imagem

Imagem

Agora a base e a tampa já prontos.

Imagem

Imagem

Uma última imagem da base do estojo com os formões, para ter uma ideia de como vai ficar.

Imagem

É isso. Vou tentar terminar amanhã, ou melhor, hoje, depois que dormir um pouco, pois domingo tenho casamento pela manhã, em sítio, então já viu o estado que vou chegar, né? :lol: :lol: . Abraços!
Lauro.
schneider

Mensagempor schneider » 08 Ago 2011 10:49

Tá ficando bão...

Ademir
Lauro

Mensagempor Lauro » 09 Ago 2011 01:11

Valeu, Ademir! Este final de semana, depois dessa última postagem, não consegui avançar no projeto. Sábado preso aos afazeres domésticos e domingo casamento logo pela manhã. Cheguei em casa tarde e cansado (e meio etilizado :grin: ), então preferi não chegar perto de elementos cortantes. Hoje também cheguei tarde e não consegui produzir nada, então, vou tentar dar uma adiantada amanhã. Já estou muito atrasado no projeto. Abraços!
Lauro.

Voltar para “Construir um estojo”