Meu projeto - paulobro

paulobro
Contato:

Meu projeto - paulobro

Mensagempor paulobro » 23 Jul 2011 08:38

Aproveitando as primeiras horas de — afinal! — uma bela manha ensolarada (depois de duas semanas de tanta chuva que de acordo com a NASA configurou-se aqui pelo RS a terceira maior precipitacao no planeta no periodo), como pretendido peguei o toco de amoreira seco, previamente envenenado com Jimo Cupim para liquidar as brocas, e iniciei o processo de "extracao" do estojo utilizando apenas ferramentas manuais:

Imagem
O toco de amoreira, furiosamente atacado por brocas, removida a maior parte da casca e da sujeira

Inicialmente, serrei fora com boa margem os topos, sempre mais atingidos por rachaduras e fissuras em funcao das grandes tensoes desenvolvidas durante a secagem do lenho:
Imagem

Entao, sempre utilizando serra manual, removi duas costaneiras para obter um aspecto de 'caixa':
Imagem

A seguir, abertura ao longo do eixo e paralela aos bordos serrados, revelando o cerne, e remocao com goivas de parte do centro para delimitar o 'compartimento' do futuro estojo:
Imagem

Esse o aspecto do objeto, apos a primeira 'formatacao':
Imagem

A verdade e' que a partir disso acho que nao ha mais muito a fazer, exceto acertar os detalhes. Ainda que haja quem tenha dito que o inferno sao os detalhes, hehe.

Vamos ver...
paulobro
Contato:

Re: Meu projeto - paulobro

Mensagempor paulobro » 23 Jul 2011 12:15

Umas arredondadas com a grosa aqui, umas lixadas nao muito caprichadas ali, duas demaos de goma laca, uma cerinha de leve para homogeneizar a superficie, espalhada com escova de cerdas longas e...

Imagem

Imagem

Imagem

Como eu tinha comentado quando aventei a ideia, o processo e' extremamente simples e rapido. Foi feito um, mas poderiam ter sido feitos duzias desses estojos no mesmo tempo, especialmente se utilizadas maquinas; o que mais demora mesmo e' a secagem da laca. Acabamento mais sofisticado, interno e externo, nao seria problema e possivelmente envolveria muito pouca mao de obra adicional.

E' claro, esta faltando ainda colocar dobradicas e fecho, o que implicaria procurar nos meus guardados.
Se der tempo amanha, dou uma espiada e, conforme, aplico as ferragens. Ou nao, hehehe.

Minha ideia era ilustrar a ideia, um processo simples, barato, efetivo e capaz de ser produzido em volume. Acho que ja da para ter a temperatura...
Lauro

Mensagempor Lauro » 23 Jul 2011 18:14

Caramba, Paulo! Você já terminou o desafio e eu nem comecei ainda. Ficou muito legal seu estojo, bem natural. Vou ver se tento adiantar alguma coisa ainda hoje. Abraços!
Lauro.
schneider

Mensagempor schneider » 23 Jul 2011 21:16

Muito legal Paulo.
Um processo simples mas com resultado final bastante original.
E as brocas também deram um toque a mais no seu trabalho. Acho muito legal trabalhos com detalhes feitos por cupins ou brocas....

Abraço
Ademir
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 24 Jul 2011 21:04

Mais umas demaos de laca, uma "dobradica" que me pareceu compativel com o estilo "a martelo" da peca e acho que da para dizer que esta pronta...

DSC4525.jpg
DSC4525.jpg (422.91 KiB) Exibido 1526 vezes

DSC4526.jpg
DSC4526.jpg (371.83 KiB) Exibido 1526 vezes

DSC4524.jpg
DSC4524.jpg (413.55 KiB) Exibido 1526 vezes

Para minha surpresa — visto que a coisa foi construida sem maiores preocupacoes com estetica, acabamento, nada, o objetivo apenas ilustrar a viabilidade do processo — parece que essas coisas de fato tem mercado: duas amigas me visitaram hoje `a tarde, e ambas fizeram propostas pela geringonca.

— Mas pra que tu queres esse troco?
— Pra nada. E' porque e' bunitinho...

Bunitinho...
Vejam voces.
Lauro

Mensagempor Lauro » 24 Jul 2011 23:44

Paulo, ficou muito "bunitinho" seu estojo :grin: . Ficou muito bom mesmo. O que você usou para fazer a dobradiça? Abraços!
Lauro.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 25 Jul 2011 05:10

Grato pela forca, tche Lauro.

A 'dobradica' foi feita de um tecido sintetico removido de um sapato velho onde servia para sujeitar a lingueta. Originalmente eu pretendia utilizar uma tira de couro como dobradica. Mas ficou muito espesso, e como esse tecido suportou intacto as tensoes e distensoes do longo uso do sapato imaginei va ter uma duracao aceitavel na nova funcao — alem de sublinhar a, mm, rusticidade do "estilo"... :tools-hammerdrill:
schneider

Mensagempor schneider » 25 Jul 2011 19:54

Grande Paulo, fechou com chave de ouro seu estojo.
Essa "dobradiça" foi a grande sacada da obra: simples, barato e prático. E tem tudo a ver com o espírito da coisa...
Parabéns

Ademir
Silvana
Contato:

Mensagempor Silvana » 22 Ago 2011 10:01

Sendo eu apreciadora de objetos rusticos, de 0 a 10, penso em da 18 para seu trabalho - se bem que Mestres não necessitam de notas, muito menos das minhas.
Concordo que a "dobradiça" acentua o aspecto rustico da peça. Eu presentaria alguém com um jogo de canetas bem sofisticado nele, dando um contraste entre o estojo rustico e a sofisticação das canetas.
Além de, como disse sua amiga, seu "bunitinho" e servir lindamente como objeto de decoração.
Parabéns.
Silvana
"Ebenézer - 1º Sam 7:12"
http://www.reciclaecria.blogspot.com
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 23 Ago 2011 10:53

Feliz tenhas gostado, Silvana.

Ah, e a proposito: Mestre era o cara aquele, lider dos anoezinhos da Branca de Neve... :)

Voltar para “Construir um estojo”