Quase Acidente

Off topics, astrologia, metafisica, física, educação física, matemática, charadas, História, histórias, borboletas... Qualquer coisa que possa lhe parecer interessante mas que não se adeque aos tópicos existentes.

Threads persistentes poderão gerar sub-fóruns e, eventualmente, ir ocupar uma peça na casa. Postagens impertinentes poderão ser deletadas.
jedi.wood

Re: Quase Acidente

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 11:13

Pois é, foi sério mas poderia ter sido pior ... ainda bem que a recuperação deve ser rápida. :)

Tchê cuida aí !
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Set 2016 12:23

cosme escreveu:Bem observado Branco, eu me limitei a minha realidade: uma cabinet saw
Se a minha for mais que isso, é bem pouco mais que isso.
Mas cada máquina tem suas características, o que complica para se determinar um só padrão de segurança para todas, não?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 15 Set 2016 13:06

Branco Leone escreveu:Mas cada máquina tem suas características, o que complica para se determinar um só padrão de segurança para todas, não?

Sim, aqui eu por exemplo e literalmente nunca usei a máquina sem o riving knife (dispositivo que evita torção lateral na peça, que pode ocasionar o chamado coice ou kickback), questão é que nem todas as máquinas possuem tal recurso.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 15:51

Até onde sei, o fendedor (ou riving knife) executa o mesmo papel de um splitter - com a vantagem de sempre manter a mesma distância em relação ao disco independentemente do ajuste de altura. Isto é, ele não evita o empenamento ou torção logo após o corte e sim impede que o lenho "morda" a Serra.

Já perdi a conta de quantas tábuas de pinus empenaram durante o corte mas devido a este mecanismo não pararam o disco da Serra ou, pior ainda, foram arremessadas por ele.

Fendedor bem configurado e com espessura de acordo com a Serra amplia significativamente a segurança.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 15 Set 2016 16:07

Exato, Cosme, porém trabalhar com mdf como eu trabalho fica quase impossível de se usar esse dispositivo devido a variedade de cortes que fazemos durante o dia, seria um tira e coloca dispositivo que perde-se muito tempo. Para evitar ficar colocando e tirando cheguei a comprar uma segunda serra, assim eu trabalho com uma só com madeira. Uma hora dessas vou estudar adptar um que acompanhe o movimento de sobe e desce da serra para melhorar a segurança.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 16:16

Até onde sei, MDF não possui fibras, logo, o tal fendedor não teria serventia alguma - fora servir de suporte para as "garras" (anti-kickback pawls) e o protetor da Serra, aquele que na verdade deve proteger o operador. MDF não "fecha" ao ser cortado, o cuidado é não deixar o fence regulado de tal forma que prenda a peça na Serra, utilizar push stick, ...
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 15 Set 2016 17:04

Durante muitos anos tive uma Editora de Manuais para Maquinas e aparelhos em geral.
Fiz muitos manuais para maquinas da industria calçadista , preparação de couros e peles , injeção de plásticose eletrodomésticos. Para estes manuais existem normas nacionais,internacionais e regulamentos de associações de todo o mundo. Para exportar ou vender uma maquina esta deve ser acompanhada de um manual.
Pois bem em todos os manuais é OBRIGATÓRIO a presença de normas de segurança tento de manutenção como de operação.
A regra que consta em todas as maquinas PLUGADAS é;
DESLIGUE E ESPERE A MAQUINA PARAR AO FAZER QUALQUER INTERVENÇÃO DE AJUSTE OU LIMPEZA.

DESPLUGUE A MAQUINA AO FAZER QUALQUER INTERVENÇÃO DE MANUTENÇÃO

Agora a minha regra MANTENHA OS DEDOS A MAIS DE 20CM DA FERRAMENTAS ROTATIVAS.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 15 Set 2016 20:43

jedi.wood escreveu:...o tal fendedor não teria serventia alguma -.....

Ledo engano, fecha quando o comprimento das peças é muito grande, é comum eu serrar peças com mais de 2 m de comprimento

fernandorosa escreveu:....Agora a minha regra MANTENHA OS DEDOS A MAIS DE 20CM DA FERRAMENTAS ROTATIVAS.

essa é a melhor das regras, nem sempre consigo obdecê-la, mas diria que 95% das vezes sim.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 15 Set 2016 21:07

Jedi, o riving knife não evita o fechamento da peça. O Guido tem razão e passo pelo mesmo problema dele. Uma solução é colocar uma cunha na saída do corte (by R. Cosman) antes de continuar. Este dispositivo evita que a peça gire para trás da serra e seja arremessada contra o operador. O splitter até onde sei é um dispositivo mais simplório que não acompanha a altura da serra ou a sua angulação.

Guido, eu não sei porque nunca trabalhei com MDF até então, mas veja, um riving knife opera com canais e disco em ângulo. Sinceramente o meu acho que somente retiraria para um conjunto de discos para canais (dado blade).
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 21:24

Cosme, conforme o que escrevi anteriormente, o riving knife evita que o lenho "morda" o disco, "feche" a peça no disco. Por aqui, quando corto alguma peça que tenha energia potencial armazenada, a ripa fecha no fendedor de tal forma que o avanço exige mais energia, neste momento, paro imediatamente. A partir daí, a situação é a seguinte: lenho preso no fendedor (exigindo uma cunha para ser removido) mas o disco ainda livre.

Voltar para “O Mais”