Quase Acidente

Off topics, astrologia, metafisica, física, educação física, matemática, charadas, História, histórias, borboletas... Qualquer coisa que possa lhe parecer interessante mas que não se adeque aos tópicos existentes.

Threads persistentes poderão gerar sub-fóruns e, eventualmente, ir ocupar uma peça na casa. Postagens impertinentes poderão ser deletadas.
cosme
Contato:

Re: Quase Acidente

Mensagempor cosme » 15 Set 2016 21:49

jedi.wood escreveu:Cosme, conforme o que escrevi anteriormente, o riving knife evita que o lenho "morda" o disco, "feche" a peça no disco. Por aqui, quando corto alguma peça que tenha energia potencial armazenada, a ripa fecha no fendedor de tal forma que o avanço exige mais energia, neste momento, paro imediatamente. A partir daí, a situação é a seguinte: lenho preso no fendedor (exigindo uma cunha para ser removido) mas o disco ainda livre.

Ah, eu ia comentar sobre isso, bem lembrado.
Se o que você diz sobre morder é as duas partes apertarem o disco, isso não causa coice, somente vai parar a lâmina. Eu já passei por isso algumas vezes ao utilizar discos com muitos dentes para serrar pranchas com 6,5cm de espessura :tools-hammerdrill:

A minha colocação quanto ao dispositivo foi informar a sua ação anti-coice, que é por sinal sua finalidade.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 21:58

Sério ? Não tenho - e não pretendo ter :lol: - experiência com kickbacks, mas sempre entendi que se o lenho fechar no disco seria arremessado. :think:

Por aqui, até o momento, o disco só para quando desligo a Serra.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 15 Set 2016 22:12

jedi.wood escreveu:Sério ? Não tenho - e não pretendo ter :lol: - experiência com kickbacks, mas sempre entendi que se o lenho fechar no disco seria arremessado. :think:

Isso. Duas situações de coice:
1) Madeira indo para a traseira do disco;
2) Peça de sobra no lado de dentro, entre disco e guia.

Já ocorreu alguns coices por conta do ponto (2), que no caso independe do dispositivo que estamos falando.
Por vezes, sem entrar no mérito do porque, ao deixar a sobra no lado de dentro de peças leves, a mesma é arremessada com muita força, como uma flecha, na parede que fica atrás da serra. E qual é a postura para evitar e que salvou o Cosme?! Ao ripar **ficar sempre do lado esquerdo**.

jedi.wood escreveu:Por aqui, até o momento, o disco só para quando desligo a Serra.

Hehe, a minha máquina tem 3Cv e mesmo assim já parei o disco algumas boas vezes. No começo eu achava surreal mas depois percebi que a configuração estava incorreta, vamos dizer assim: 1) muitos dentes; 2) avanço do lenho indevido.

-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 15 Set 2016 22:36

Não vou citar porque estou num tablete ...

Quanto à peça de sobra do lado de dentro, e pedindo perdão se porventura estou ensinando o padre a rezar a missa :lol:, o que faço é o seguinte: periodicamente coloco o goniômetro no trilho e aproximo o fence até que exerça uma pequena pressão na lateral do goniômetro, a partir daí, avanço o goniômetro até o final de seu curso, se o fence estiver corretamente configurado, é fácil notar que quanto mais avança, menos força exige pois o fence está "abrindo" no final.

O meu fence fica à direita, eu fico à esquerda, fora da área de mira hehe

Quanto aos discos, só uso com 24 dentes (com ombro) em 10". Pelo menos por enquanto ...

E vamos conversando, sobreviver à marcenaria é um dos aspectos mais importantes da marcenaria. :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 16 Set 2016 07:23

jedi.wood escreveu:(...) e pedindo perdão se porventura estou ensinando o padre a rezar a missa

Hehe, neste caso sim mas é saudável tocar nestes pontos.

jedi.wood escreveu:(...) o que faço é o seguinte: periodicamente coloco o goniômetro no trilho e aproximo o fence até que exerça uma pequena pressão na lateral do goniômetro, a partir daí, avanço o goniômetro até o final de seu curso, se o fence estiver corretamente configurado, é fácil notar que quanto mais avança, menos força exige pois o fence está "abrindo" no final.

Legal. Por aqui uso uma fita métrica na saída e na entrada. Entre a guia e a borda do canal para o goniômetro. A minha guia é de um plástico(!?) duro e o goniômetro é todo de metal, este teu procedimento parece melhor para guias metalizadas. De todo o modo o que importa é o paralelismo com o disco.

jedi.wood escreveu:O meu fence fica à direita, eu fico à esquerda, fora da área de mira hehe

Isso.

jedi.wood escreveu:Quanto aos discos, só uso com 24 dentes (com ombro) em 10". Pelo menos por enquanto ...

Também estou com um 24d há tempos na máquina fazendo barba, cabelo e bigode.

jedi.wood escreveu:E vamos conversando, sobreviver à marcenaria é um dos aspectos mais importantes da marcenaria. :lol:

:lol:

Por que ainda assim algumas flechas são disparadas de tempos em tempos?
Considerando-se o uso do lado de dentro, ao menos eu detectei que:
1) Quando tenho ajudante o mesmo fica do lado direito da guia e às vezes pode rotacionar um pouco a peça a seu favor ao terminar de retirá-la (mesmo assim não me recordo de nenhuma flecha na presença de ajudante, mas...);
2) Eu não tenho serra meia esquadria. Quando preciso cortar na máquina peças grandes de modo transversal, retiro a guia para entrada do goniômetro, é um tira e coloca que acaba deixando uma folga com o tempo. São mais trocas do que validações do paralelismo.

-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 16 Set 2016 08:36

Beleza Cosme, gostei das observações. Penso como você: é saudável abordar e retornar periodicamente a este tema.

(por favor, seja concordando ou discordando, respondo por cortesia, não para ficar com a última palavra sobre o assunto)

[]
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 16 Set 2016 09:56

jedi.wood escreveu:(por favor, seja concordando ou discordando, respondo por cortesia, não para ficar com a última palavra sobre o assunto)
[]

isso aí amigão
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “O Mais”