Quase Acidente

Off topics, astrologia, metafisica, física, educação física, matemática, charadas, História, histórias, borboletas... Qualquer coisa que possa lhe parecer interessante mas que não se adeque aos tópicos existentes.

Threads persistentes poderão gerar sub-fóruns e, eventualmente, ir ocupar uma peça na casa. Postagens impertinentes poderão ser deletadas.
fguido
Contato:

Quase Acidente

Mensagempor fguido » 14 Set 2016 13:09

Nas empresas onde passei e tive cargo de liderança, SEMPRE prezei muito pela segurança, batendo sempre records em quantidade de dias sem acidente, bati inclusive um record que permanecia imbatível por mais de 20 anos, e blá, blá blá.....

Porque essa ladainha toda inicial? Apenas para que entendam que modéstia à parte, me considero comprometido com a segurança minha e daqueles ao meu redor. Mas um segundo de bobeira e pode acontecer a tragédia.

Hoje mesmo, depois de colocar óculos, máscara, tapa ouvidos e começar a cortar uns pedaços de pallets aconteceu um QUASE ACIDENTE que me deixou mais alerta e que sirva de exemplo para todos nós.

SERRA NÃO SE MEXE EM NADA COM ELA LIGADA, CERTO. Mas quando em vez eu me pego regulando a altura do disco, movendo o paralelo para aqui e acolá com a serra ainda ligada.... e hoje ao mudar a posição do paralelo ele esbarrou no disco que estava em pleno funcionamento, alguns dentes da serra partiram-se e vieram ao meu encontro, um cravou no braço, outros vieram de encontro ao meu rosto e peito, um dos dentes ficou cravado na gola da camisa logo abaixo do pescoço. Sorte ou outra coisa, mas poderia ter ficado cego se não estivesse de óculos.

Não sinto orgulho em testemunhar um péssimo exemplo como esse, mas serve de alerta para todos nós.

Lembro quando ainda trabalhava no petróleo que um cara morreu batendo uma marreta, fizeram mil exames e não detectaram nada que pudesse ter causado a morte dele. Até que a Petrobrás depois de muita perícia, encontrou um corte de uns 3 mm em cima de uma veia que havia sangrado alguns minutos e estancado. Acontece que esse corte foi um fragmento da marreta que se soltou entrou pela veia, encontraram o pedaço no coração do infeliz trabalhador. Quem diria que uma limalha de 33 mm poderia causar morte quase instantânea.

Bom, fica aqui o relato.
Anexos
IMG_5546.JPG
IMG_5546.JPG (146.07 KiB) Exibido 1311 vezes
IMG_5545.JPG
IMG_5545.JPG (107.32 KiB) Exibido 1311 vezes
IMG_5543.JPG
IMG_5543.JPG (169.15 KiB) Exibido 1311 vezes
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Devanil

Re: Quase Acidente

Mensagempor Devanil » 14 Set 2016 16:16

Guido, seu testemunho é realmente de causar temor. Serve mesmo de grande alerta, e para todos. Novatos como eu que não tenho muita perícia e para os experientes que se descuidam, ou por vício do trabalho. A um mês atrás eu de improviso montei uma serrinha usando um motor de tanquinho de lavar roupa. Já logo no teste e desacostumado com o modelito inadvertidamente levei a mão esquerda para acudir uma ferramenta que estava caindo de cima de uma prateleira, olha aí o resultado:
IMG_20160914_161435.jpg
IMG_20160914_161435.jpg (184.95 KiB) Exibido 1295 vezes
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 14 Set 2016 16:28

Ufa, ainda bem que não aconteceu nada sério.

Convenhamos, a guia paralela jamais poderia encostar na serra. Algumas máquinas que se preocupam com segurança, tem um parafuso no trilho onde a guia bate e não passa daquele ponto. Isso impede justamente o que aconteceu no seu caso, da guia paralela conseguir tocar a serra e causar acidentes.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 14 Set 2016 16:53

Guido: que bom que a classificação é de "quase acidente". E parece ser lucro pois você não deu apenas uma "encostadinha" no disco da serra.
O disco foi para o lixo?
O fato de alguns dentes terem se partido, me trouxe uma recordação (que acho que li em algum lugar), de alguém que recomendava que se fizesse uma inspeção visual nos discos de serra, de tempos em tempos para constatar eventuais trincados nos dentes. Alguém faz isso?
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 14 Set 2016 17:40

Bem lembrado Élcio
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 14 Set 2016 18:01

Pois é, a noção de "quase" do Guido é bastante benevolente. "Quase" coisa nenhuma, foi um acidente mesmo. De proporções não mortais, ainda bem!, mas não tem nada de quase.

E o Devanil parece que resolveu dar banho no gato! No escuro.

Certa vez, com a máquina desligada e com o disco quase parado, resolvi tirar uma lasca que tinha ficado presa na fenda do disco usando um sarrafo que tinha na mão. Apesar de o disco estar quase parado (não daria mais meia volta, acho eu), o sarrafo levou um tranco que o fez voar e bater na parede atrás de mim.
Depois disso, confesso que muitas vezes me sentia meio idiota esperando o disco parar to-tal-men-te pra depois fazer qualquer coisa (e a máquina é equilibradinha, leva um bom tempo até parar).
Nunca mais vou me sentir assim.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
schneider

Mensagempor schneider » 14 Set 2016 21:08

Bahh meu, nessas horas é sempre bom contar com um bom anjo da guarda. E o seu estava bem atento pelo visto.
Que sirva pra todos nós.
Grato por compartilhar.
Abraço
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 14 Set 2016 22:05

Poxa Guido, que sorte hein. Mas o Valete tem razão. Não dá para mexer na guia com o disco funcionando porque apesar dos cuidados é possível da mesma correr mais do que o esperado.

Mexer na altura já não vejo problema, mas por aqui isso só ocorre sem nenhuma mão sob o tampo e madeira sob a serra.

Legal o relato, isso é bem útil para todos nós.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Set 2016 08:14

cosme escreveu:Mexer na altura já não vejo problema...
No caso da minha serra, eu também não.
Mas é preciso lembrar que, ao mexer na altura do disco, o motor se move pela tensão/distensão da correia (que pode ou não ter carenagem).
São diversas coisas em movimento, e ainda fora do meu campo de visão. Mesmo com minha serra (que tem a correia carenada), não arrisco.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 15 Set 2016 10:40

Bem observado Branco, eu me limitei a minha realidade: uma cabinet saw
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “O Mais”