Existem dois tipos de pessoas...

Off topics, astrologia, metafisica, física, educação física, matemática, charadas, História, histórias, borboletas... Qualquer coisa que possa lhe parecer interessante mas que não se adeque aos tópicos existentes.

Threads persistentes poderão gerar sub-fóruns e, eventualmente, ir ocupar uma peça na casa. Postagens impertinentes poderão ser deletadas.
Branco Leone
Contato:

Re: Existem dois tipos de pessoas...

Mensagempor Branco Leone » 03 Mai 2016 17:42

Existem dois tipos de pessoas: as que fazem pré-furo e as que precisam tirar o parafuso pra colar os pedaços da madeira.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 03 Mai 2016 18:44

E as que empregam parafusos Spax.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 04 Mai 2016 06:35

Existem dois tipos de pessoas: as que conhecem os parafusos Spax e as que não conhecem.

paulobro escreveu:E as que empregam parafusos Spax.
Mas por que esses parafusos não precisam de pré-furo, Paulo?
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Mai 2016 07:37

A Spax e' uma firma alema (http://www.spax.com/pt/) que no inicio da decada de 60 do seculo passado desenvolveu um conjunto de tecnicas na construcao de parafusos para madeira que permitem, entre outras coisas, possam ser colocados sem pre-furo e sem causar rachaduras. Essencialmente porque a parte inicial da rosca, ao inves de ser uma lamina continua como nos parafusos comuns e' formada por pequenos formoes, digamos assim, e ali a ponta do corpo do parafuso, ao inves de conico e' piramidal, com arestas cortantes; as porcoes assinaladas por 1 e 2 na foto abaixo:

Imagem

A ponta piramidal abre e alarga o furo e esses pequenos formoes, ao inves de comprimir as fibras da madeira, cortam-nas, rasgam-nas e formam um caminho desempedido onde o resto da rosca, fina e afiada, pode progredir sem pressao. E certamente, posso asseverar por experiencia, a coisa funciona mesmo. Ate um certo diametro (eu testei com 3,5mm), parafusos Spax entram sem pre-furo em ipe! Sem rachar a madeira e sem quebrar o parafuso.

(Apenas para sublinhar a capacidade tecnica da empresa: eles tambem fazem parafusos para concreto. Precisam de pre-furo, e' verdade; mas nao precisam de bucha. Abrem rosca no concreto.)

Aqui em pindorama a Ciser de Joinville/SC faz uma tentativa de imitacao, os parafusos Superfixer (http://www.ciser.com.br/destaques/parafuso-superfixer). Mas esses nunca experimentei, entao nada a declarar.

Na verdade, o unico grande defeito que vejo nos parafusos Spax e', como tantas coisas boas, nao estarem disponiveis no nosso mercado.

Editando: onde escrevi ipe, leia-se itauba. Ipe, so com furo.
Editado pela última vez por paulobro em 04 Mai 2016 19:16, em um total de 1 vez.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 04 Mai 2016 11:20

Branco Leone escreveu:Aliás, na casa dos outros, sequer uso papel higiênico. Roupa suja se caga em casa! :lol:

Branco: vc está se superando. Conseguiu mudar o ditado popular. Vai acabar sendo indicado para a Academia Brasileira de Letras.

[quote="paulobro"]A Spax e' uma firma alema (http://www.spax.com/pt/) que no inicio da decada de 60 do seculo passado desenvolveu um conjunto de tecnicas na construcao de parafusos para madeira que permitem, entre outras coisas, possam ser colocados sem pre-furo e sem causar rachaduras. Essencialmente porque a parte inicial da rosca, ao inves de ser uma lamina continua como nos parafusos comuns e' formada por pequenos formoes, digamos assim, e ali a ponta do corpo do parafuso, ao inves de conico e' piramidal, com arestas cortantes; as porcoes assinaladas por 1 e 2 na foto abaixo:

Imagem

Paulo: estou seguramente no segundo tipo (que não conhece os parafusos spax), ou melhor, não conhecia. Achei fantásticas as características construtivas. Esses parafusos devem ter uma capacidade de junção muito maior do que os parafusos comuns.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 04 Mai 2016 12:33

paulobro escreveu:A ponta piramidal abre e alarga o furo e esses pequenos formoes, ao inves de comprimir as fibras da madeira, cortam-nas, rasgam-nas e formam um caminho desempedido onde o resto da rosca, fina e afiada, pode progredir sem pressao. E certamente, posso asseverar por experiencia, a coisa funciona mesmo. Ate um certo diametro (eu testei com 3,5mm), parafusos Spax entram sem pre-furo em ipe! Sem rachar a madeira e sem quebrar o parafuso.
Interessante o sistema.
E me parece que a rosca (e aqui apenas parece, pois quem sequer conhecia o parafuso também não o poderia ter usado), por ter formato assemelhado às das brocas que se usam para furar chão (as power planters, abaixo), talvez ajude a expulsar o material removido pela ponta.

Imagem

Você reparou se, ao atarraxar o parafuso, sai material pelas beiras do parafuso?

ELCIO escreveu:Branco: vc está se superando. Conseguiu mudar o ditado popular. Vai acabar sendo indicado para a Academia Brasileira de Letras.
Elcio,
atualmente, para se fazer parte da ABL, é preciso ter escrito um livro ruim.
E eu nunca fiz isso! :lol:
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Mai 2016 14:40

Branco Leone escreveu:Você reparou se, ao atarraxar o parafuso, sai material pelas beiras do parafuso?

1.jpg
1.jpg (195.32 KiB) Exibido 480 vezes

Como da para ver nao sai praticamente nada. A imagem foi tomada imediatamente apos aparafusar sem pre-furo um Spax de 4mm em uma ripinha de cedro rosa; com outro parafuso identico ao lado, para se ter ideia do tamanho da coisa.

Adicionalmente, tambem da para ver: nao racha.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 04 Mai 2016 19:35

Realmente, o material que sai é desconsiderável. E como o eixo do parafuso está longe de ser fino, fico aqui pensando por que ele não arregaça tudo quando entra, pois por mais que a ponta tenha uma função "alargatória", a madeira continua por ali.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 05 Mai 2016 10:37

Antes de ser convidado (de forma bem simpática :naughty: :naughty: ) a me retirar daquele fórum mais conservador (pra não dizer censurador) vi um teste com o parafuso Ciser similar a esse Sparx. No teste ele só se dava mal quando era colocado de topo em um MDF - rachando o mesmo - exatamente como o Paulo fez com essa ripa de cedro. Ficou a curiosidade, será que esse Sparx também tem o mesmo comportamento no MDF?

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 05 Mai 2016 13:04

Nao lido com MDF, Emerson, entao nao serei eu a te responder.

A proposito, e pelo que valha, recebi ontem um kit com pequeno sortimento de parafusos Spax originarios de fabrica dA Matriz e nao das Oropa, e notei algumas diferencas com os que tinha, europeus, e nao sei se e' coisa geral, ou local, ou se ha ambos os tipos, os que eu conhecia e estes novos. Nestes o acabamento, ao inves de zincado, e' bicromatizado, e a ponta nao e' mais piramidal, mas conica. No desempenho, nao notei alteracao.

Voltar para “O Mais”