Weekend project: Bancada para tupia

Esse espaço é reservado para você postar as fotos do seu cantinho, onde você faz suas artes, guarda as ferramentas, suas bancadas, prateleiras, ferramentas.... enfim a sua xiloficina.
hudsoncr

Weekend project: Bancada para tupia

Mensagempor hudsoncr » 13 Out 2017 22:43

Queria dar mais utilidade para minha tupia, e ao mesmo tempo tentar organizar mais um pouco a oficina.
Então saiu esse projeto que peguei da Woodsmith e até então dizia "Weekend Project" (projeto de fim de semana) e comecei né, pensando que em dois dias terminaria. :angry-banghead:
Após vários erros de falta de atenção e vários acertos também, está quase terminada minha bancada (acho que se eu falar três semanas ainda é pouco).
Ainda falta terminar alguns suportes nas portas, dar acabamento nela inteira, terminar a segunda proteção, instalação elétrica e acho que acabo... ufa.
Bom segue as imagens de como está.
O único ruim de fazer esses projetos de outros países, é que você vê a facilidade que eles têm para conseguir peças e equipamentos que aqui você quase não acha para conseguir fazer um projeto decente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
ESSANCHES

Re: Weekend project: Bancada para tupia

Mensagempor ESSANCHES » 14 Out 2017 17:51

Muito da bonitinha a bancada. Parabéns, demorou mas ficou show............
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 15 Out 2017 09:29

Muito bacana. Só que a régua de guia eu recomendo que se faça de compensado ou MDF, vez que a madeira sólida vai com certeza absoluta torcer.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 15 Out 2017 09:42

Neptuno escreveu:Muito bacana. Só que a régua de guia eu recomendo que se faça de compensado ou MDF, vez que a madeira sólida vai com certeza absoluta torcer.

Obrigado pela dica Neptuno.
Hudson
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 15 Out 2017 23:22

Muito legal Hudson.
Eu tenho tupia de coluna e já pensei em fazer uma bancadinha para invertê-la, mas está só "para o futuro não muito próximo".
Sobre sua bancada: achei muito interessante o depósito de serragem. Também achei que não precisará mais mexer na bancada. Tem muitas regulagens.
Uma "pitacada": limpe seu disco de serra, ou mande afiar.... Está queimando muito a madeira.
Recentemente eu "briguei" muito com 2 discos de serra, que queimavam muita madeira.
Pensei em trocar as polias, para diminuir rotação. Limpei, troquei de disco até que, como último recurso, mandei afiar.
Achava que era besteira, porque visualmente, os dentes estavam perfeitos. Mas quando voltou, vi que 95% dos queimados era porque o disco não estava tão afiado como eu pensava. E ainda a serra tá cortando uns 20% a mais, sem perigo de parar o disco.
Pense no remorso que eu tive (ou raiva) de lembrar quantas lixadas eu dei pra sumir com os queimados
:angry-banghead:
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 16 Out 2017 07:36

Muito boa idéia.
Sugiro que faça algo para ventilação
da tupia, em uso prolongado pode aquecer.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 16 Out 2017 09:13

ELCIO escreveu:Muito legal Hudson.
Eu tenho tupia de coluna e já pensei em fazer uma bancadinha para invertê-la, mas está só "para o futuro não muito próximo".
Sobre sua bancada: achei muito interessante o depósito de serragem. Também achei que não precisará mais mexer na bancada. Tem muitas regulagens.
Uma "pitacada": limpe seu disco de serra, ou mande afiar.... Está queimando muito a madeira.
Recentemente eu "briguei" muito com 2 discos de serra, que queimavam muita madeira.
Pensei em trocar as polias, para diminuir rotação. Limpei, troquei de disco até que, como último recurso, mandei afiar.
Achava que era besteira, porque visualmente, os dentes estavam perfeitos. Mas quando voltou, vi que 95% dos queimados era porque o disco não estava tão afiado como eu pensava. E ainda a serra tá cortando uns 20% a mais, sem perigo de parar o disco.
Pense no remorso que eu tive (ou raiva) de lembrar quantas lixadas eu dei pra sumir com os queimados
:angry-banghead:

Obrigado pelas dicas Elcio. Vou dar uma olhada nela mesmo. Eu estava notando mesmo alguns queimados excessivos ultimamente mas achava que se tratava do ângulo da tampa da serra influenciando em algo.
Hudson
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 16 Out 2017 09:16

Pedro Fritsch escreveu:Muito boa idéia.
Sugiro que faça algo para ventilação
da tupia, em uso prolongado pode aquecer.

A idéia da passagem entre o tampo e laterais e do rasgo atrás acima do coletor de pó seriam para ventilação mesmo. Será que é bom dar uma melhorada então?
Que até agora só fiz uns testes mas tudo com intervalos curtos.
Hudson
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 17 Out 2017 17:40

Alem do que menciona o Elcio, queimaduras são causadas também por régua-guia não alinhada com o disco e baixa velocidade de alimentação.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 18 Out 2017 20:18

Neptuno escreveu:Alem do que menciona o Elcio, queimaduras são causadas também por régua-guia não alinhada com o disco e baixa velocidade de alimentação.

Obrigado também Neptuno. A guia realmente acho que está 1mm desalinhada, não sei se já seria suficiente. Vou dar uma verificada no resto. :)
Hudson

Voltar para “Xiloficina”