Reforma da ranchoficina

Esse espaço é reservado para você postar as fotos do seu cantinho, onde você faz suas artes, guarda as ferramentas, suas bancadas, prateleiras, ferramentas.... enfim a sua xiloficina.
Adenilson
Contato:

Re: Reforma da ranchoficina

Mensagempor Adenilson » 26 Set 2016 11:52

Branco, ainda vai precisar de parafuso frances???

Aqui no ferro velho, tem muito, tudo novo, de diferentes tamanhos a 5 reais o quilo... acho que vale a pena te mandar via correios.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 26 Set 2016 17:22

schneider escreveu:To gostando de ver...
Obrigado, Schina.
Eu também!

Pedro Fritsch escreveu:"se torce e retorce feito gato atropelado" :laughing-rolling: :laughing-rolling: :laughing-rolling:
E não parece, Fritsch?
Madeirinha chucra, sô!
As travessas horizontais do rack foram feitas a partir de tábuas de 1 metro que, segundo o dono da serraria, ninguém quer e, portanto, estavam lá paradas há anos. Imagine se não estivessem.
Essa serraria só vende madeira recém tombada. Não sei o que fazem com a madeira que vem de lá, mas certamente nada fica feito direito por muito tempo.
Há uns tempos, deixei por descuido um pedaço de caibro sobre o tampo da serra. Quando o tirei do lugar dias depois, o tampo tinha enferrujado!

Adenilson escreveu:Branco, ainda vai precisar de parafuso frances???
Aqui no ferro velho, tem muito, tudo novo, de diferentes tamanhos a 5 reais o quilo...
Que pena, Reverendo, agora já foi. Mesmo com o frete, ia sair muito mais barato.
Mas agradeço pela disposição.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 03 Out 2016 13:16

Quinta-feira à tarde, terminei e prendi na parede a última das cinco colunas do rack. Testei rapidamente a resistência me pendurando em algumas travessas. Ficou tudo no lugar, apesar do peso.

Com o rack pronto, passei boa parte da sexta-feira colocando o estoque nele.

Comecei pelas peças mais pesadas, arrumando-as no andar mais baixo (o único que tem pés, portanto muito mais resistente, e que acabou acondicionando sozinho uns 300 quilos de peroba).

De baixo para cima, temos:

1º andar - vigas de peroba e algumas peças grandes de outras espécies;
2º andar - degraus de uma escada de peroba e algumas peças que vou usar na mesa da cozinha;
3º andar - tábuas de várias espécies em vários comprimentos;
4º andar - peças de assoalho (à esquerda) e peças menores (à direita);
5º andar - pontaletes curtos e peças de formato "esquisito" (ao fundo) e sarrafos de todas as medidas (à frente);
6º andar - peças menores, cilíndricos, cônicos, restos de móveis desmontados, miudezas.

À primeira vista, parece um pouco estranho colocar as peças pesadas em baixo (mais acessíveis) e as leves em cima (menos acessíveis), mas essa se mostrou a melhor possibilidade, uma vez que subir, descer e manter peças pesadas lá em cima é mais difícil e, principalmente, muito menos seguro.

Com o andar da arrumação, tive que reorganizar várias vezes alguns setores para aproveitar ao máximo a capacidade do rack. É fácil deixar espaços não ocupados pois, nas travessas, vale o Princípio da Poltrona de Cinema: só cabe um cotovelo. :lol:

As fotos:

Imagem

Imagem

Mesmo ainda mantendo (provisoriamente?) a maior das duas prateleiras que usava antes, o ganho de área livre foi impressionante! Minha intenção ao fazer o rack era mesmo liberar algum espaço, mas confesso que não esperava tanto. Valeu cada minuto e cada tostão empenhados nesse trabalho, até porque, com esse ganho de área, posso levar pra lá minha serra de fita na certeza de que não vou ter que ficar manobrando as outras máquinas de um lado pro outro.

Ainda falta montar uma mini-estante pra peças bem pequenas, resolver o que fazer com alguns galhos de poda das árvores e trazer para dentro algumas peças que estão espalhadas pela casa. Mas é tudo coisa pouca, nada que vá comprometer essa arrumação.

E na semana que vem, já vou poder começar a trabalhar de novo. Fiquei quase um mês sem oficina, já deu.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 03 Out 2016 13:42

Belíssimo naco de rack. :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 03 Out 2016 14:02

Fiquei aqui pensando...quando vou conseguir fazer uma arrumação destas?... :think:
Rmon.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 03 Out 2016 14:10

jedi.wood escreveu:Belíssimo naco de rack. :lol:

:lol: x2

Rmon escreveu:Fiquei aqui pensando...quando vou conseguir fazer uma arrumação destas?... :think:

Eu só fiz quando percebi que não conseguia mais andar pela oficina sem esbarrar em alguma ponta.
No décimo hematoma, resolvi pensar em alguma coisa.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 03 Out 2016 14:25

Bonita e invejável arrumaçâo
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 03 Out 2016 15:28

fguido escreveu:Bonita e invejável arrumaçâo

Obrigado, Guido.

Aproveitando a oportunidade: as sementes chegaram?
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 03 Out 2016 16:00

Morro de inveja cada vez que vejo alguem conseguir abrir mais espaco na zona do agriao, Branco.

Por aqui e' infernal. Nao apenas tem sempre alguma coisa que acaba atrapalhando, trancando, batendo, caindo, faca eu o que estiver fazendo, como cada operacao exige preparo do circo, antes, e desmanche do circo, depois. Haja logistica! E hematomas... :confusion-seeingstars:

Entao, alem da baba, so me resta aplaudir... :clap: :clap:
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 03 Out 2016 16:55

paulobro escreveu:.........como cada operacao exige preparo do circo, antes, e desmanche do circo, depois....

Poxa Dr. eu quando vejo aquelas oficinas espaçosas, onde se consegue colocar tudo no seu lugar, se consegue planejar um layout adequado, morro de inveja também.
Minha oficina cabe a bancada e consigo armazenar as maquinas (exceto a serra circular), mas para utiliza-las, preciso levar para o quintal, passando por um local apertado e um degrau. Resumindo, todas as maquinas tem de estar sobre rodas :grin: . É um tal de puxa pra cá, leva pra lá.........um inferno.
Como as maquinas são "moveis", também não consigo colocar um sistema de exaustão eficiente, então no final do "expediente", passo muito tempo limpando o quintal.
Bem, mas é isso ou nada...............um dia terei um espaço mais adequado pra meu hobby. :angry-banghead:

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL

Voltar para “Xiloficina”