Estoques

Esse espaço é reservado para você postar as fotos do seu cantinho, onde você faz suas artes, guarda as ferramentas, suas bancadas, prateleiras, ferramentas.... enfim a sua xiloficina.
Branco Leone
Contato:

Estoques

Mensagempor Branco Leone » 15 Ago 2016 09:46

Feliz ou infelizmente, temos que reservar parte (às vezes boa parte) de nossas oficinas para o estoque de madeira.
Como meu consumo é bem menor que aquilo que "adquiro" (entre aspas porque raramente compro madeira), acredito que, hoje, uns 20% do barraco sejam ocupados por esse estoque (mas essa porcentagem tende a aumentar, claro).

Cumprindo promessa que fiz ao Reverendo Adenilson, mostro aqui então o que fotografei neste final de semana, e convido a todos para fazerem o mesmo.

Imagem
Estante metálica com peças médias (de 30 a 80 cm na maior dimensão). Umas 20 espécies diferentes.

Imagem
Estante para peças de 80 até mais ou menos 170 cm. Assoalhos, vigas, molduras de janela, espelhos de escadas.
Em pé, encostadas à estante, tábuas de Pinho de Araucária cobertas de graxa caçambadas na semana passada e ainda não "catalogadas".
Ao lado, um cesto com pedaços pequenos principalmente (mas não apenas) de compensado.
Essa estante foi feita em vinte minutos usando quatro caibros sujos de cimento, pedaços de assoalho de peroba e quatro barras roscadas de 1 metro.
Deve ter sido a coisa com maior relação tempo gasto/ tempo de utilização que fiz até hoje. Era pra quebrar um galho por uns dias, já tem mais de cinco anos, e nem ouso pensar em desmontá-la.

Imagem
Vigas de 6x16 em Peroba Rosa, presentão (entregue a domicílio) do colega Maurício (MSmith). As peças maiores beiram 1,90 m.
Destino: minha próxima bancada.

Imagem
Dois mourões de Braúna (desenterrados da divisa da fazenda em frente à minha casa) e três tocos de galhos de Araucária (recolhidos na beira de uma estrada em Minas Gerais).
Do lado de fora da oficina há mais uns quatro mourões de Braúna, mais finos, mas muito mais compridos (o maior passa de 2 metros).

Imagem
Caibros, pranchas e peças com mais de 1,70 m.
Peroba, Sucupira, Muiracatiara e alguns tipos de Seilaeu (aliás, tenho muitas peças de Seilaeu :lol: ).
À esquerda, placas grandes de compensado (uma das poucas coisas compradas).

Imagem
O balde de tabicas para múltiplos usos e as placas de compensado em diversas espessuras.

Imagem
Em pé, batentes de Peroba que serão parte da estrutura da mesa de jantar; deitadas ao lado, as peças que farão o tampo.

Imagem
Mais peroba: degraus da escada, vigas, partes da antiga bancada do meu pai.
Por cima, tocos de vigotas de Eucalipto Vermelho (alguns viraram ripas pouco depois da foto, serão parte de uma prateleira que estou fazendo no banheiro da oficina para acomodar latas).

Imagem
Aqui, o "cantinho do Lavoisier" (nada se perde, tudo se transforma).
Sou incapaz de jogar fora qualquer pedaço de madeira que ainda possa ser usada.
E mesmo quando jogo fora, é pra queimar e usar a cinza na horta.

Imagem
Nesta caixa, galhos "in natura". Exceto pela ponta de mourão de Braúna e um pedaço de bambu (que só vi na foto!), é tudo galharia da última poda no pomar.
Tem Lichieira, Laranjeira, Pitangueira, Caramboleira e dois pedaços de Castanheira, esperando que eu leve pra lá minha serra de fita, quando então todas virarão sarrafinhos.

Isso é o que está dentro da oficina. Do lado de fora, como disse, além dos mourões de Braúna, há também quatro centenários batentes superiores de Peroba Rosa (tão velhos que não são mais cor-de-rosa), e duas peças (quase dois dormentes) que estão na cozinha.

Ah, e duas pranchas de Imbuia com 100 x 80 x 4 cm.

E três bolachões mais uma tora de Kiri.

E mais alguma coisa, claro, não consigo me lembrar de tudo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Adenilson
Contato:

Re: Estoques

Mensagempor Adenilson » 15 Ago 2016 10:18

Caramba branco, pode abrir uma loja de venda de madeiras de demolição..

Parabens, pela organização.. se eu criar coragem, eu fotografo os meus achados.. kkkk
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
schneider

Mensagempor schneider » 15 Ago 2016 11:16

Hum, muito familiar Branco. Um belo estoque.
Vai dizer que também tem pena de se desfazer de qualquer pedaço que seja.
E também que se lembra da origem de cada parte guardada.
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 15 Ago 2016 11:20

Ainda bem que tem espaço pra guardar dentro da oficina,
eu já não tenho espaço pra guardar tudo.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 15 Ago 2016 11:43

Muito bem organizado, Branco
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Ago 2016 13:10

Adenilson escreveu:...pode abrir uma loja de venda de madeiras de demolição.
Parece muita coisa, mas esse estoque não durava dois dias.

Adenilson escreveu:Parabens, pela organização.
Não é aquele hospital que você viu nas outras fotos, mas vai melhorar um pouco.
Estou querendo pintar essa sala, reestruturar as estantes e fazer um bom upgrade na iluminação.
Os problemas são 1) carregar tudo pra fora, 2) arranjar lugar pra colocar isso tudo durante a pintura e 3) carregar tudo pra dentro. :shock:

Adenilson escreveu:...se eu criar coragem, eu fotografo os meus achados.. kkkk
Promessa é dívida. Eu cumpri a minha. :lol:

schneider escreveu:Vai dizer que também tem pena de se desfazer de qualquer pedaço que seja.
Tenho mesmo! Mas se for pra uma boa causa, não me sinto mal.

schneider escreveu:E também que se lembra da origem de cada parte guardada.
Cara, não me lembro de TUDO, mas quase.
E a cada coisa que termino, faço o "inventário" pra minha mulher: "Lembra daquela mesa que a gente pegou na frente da casa da Ana Cristina no dia em que fomos conhecer o apartamento dela? Virou esse cabide. Mas essa madeira mais clara, era um pedaço daquela estante que a gente catou no Ecoponto quando foi levar umas caixas de papelão. Lembra?"
E ela, que lembra de tudo, não se lembra! :lol:

Pedro Fritsch escreveu:...eu já não tenho espaço pra guardar tudo.
Eu ainda chego lá!

Neptuno escreveu:Muito bem organizado, Branco
Obrigado, Dom Pedro. Mas parece bem melhor nas fotos.
Ewerton

Mensagempor Ewerton » 16 Ago 2016 20:00

Eita coisa boa em Branco! que estoque baum em! rsrsrs e cá pra nós sempre é pouco e sempre cabe mais uns, hehehehe. Muito bem organizado e catalogado! rsrsrs assim que der também vou fazer algumas fotos do meu estoque que está no meu depósito(vulgo laje de casa e quintal) pelo menos acho que todos usam a mesma tática com a patroa! eu também utilizo da mesma técnica que é adquirida naturalmente quando se é um caçambeiro igual a gente haahahaha
Caçambeiro nato!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Ago 2016 22:23

Ewerton escreveu:...assim que der também vou fazer algumas fotos do meu estoque...
Essa é a idéia do tópico. Manda brasa!

-----
Interessante que depois de mostrar as fotos aqui, não penso em outra coisa que não seja pintar a oficina (de branco — pra sujar em uma semana — ou bege — pra já ficar da cor "natural" da sujeira?).
E refazer a iluminação com lâmpadas LED. Fiz isso em casa e gostei muito do resultado.

E aí, "já que" (maldito Jacques) vou mexer nisso, faria também uma estante para toda a madeira que tivesse dimensões que permitissem ficar em prateleiras (pranchões não!).
Juntar tudo numa só estante grande, que tomasse uma parede menor do chão até o teto, Ia abrir um espaço danado!
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 17 Ago 2016 06:27

Demoro um ano pra organizar, duas horas pra rebagunçar (existe isso?)

E evidente que não conheço todos os cantos do meu quartinho 4x2 e sempre terá algo escondido

O bairro onde meu quartinho se encontra é o "Nirvana"
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 17 Ago 2016 07:20

Milton Martins escreveu:...rebagunçar (existe isso?)
Ô, se existe! :lol:
Na teoria e na prática... e na gramática!

Milton Martins escreveu:E evidente que não conheço todos os cantos do meu quartinho 4x2...
Por causa dos apertos em que vivo há anos, passei a considerar que todo cômodo, sendo retangular, tem OITO cantos: os quatro de baixo e os quatro de cima, junto ao teto. A idéia para essa nova oficina é aproveitá-los, enchendo tudo de "mezaninos".

Milton Martins escreveu:O bairro onde meu quartinho se encontra é o "Nirvana"
:lol:
Cuidado. Quando se chega ao Nirvana, não se volta de lá.

Voltar para “Xiloficina”