Painel de ferramentas

Esse espaço é reservado para você postar as fotos do seu cantinho, onde você faz suas artes, guarda as ferramentas, suas bancadas, prateleiras, ferramentas.... enfim a sua xiloficina.
Branco Leone
Contato:

Painel de ferramentas

Mensagempor Branco Leone » 24 Fev 2016 19:29

A idéia pintou quando vi um tópico no LumberJocks que, por sua vez, replicava um artigo da Popular Woodworking.

O original era assim:

Imagem

Baseado nisso, fiz um projetinho (coisa rara!).

Imagem

Reaproveitei tábuas de Cedrinho de uma estante de livros que tinha em casa, e quase 100 parafusos dentre os que vieram amarrando a embalagem de uma desempenadeira que comprei faz tempo.
Comprei mais 10 de cabeça sextavada, umas buchas 8 e comecei a "fatiagem".

Cortar as peças foi fácil. O que encheu um pouco foi passar tudo no desengrosso para deixar todas com a mesma espessura (22 mm) pois, caso contrário, esse painel não "funciona", as varandinhas de apoio perdem a mobilidade, isto é, não encaixam em todos os lugares.

Peças prontas, montei a parte superior ainda no chão.

Imagem

Passei isso para a parede, verificando constantemente todas as posições e ângulos com o nível e o metro. Mesmo assim ainda deu um errinho aqui outro ali. Mas nada que comprometa, mixaria mesmo.

Imagem

Com a ajuda de uma peça com 25 mm de lado, fui fazendo os espaços entre cada sarrafo. Usando um grampo rápido, prendia dois sarrafos com o espaçador no meio, marcava e fazia os furos, escareava e aparafusava.
O encaixe de sobreposição entre cada par de peças horizontais é em meia-madeira, aberto na dado.

Imagem

De grão em grão, o painel acabou ficando pronto. Os mais atentos perceberão que há uma pequena prateleira no canto inferior direito. É a estante de grampos que eu usava aqui em São Paulo, migrada pra lá.
E os ainda mais atentos, notarão também que já aparece um formão pendurado numa "varandinha".

Imagem

Os rasgos nas placas (quando há rasgos) foram abertos fixando a peça na serra, subindo a lâmina, e depois deslizando a peça entre "stops" predefinidos. Um furo com forstner em cada ponta do par de cortes, e o rasgo está aberto.

Imagem

Por baixo, a canaleta aberta com a dado blade.

Imagem

Aqui o painel com quase todas as varandinhas colocadas, algumas ainda sem uso.

Imagem

Cada tipo de ferramenta pede uma varandinha diferente. Qualquer coisa pode variar, comprimento, largura, tipo de encaixe para as ferramentas.

Para chaves de fenda, abri furos em três diâmetros:

Imagem

Para formões, encaixes pela frente (ainda não me decidi, pode ser que faça isso com furos de tamanhos diferentes):

Imagem

Para martelos, encaixes pela frente também:

Imagem

Para grosas, o rasgo já mostrado:

Imagem

Para esquadros, fendas abertas lateralmente:

Imagem

Aproveitei uma peça que tinha errado o corte e fiz uma bandeja para miudezas:

Imagem

Se alguém não entendeu como uma coisa encaixa na outra, uma foto em detalhe:

Imagem

Como as varandinhas ainda não estão todas prontas, ainda não sei se vai faltar ou sobrar espaço. Nunca estendi todas num varal pra ver quanto espaço ocupam.
Torço para que isso seja suficiente, e ainda espero que sobre algum espaço.

Optei por esse sistema pela maleabilidade — pois o painel permite que eu mude qualquer coisa de lugar sem precisar refazer nada —, mesmo percebendo que qualquer ferramenta ocupa o seu espaço mais o espaço de outras (pois fica pendurada na frente de travessas que seriam úteis para outras ferramentas).

Caso alguém se interesse e tenha alguma dúvida, é só dizer.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Re: Painel de ferramentas

Mensagempor cosme » 24 Fev 2016 20:28

Poxa, uma ótima ideia. Ainda tenho muito tempo. Somente vou me dedicar a uma organização no espaço definitivo, que ainda está em construção.
A única coisa, que ao menos atualmente é crítica onde as ferramentas estão, é a oxidação. No sentido que sempre pensei em algo fechado. Mas eu poderia aplicar um "caixote sobre o painel".
O que incomodaria, creio eu, seria fazer portas de correr. Talvez aumentar a profundidade e fazer duas portas de abrir e usar o fundo das portas como painel também... :think:
Não sei. Nunca parei para pensar nisso, hehe

O local futuro é bem mais seco, mas acho que já estou traumatizado com a oxidação...

Ficou ótimo Branco, pelo vista eu diria: extremamente confortável, versátil e ainda por cima agradável. Maravilha mesmo. Uma bancada com a lateral paralela ao painel... Hmmm, de puxar a orelha!

[]s
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
amaschio

Mensagempor amaschio » 24 Fev 2016 20:39

Caramba, Branco

Comentei antes minha admiração com a a sua produtividade, nem "assentei" ainda dos post anteriores, e já um novo trabalho de grande beleza e utilidade.

Gostei da ideia de abrir o rasgo na serra de bancada e extremidades com uma broca... Não tenho tico-tico e isso é uma grande técnica para anotar na caderneta, para quando eu tiver tempo de ir para a oficina.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 25 Fev 2016 00:58

Excelente! não tinha certeza de como era o encaixe na ripa.
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 25 Fev 2016 04:37

Branco, show, mas show de bola mesmo, gostei da arrumação. Digna de oficina igual as gringas que vemos por aí.

Só uma sugestão, faz furos nas varandinhas pra colocar os formões, da forma como fizestes eles caem fácil e alem do estrago do fio do formão, pode ser um estrago maior em cima do pé.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 25 Fev 2016 06:25

Õ bixo metido!

Baita painel bonito, prático, funcional.

E não é de palete

Abraço
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 25 Fev 2016 06:59

cosme escreveu:A única coisa, que ao menos atualmente é crítica onde as ferramentas estão, é a oxidação. No sentido que sempre pensei em algo fechado. Mas eu poderia aplicar um "caixote sobre o painel".
Muito bem observado, e é bom pensar mesmo em algo assim.
Essa minha oficina é cercada de Mata Atlântica e, pra ajudar mais, a 50 metros dela fica um riacho com a vegetação ciliar quase intacta. Mato pacas, água pacas. Não é uma umidade confinada, de fazer asma (como em porões, por exemplo), mas ela está sempre lá. Melhora um pouco no inverno.
Com isso, alguns formões que ficaram um tempo apoiados nos rasgos que abri apresentaram um pouquinho de ferrugem na área em que se tocaram.
Era de enlouquecer um cosme. :lol:

amaschio escreveu:Comentei antes minha admiração com a a sua produtividade...
Agradeço e aproveito para complementar a resposta anterior, em que mencionei o tempo real que levo pra fazer as coisas, gastando meses fazendo e, depois, mostrando tudo de uma vez, o que sempre dá uma idéia errônea de produtividade (as primeiras fotos deste painel datam do começo de jul.2015, semanas antes das primeiras fotos da reforma da estante do Vô).
Mas além disso, há outro detalhe: eu estava com a "demanda reprimida", fazendo e não mostrando. Melhor dizendo, mostrando apenas para os amigos próximos (que também estão por aqui e já devem estar ficando de saco cheio de ver de novo as mesmas coisas :lol: ).

amaschio escreveu:Gostei da ideia de abrir o rasgo na serra de bancada e extremidades com uma broca... Não tenho tico-tico e isso é uma grande técnica para anotar na caderneta, para quando eu tiver tempo de ir para a oficina.
Não chega a substituir a tico-tico, mas a técnica é interessante. Talvez um pouco perigosa. É bom que a peça esteja bem presa sobre o tampo da serra. Se for preciso deslizá-la, é recomendável fixar um batente sobre ela, na guia da serra, de forma que a peça não consiga subir em caso de coice.
E vale lembrar que os finais do corte são curvos, visto que — obviamente — são feitos por um disco. Repare que, nas fotos em que mostro a bandeja com rasgo pela frente e por trás, as extremidades do rasgo não são perfeitas.

Roger Luiz escreveu:Excelente! não tinha certeza de como era o encaixe na ripa.
Pois, Roger, foi por isso que achei melhor detalhar o encaixe na última foto. Achei que talvez não desse pra entender como ele era, e alguém achasse que fosse o encaixe francês, a 45º.

fguido escreveu:Digna de oficina igual as gringas que vemos por aí.
Obrigado, Guido,
mas as oficinas dos gringos são muito melhores! :laughing-rolling:

fguido escreveu:Só uma sugestão, faz furos nas varandinhas pra colocar os formões, da forma como fizestes eles caem fácil...
Também não gostei dessa forma de segurar os formões, mas acho que os furos funcionam apenas com aqueles que tenham lâminas mais estreitas que o diâmetro dos cabos. Nos que têm lâminas maiores, o cabo não teria como apoiar no furo.
Acho que vou fazer essa bandeja com um rasgo, igual à das grosas.

Milton Martins escreveu:Baita painel bonito, prático, funcional.
E não é de palete
Obrigado, Miltão.
Só não é de palete porque lá na roça num tem deças coisa. :lol:
Se aparecer algum, o povo queima nos fogões a lenha...
schneider

Mensagempor schneider » 25 Fev 2016 07:52

Muito bom. Pratico e chique no úrtimo.
E eu me virando com uma porta semi-oca cheia de pregos, me acompanha desde a xilo 1.0.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 25 Fev 2016 08:08

Branco Leone escreveu:Imagem

Depois sou eu que tenho piso de farmácia ... :lol:

Branco Leone escreveu:(...) Os mais atentos perceberão (...)

Imagem

No canto inferior direito, uma morsinha 2 1/2 logo abaixo de uma Schulz 13, é isso ? :mrgreen:

Branco Leone escreveu:Imagem

Falando em atenção, você não tem medo de levar uma enxadada na hora do pips ? :shock: Aquelas ferramentas dependuradas bem perto da zona do agrião me deram calafrios. :? :lol: E já que estamos (?) falando em patente :lol: , atualizei uma postagem com aquela definição que estava devendo.

Voltando ao objetivo do tópico, que painel legal Branco. :dance:

Sacanagens e implicâncias à parte (das quais nós, construtores juramentados de oficinas, somos vítimas) julgo ser muito mais prático pegar uma ferramenta em um painel do que garimpá-las em gavetas, caixas ou balcões.

Como é bom ter uma oficininha, no seu caso um oficinão.

[]
Editado pela última vez por jedi.wood em 25 Fev 2016 09:55, em um total de 1 vez.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 25 Fev 2016 09:17

schneider escreveu:...chique no úrtimo.
Nas fotos, Schneider!

schneider escreveu:E eu me virando com uma porta semi-oca....
Nem tudo que é semi-oco é ruim:

Imagem

jedi.wood escreveu:Depois sou eu que tenho piso de farmácia ...
Vai lá ver esse piso HOJE. Coberto de serragem, parece um carpete.

jedi.wood escreveu:No canto inferior direito, uma morsinha 2 1/2 logo abaixo de uma Schulz 13, é isso ?
Que olho!
Sim, e para piorar, a morsa ainda é Lamborghini. Não, Ferrari!

jedi.wood escreveu:Falando em atenção, você não tem medo de levar uma enxadada na hora do pips ? Aquelas ferramentas dependuradas bem perto da zona do agrião me deram calafrios.
A gente se acostuma, Jedi.
E além disso, essa estante de ferramentas de jardim é caída pra trás, as coisas não caem, a menos que haja um terremoto.

jedi.wood escreveu:...julgo ser muito mais prático pegar uma ferramenta em um painel do que garimpá-las em gavetas, caixas ou balcões.
O que me lembra de fazer uma bandeja para as chaves de boca.
Ô troço chato de procurar na caixa!

jedi.wood escreveu:Como é bom ter uma oficininha, no seu caso um oficinão.
Nenhum oficiNÃO, mas a sala principal tem 25 m2. Só isso é mais do dobro do que eu tinha em SP, num dos quartos do apartamento (12 m2).
E lá ainda tenho uma salinha (2,5 x 2,5) com mais uma bancada onde mexo com ferro, faço afiação, guardo ferramentas elétricas e tralha, e o banheirinho (1,5 x 1) que serve menos como banheiro e mais como depósito de ferramentas de jardim, roçadeira, gasolina, essas coisas.
Foi um tremendo avanço na minha qualidade de vida de hobbista.

Voltar para “Xiloficina”