recuperar móvel velho

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
worker

recuperar móvel velho

Mensagempor worker » 17 Jul 2018 13:02

Boas pessoal,

Preciso de dicas para reforma de um móvel velho (não é antigo, infelizmente, hehe). Trata-se de um buffet que segundo sabemos na época da aquisição poderia ser escolhida a colorização, no caso foi escolhido mogno ou algo parecido, muito escuro. É perceptível que a madeira utilizada na construção ( aparentemente tem alguma mistura) no geral é clara e gostaria de clarear o móvel.
Pensei em lixar com a roto-orbital para remover o revestimento, acho que utilizaram verniz fosco (mas não sei dizer ao certo) e depois aplicar um verniz semi-brilho talvez com alguma colorização apenas para atenuar as diferenças de tonalidade das madeiras.
Enfim a idéia é essa, se tiverem alguma sugestão do que e como fazer agradeço muito, vou ver o móvel no fim de semana e colocarei fotos aqui para terem uma idéia melhor.

Obrigado

Marcos
fernandorosa

Re: recuperar móvel velho

Mensagempor fernandorosa » 18 Jul 2018 12:46

Oi Worker
No You Tube você vai encontrar varios videos paso a paso de cono recuperar moveis
worker

Mensagempor worker » 19 Jul 2018 12:55

Boas Fernado, obrigado pela resposta.

Perguntei aqui porque o pessoal responde com conhecimento, no youtube a gente não sabe até que ponto (pelo menos na minha visão) a orientação é confiável.

Abraço

Marcos
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 19 Jul 2018 15:15

Manda fotos do móvel, ai fica mais fácil dar pitacos.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
worker

Mensagempor worker » 21 Jul 2018 20:24

Hoje tirei fotos do móvel, estão aí embaixo.
Me parece que o lixamento não vai funcionar, há muitos detalhes de construção que serão difíceis de fazer.
Também está com muito mofo, mas pode-se perceber as diferentes madeiras utilizadas.
Gostaria de clarear um pouco mas não tenho uma idéia de como fazer isso.
Sepuderem dar um pitacos, agradeço.
Anexos
portas.jpg
portas.jpg (419.48 KiB) Exibido 249 vezes
porta.jpg
porta.jpg (443.9 KiB) Exibido 249 vezes
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Jul 2018 10:52

Muita lixa nessa hora meu amigo, mas existem nas casas de tinta umas esponjas tipo Scoth-Brite (geralmente da 3M) que são ótimas para isso porque elas entram naquele cantinhos onde a lixa não vai. Eu começaria com uma lixa 120 ou maior e depois passaria a esponja. Quanto a deixar com a cor desejada, eu sempre usei o Tinjilack, existe na cor que vc desejar, existe várias formas de usar ele, com thinner, com verniz, usar ele puro.....
Eu gostava de derreter cêra incolor pastosa e colocar o tinjilack na cera ainda derretida e ir testando num pedaço de madeira para observar se a tonalidade está ideal. Como é um móvel que vai ficar dentro de casa não precisa se preocupar com as intempéries climáticas, e o bom da cera é que qualquer mancha ou acidente vc conserta facilmente só passando a cera no local. Eu deixaria nessa tonalidade de Imbuia que na minha opinião é muito bonita, mas como desejas clarear, lixa tudo e passa "sal de azeda" e deixa no sol, é excelente para limpar e clarear madeira.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
worker

Mensagempor worker » 23 Jul 2018 20:03

Obrigado Guido, vou procurar essas esponjas aqui na Florêncio de Abreu e testar em algum cantinho escondido para ver se consigo fazer. Aí se der certo parto para fazer o móvel inteiro.
Não havia pensado em aplicar cera, é uma ideia interessante, vou comprar um pote pequeno e testar em alguns pedaços de madeira para ver o resultado. Pode ser uma solução porque as minhas aplições de verniz são de matar.

Abraço,

Marcos
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Jul 2018 20:53

worker escreveu:Obrigado Guido, vou procurar essas esponjas aqui na Florêncio de Abreu e testar em algum cantinho escondido para ver se consigo fazer. Aí se der certo parto para fazer o móvel inteiro.
Não havia pensado em aplicar cera, é uma ideia interessante, vou comprar um pote pequeno e testar em alguns pedaços de madeira para ver o resultado. Pode ser uma solução porque as minhas aplições de verniz são de matar.

Abraço,

Marcos

Tem uma loja que só vende lixas lá no Gasômetro, lá com certeza tem essa esponja porque eu já vi lá, fica na mesma calçada da JNakao só que no final da rua, antes do viaduto. Lá vc encontra qualquer tipo de lixa para o que quiser.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 23 Jul 2018 21:41

Pitacos e mais pitacos,eu tentaria pintoff (removedor de tinta pastoso) o verniz sai mais fácil e depois lixa.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 24 Jul 2018 06:53

Guido e Worker

Casa das Lixas, Rua do Gasômetro nos baixos do viaduto, tem sim as esponjas e muito mais, atendimento excelente.

E, Jnakao, no Gasômetro, infelizmente é passado!

Abraço parceiro!

Voltar para “Dúvidas e Dicas”