Resina de pinheiro pura

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
Eliete

Resina de pinheiro pura

Mensagempor Eliete » 01 Mar 2017 13:40

Olá pessoal estou tentando adquirir resina de pinheiro pura mas está muito difícil encontrar quem possa fornecer.
Primeiro procurei pela resina de pinheiro larício, mas só tem na Europa e eles não entregam no Brasil porque só achei com o nome comercial Terebentina de veneza da marca sennelier (Bálsamo natural puro. Resina extraída do Larício. Consistencia de mel. ) e nenhuma loja entrega via marítima, só via aérea e terebentina não pode entrar no avião por ser inflamável. A marca sennelier é a única que é pura. As outras marcas de fora contém gasolina misturada e não servem para o que eu preciso.
Depois pensei em substituir pela resina do pinheiro elliot que é o que temos por aqui, mas ninguém vende. Ou se vende, é só no atacado, por toneladas.
Quem souber onde posso encontrar 1 L, agradeço.
Pedro Fritsch

Re: Resina de pinheiro pura

Mensagempor Pedro Fritsch » 01 Mar 2017 13:45

Isso é usado para fabricar breu?
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 01 Mar 2017 18:06

Breu = resina de pinheiro da qual foi retirada a terebentina, assim sendo, é só dissolver o breu com a terebentina de volta, não?
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 01 Mar 2017 18:30

Aqui na minha cidade tem uma fábrica de breu,
preciso ir lá conhecer e ver se tem alguma resina
que eu consiga impregnar em madeira com câmara
de vácuo.
Talvez tenha essa resina que a Eliete quer.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 03 Mar 2017 20:11

Eliete: para poder te ajudar, você pode dizer onde mora e qual é o fim que você pretende para a resina?
É que é possível que tenha alternativas mais fáceis. Quanto à venda, no varejo, não acho difícil, dependendo da região onde você mora. Na divisa de SP com o PR há muitas plantações de pinnus, inclusive para extração de resina. Se não me engano, os produtores recebiam, há algum tempo, R$ 4,00 por litro.
Eliete

Mensagempor Eliete » 08 Mar 2017 17:54

ELCIO escreveu:Eliete: para poder te ajudar, você pode dizer onde mora e qual é o fim que você pretende para a resina?
É que é possível que tenha alternativas mais fáceis. Quanto à venda, no varejo, não acho difícil, dependendo da região onde você mora. Na divisa de SP com o PR há muitas plantações de pinnus, inclusive para extração de resina. Se não me engano, os produtores recebiam, há algum tempo, R$ 4,00 por litro.

Precisa ser a resina pura mesmo sem aditivos. A terebentina vendida comercialmente tem muito aditivo e não serve.
Moro em São Paulo/SP
Vou utilizar para fazer uma massa e preencher recipiente de ferro. A massa tem que ficar dura mas plástica e se aquecida, amolece um pouco para prender folha de metal para fazer repuxo.

Se puderem me enviar via correio agradeço.
Eliete

Mensagempor Eliete » 10 Mar 2017 10:41

Pedro Fritsch escreveu:Isso é usado para fabricar breu?

Sim, o breu é derivado da resina de pinheiro pura.
Eliete

Mensagempor Eliete » 10 Mar 2017 10:43

Neptuno escreveu:Breu = resina de pinheiro da qual foi retirada a terebentina, assim sendo, é só dissolver o breu com a terebentina de volta, não?

Não posso retornar o processo porque a terebentina comercial é um composto de outros materiais que não servem para o uso que pretendo.
Eliete

Mensagempor Eliete » 10 Mar 2017 10:49

ELCIO escreveu:Eliete: para poder te ajudar, você pode dizer onde mora e qual é o fim que você pretende para a resina?

Moro em São Paulo/SP.
Vou preencher um recipiente de ferro com uma massa composta por resina pura de pinheiro e outros ingredientes.
Esse recipiente servirá de base para repuxar metais.
A única massa utilizada para esse fim que fabricam aqui no Brasil é feita com piche que faz muito mal à saúde.
Quero fazer essa receita com produtos que não causam mal a quem os utiliza.

Se alguém souber onde posso encontrar, agradeço muito.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 11 Mar 2017 11:29

Eliete: se a resina de pinnus (e não de pinheiro) te servir, posso tentar mandar um litro para vc. Só não pode ter pressa. A cada 5 meses mais ou menos, vou na casa do sogro (PR) e lá não é difícil conseguir. Se te interessar, mande seus dados para mim por MP.

Voltar para “Dúvidas e Dicas”