Disco de serra NICHOLSON - quem conhece?

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
ELCIO

Disco de serra NICHOLSON - quem conhece?

Mensagempor ELCIO » 06 Dez 2016 18:04

Pessoal, estou precisando comprar dois discos de serra.
Um para uma 1/2 esquadria com 12" e outro para uma circular de bancada com 210 mm de diâmetro (que é o máximo que cabe na minha circular\0
Como eu só uso madeira maciça, minha preferência é por discos com no máximo 40 dentes (para o disco com 12") e 30 dentes (no disco de 210 mm).
Pesquisando na internet, achei uns discos da marca NICHOLSON. Só que eu não conheço esses discos:
um dos anúncios é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... dentes-_JM

Alguém que já usou ou teve contato com essa marca pode me dar alguma ajuda? Há uma marca Nicholson, que é muito famosa com suas grosas e limas, mas essas serras me parecem baratas, fiquei em dúvida se são do mesmo fabricante.
Grato a todos que puderem ajudar.
Pedro Fritsch

Re: Disco de serra NICHOLSON - quem conhece?

Mensagempor Pedro Fritsch » 06 Dez 2016 20:04

As limas e grosas são ótimas.
Nesse preço eu compraria pra experimentar.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 07 Dez 2016 07:22

Vi esses discos (não sei se de modelo idêntico) na Copafer, em Santo André, por 20 reais.
Só não comprei porque o furo não servia no eixo da minha serra. Não reparei se vinham com buchas, como os do anúncio.

Sobre a marca, há Nicholsons e Nicholsons.
Essa fábrica faz limas no Brasil, as manda pros EUA, mas aqui mesmo só vende limas de outra procedência, fabricadas na China.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 07 Dez 2016 09:22

Branco Leone escreveu:
Sobre a marca, há Nicholsons e Nicholsons.

Então, eu tava pensando na Nicholsons.

Vamos esperando para ver se mais alguém do site sabe alguma coisa sobre a Nicholsons.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 07 Dez 2016 11:01

Parece serra tipo "Contractor", aquelas que são feitas para carpinteiros. Existe nos EEUU um mercado imenso para produtos desse tipo. Lembro que naquele país, 90% das casa são do tipo "Frame House"; esses carpinteiros, que são conhecidos como "Framers", só trabalham com pinho.

Essas casas são construidas assim:

FrameHouse.jpg
FrameHouse.jpg (11.58 KiB) Exibido 1389 vezes
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 07 Dez 2016 11:58

Neptuno: essa designação CONTRACTOR define um disco de serra para cortes brutos, sem acabamento final, ou com alguma aplicação específica (corte transversal, por exemplo?
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 07 Dez 2016 13:19

Élcio, "contractor" pode ser traduzido por "empreiteiro", significando que as máquinas ou acessórios desse tipo são para uso em chão de obra.

Quanto à qualidade do resultado/acabamento, não creio que um disco assim seja muito pior que outros que se propõem a oferecer mais qualidade porque, na prática, disco nenhum dá acabamento no corte.
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 07 Dez 2016 22:10

Eu tenho um Saturno, comprado numa loja na Mooca que vende basicamente material pra obra, tanto que é meio penoso, pois tive que fazer cadastro e tenho que procurar sempre o mesmo vendedor.

Paguei muito barato em relação a um equivalente de "marca" e é ótimo pra um disco de corte brutos, quando fui nessa loja comprar, pedi pra vê-lo antes, coisa que não é comum na loja, aguentei a cara feia do vendedor.

O disco é bruto, sem redutor de ruido, miolo com acabamento básico, mas funciona bem até pra compensado.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 08 Dez 2016 08:42

O Branco tem razão, se você procura um disco que dê acabamento, não vai achar. Por melhor que seja o disco, quando a gente aplica o acabamento final, aparecem as marcas. tem que lixar ou raspar sempre. Não vale a pena comprar um disco caro buscando por isso. Se você usa madeira maciça, o ideal é fazer como eu, ter um disco para ripar e outro para cortar atravessado, pois eles tem características completamente diferentes. Eu quase nunca uso esse meu disco Traçador porque costumo cortar as peças na 1/2 esquadria elétrica.

Esses discos chamados então de obra são feitos para cortar aquelas peças de madeira mole que eles usam, na transversal, e em minha opinião são uma opção pobre para marcenaria.

Desculpe-me Pedro, mas as grosas Nicholson que vendem aqui no Brasil são um horror, acho que você deve estar falando da #49 e #50, que não vendem no Brasil.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 08 Dez 2016 13:52

ELCIO escreveu:Então, eu tava pensando na Nicholsons.
Vamos esperando para ver se mais alguém do site sabe alguma coisa sobre a Nicholsons.

:lol:

Neptuno escreveu:Desculpe-me Pedro, mas as grosas Nicholson que vendem aqui no Brasil são um horror, acho que você deve estar falando da #49 e #50, que não vendem no Brasil.

Pois é, há Nicholsons e Nicholsons.

Voltar para “Dúvidas e Dicas”