Presente especial

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
Homim

Presente especial

Mensagempor Homim » 16 Nov 2016 18:14

Olá companheiros como tinha postado no "boas vindas" e me responderam, o negocio é o seguinte...
Quero fazer um anel de madeira com ébano incrustado com quartzo verde (mais ou menos como demonstrado na foto em anexo) para minha noiva. Alguns devem estar lendo isso e pensando: "que manezão, isso é fácil de fazer" ou ainda, "isso lá é presente que se da pra uma mulher", etc. Acontece que sou uma uma porta :doh: (hahaha) e não entendo nada sobe madeira (venho aprendendo com minhas pesquisas). Mas acontece que este anel simboliza algo muito importante pra nós dois e daria pra ela no nosso aniversario de namoro :romance-hearteyes: :violin: . Sei que ela irá ficar muito feliz, ainda mais sabendo que eu mesmo fiz :clap: .

Enfim, o problema é que não tenho bons equipamentos, e não sei a técnica. Encontrei basicamente dois modos "cavando" pela internet... uma em que são utilizadas "lascas" enroladas e coladas da madeira e outra em que é gasto um bloco de madeira bruta até se formar o anel. A dúvida é: o ébano é resistente suficiente para fazer do segundo jeito ou é mais aconselhável fazer com as lascas? A direção das fibras faz bastante diferença? Se sim, aconselham deixa-las como?

Não sei o que fazer para o objeto durar... O que utilizar para impermeabilizar a madeira? Aconselham passar algum outro produto para evitar mofo, fungos ou a umidade?
Vi que alguns utilizam a supercola (famoso superbonder) , tanto para colar as pedras quanto para revestimento do objeto é eficaz? E no acabamento, quais lixas utilizar?

Quanto aos equipamentos, comprei 4 formões e peguei emprestado um motor desses de esmeril que vou utilizar de R.T.I. (recurso técnico improvisado ou mais conhecido como gambiarra kkk :teasing-neener: )

Espero ter uma boa experiencia fazendo este artefato, como também fazer algo bonito e digno de minha noiva.
Desde já agradeço a todos pelas respostas :bow-yellow: . Fico no aguardo :confusion-waiting: .
Anexos
rosewoodturquoise.jpg
rosewoodturquoise.jpg (130.14 KiB) Exibido 2140 vezes
Formaggio

Re: Presente especial

Mensagempor Formaggio » 16 Nov 2016 20:46

Homim, eu faria um furo na medida do dedo depois com uma serra copo cortaria o anel e o restante na lixa para ser o mais simples possível, agora se quiser (e tiver) pode utilizar um torno.

abraços
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
Devanil

Mensagempor Devanil » 16 Nov 2016 22:22

Homim, fiz hoje um anel de madeira bem simplesinho para testar e lhe passar o aprendizado. Arredondei um pedaço de madeira, furei com broca Fostner, pode ser serra copo, ou peça para alguém fazer, na medida de um anel de minha filha. Coloquei em um mandril outra madeira em forma de um palito grosso afunilado na ponta para entrar o anel e forca-lo até firmar. Vove pode usar a.furadeira bem presa. Passei fita adesiva nos dois lados porque o anel fica girando junto com o eixo de madeira. Usei somente lixas de quatro tipos, , comecei com 80 e fui até 400. Com muuuuuita paciencia. Usei cianocrilato(super bonder) várias vezes durante o processo. Parando e retirando o anel. Isso para tapar poros e fortalecer a madeira. Digo isso porque quebrei anteriormente três anéis em fase de acabamento. Este último finalizei com cianocrilato mas passei flanela achando que melhoraria....ficou um monte de.pelos.grudados, lixei novamente e fiz acabamento apenas com seladora. Para imcrustrar todo cuidado será pouco.Faca duas marcar.circulares e girando use os formões beeeem afiados para.afumdar a parte.que imclustrara. Acho que o Cianocrilato resolve a parada. Espero ter ajudado um pouco. Muito amor.e.paz.ao.casal. Abraços. Segue as fotos
IMG_20161116_210406.jpg
IMG_20161116_210406.jpg (329.75 KiB) Exibido 2112 vezes
IMG_20161116_210306.jpg
IMG_20161116_210306.jpg (298.71 KiB) Exibido 2112 vezes
IMG_20161116_210700.jpg
IMG_20161116_210700.jpg (149.66 KiB) Exibido 2112 vezes
Devanil

Mensagempor Devanil » 16 Nov 2016 22:27

IMG_20161116_222603.jpg
IMG_20161116_222603.jpg (135.76 KiB) Exibido 2112 vezes

IMG_20161116_210158.jpg
IMG_20161116_210158.jpg (363.6 KiB) Exibido 2112 vezes
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 16 Nov 2016 22:34

Homim: gostei do termo R.T.I., vou usar daqui pra frente.
O Devanil já te deu uma aula acima. Acho que já ajudou bastante. Mas fiquei com uma dúvida quanto à madeira que você diz que vai usar. Tem que ser Ébano?
Pense numa madeira difícil de achar.
Homim

Mensagempor Homim » 16 Nov 2016 23:07

Grande Devanil. Que bacana fazer um para teste e me mandar as fotos, saiu melhor do que eu esperava a resposta. kkkk
Quanto a direção das fibras, sera que isso importa na dureza do anel?

Devanil escreveu:Arredondei um pedaço de madeira, furei com broca Fostner, pode ser serra copo, ou peça para alguém fazer

Não tenho as brocas nem a furadeira :(
Vou dar um jeito de rotacionar a madeira e entrar com o formão para fazer o furo. Desenhando anteriormente na mesma, o orifício do tamanho do dedo.
Terei que testar com uma madeira mais simples primeiro.

Devanil escreveu:Faca duas marcar.circulares e girando use os formões beeeem afiados para.afumdar a parte.que imclustrara

A afiação dos formões é como se fosse de uma faca? Ele corta objetos mais sensíveis? Porque os que comprei vieram bem inofensivos :angry-banghead: . kkkkk
Pensei que como eram novos viriam do jeito que era pra ser utilizado. :angry-screaming:

ELCIO escreveu:Homim: gostei do termo R.T.I., vou usar daqui pra frente.
O Devanil já te deu uma aula acima. Acho que já ajudou bastante. Mas fiquei com uma dúvida quanto à madeira que você diz que vai usar. Tem que ser Ébano?
Pense numa madeira difícil de achar.

Tinha que ser escura na verdade. kkkk
Mas gostei do ébano, por isso a decisão. Comprei um pedaço recentemente. Mas não vai dar pra errar muito, é bem cara então foi apenas um pedacinho mesmo. :laughing-rolling:
O R.T.I. é muito bom né? kkkkkk aprendi com meu pai. kkkkkk

Mas vou tentar fazer. Me falta uma serra :character-jason: pra cortar os pedaços... Assim que der compro uma e inicio os trabalhos :tools-hammerdrill: . Posto as fotos se interessar a alguém.
Muito obrigado.
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 17 Nov 2016 07:30

Rapaz, formão é coisa séria, é prá quem conhece, afiação é só fundamental

Usar formão rotacionando a madeira fatalmente não dará certo

Pense em outra solução

Torcendo por você
Devanil

Mensagempor Devanil » 17 Nov 2016 10:43

Homim, na minha simples opinião de amador não use formão para furar, isso não existe. Teste em outras madeiras e verá. Voce precisa fazer um furo certeiro, exato e limpo, a broca Fostner é a mais indicada. Não comece usando a madeira boa já errando. Vá até um marceneiro profissional e peça o furo certo. Verá que já terá meio caminho andado sem erro. Claro, vc quer dizer pra noiva: "Foi eu que fiz sozinho com todo amor e carinho", e não vai querer incluir o outro profissional na história kkkk. Mas pense, este é realmente um trabalho só seu e valerá a pena pela qualidade. Há, se fosse eu emprestaria uma furadeira e a prenderia bem. E arredondando antes a madeira do anel com uma serrinha, mesmo irregular , fixaria com um eixo de madeira qualquer e trabalhava na paciência com as lixas. Enfim , faça testes antes e verá que parece tão simples vendo as fotos....mas dá um trabalho do cão ! Abraços.
Homim

Mensagempor Homim » 17 Nov 2016 12:37

Milton Martins escreveu:Rapaz, formão é coisa séria, é prá quem conhece, afiação é só fundamental

Usar formão rotacionando a madeira fatalmente não dará certo

Devanil escreveu:Homim, na minha simples opinião de amador não use formão para furar, isso não existe.

É como disse não entendo nada. kkkkkkk
Pensei que daria.
Terei que mandar afiar os formões então :crying-yellow:

Devanil escreveu:Enfim , faça testes antes e verá que parece tão simples vendo as fotos....mas dá um trabalho do cão ! Abraços.

Vou ter que fazer muitos testes pelo jeito. kkkkk

Milton Martins escreveu:Usar formão rotacionando a madeira fatalmente não dará certo

Pense em outra solução

Torcendo por você

Terei de pensar. Obrigado pelas dicas e apoio. Estou me preparando para uma prova que ocorrerá no meio do mês que vem. Só depois começarei os testes. Por enquanto apenas o planejamento. Mas já iniciando a preparação das ferramentas e matéria prima. VALEU :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 18 Nov 2016 21:15

Eu já usei a técnica para fazer incrustações de madrepérola nas minhas canetas, creio que podes usar a mesma técnica para fazer o anel, resumindo basta abrir o rasgo na madeira, tritura a pedra(uns pedaços maior que outro) e vai pingando isocianoacrilato e colando os pedacinhos de pedra e poeira, depois rotacionando (de preferencia no trono, mas pode improvisar uma furadeira) e com a lixa de ferro vai desbastando e completando os buraquinhos que ficarem com cola e mais pó da pedra triturada, no video a seguir
https://www.youtube.com/watch?v=1NSdAb5Ky1A à partir de 08:57 min eu usei técnica semelhante onde podes ter uma noção
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “Dúvidas e Dicas”