EPI Correto para Serra de Bancada

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
anselmo_56

EPI Correto para Serra de Bancada

Mensagempor anselmo_56 » 11 Set 2016 18:24

Dia 28/03 cortei a mão esquerda na serra circular, fraturei o tendão do dedo mínimo e como resultado perdi parte dos movimentos da mão :cry: (pior ainda, sou canhoto :oops:).
Bom...superei isso e sigo minha vida (inclusive trabalhando na mesma serra) a questão que quero levantar aqui é sobre o EPI adequado para serra circular de bancada.

Desde o acidente tenho conversado com alguns marceneiros amigos da região, pesquisado em alguns fóruns e no google mas as opiniões são diversas. Uns dizem que o correto seria usar luvas, outros dizem que luvas é um perigo (eu concordo), uns dizem que quando estão na máquina nem blusa de manga comprida usam enfim...

Estou tentando reunir conteúdos (coerentes) e montar um pequeno manual para meu uso (e futuramente passar para meu filho), esse manual terá informações do que usar ou não quando estiver manuseando a serra circular de bancada.

Gostaria da opinião de cada um a respeito para entender cada ponto de vista e, quem sabe, chegar num consenso.

P.S.: Pesquisei bastante em busca desse assunto nos tópicos desse fórum e não encontrei nada, sendo assim, se já existir algo do tipo favor me instruírem e se o tópico estiver no lugar errado me perdoem.

Vou fazer duas listas, uma do que usar e outra do que não usar, ao passo em que os mestres forem opinando eu atualizo essa lista.

O que usar:
    1 - Protetor auricular
    2 - Óculos de proteção
    3 - ...

O que não usar:
    1 - Correntes/colares no pescoço
    1 - Relógio ou pulseiras no braço
    3 - ...
jedi.wood

Re: EPI Correto para Serra de Bancada

Mensagempor jedi.wood » 11 Set 2016 18:35

Anselmo, na minha sempre considerabilíssima (apesar de modesta :lol: ) opinião, no que diz respeito a serras de bancada, tão ou mais importante do que EPIs são os acessórios utilizados.

Tanto da própria máquina quanto os empregados pelo operador: protetor da Serra, push sticks e afins, fendedor, ...

E claro, bastante estudo sobre o funcionamento deste tipo de ferramenta assim como preciosismo na hora de configurá-la.
Editado pela última vez por jedi.wood em 11 Set 2016 20:21, em um total de 1 vez.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Devanil

Mensagempor Devanil » 11 Set 2016 20:13

Anselmo, lembro-me de quando morava no Paraná, que foi criado por uma associação de marceneiros, uma cartilha sobre segurança no uso da Serra circular. Entrei agora no Google e achei. Verá que os EPIs são os básicos e não consta luvas, e como o Jedi disse, a segurança está mais voltada à máquina , seu conjunto e seu funcionamento. REMADE - Revista do Marceneiro.
Edição 76 de Setembro de 2003.
Tem 5 artigos sobre o assunto, o último descreve sobre acidentes e EPIs.

http://www.remade.com.br/artigos-tecnic ... tos/serras
anselmo_56

Mensagempor anselmo_56 » 11 Set 2016 22:12

Bem lembrado a questão da segurança da máquina, esse tema foi amplamente discutido na empresa que eu estava trabalhando na época porque a maneira que aconteceu o acidente, se a máquina tivesse um protetor de serra não teria acontecido.

Vou me cadastrar no REMADE para ler o artigo.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 12 Set 2016 00:33

Amigão, serra e luvas, só se for aqueles de marceneiros que a ponta do dedo fica descoberta, tenho um par das da Irwin, mas só as uso para pegar mdf de um lugar para outro, sigo uma regra básica que até hoje funcionou perfeitamente, mãos afastadas no mínimo 1 palmo do disco, usar "empurra pau" dos mais diversos modelos de acordo com a função de cada um (logo mais vou fotografar uns que tenho aqui), nunca, mas nunca mesmo, cordões, pulseiras, mangas compridas ou estopa nem perto da bancada de serra quanto do disco. Protetor auricular, óculos e mascara contra poeira também são primordiais. E um item que já quase me acidentei por descumprir,quando se está serrando, atenção total a operação, não desvie o olhar um segundo sequer do corte, se aparecer alguém para falar com vc, faça de conta que não tem ninguém ali, dê sinal para que espere vc terminar o corte
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 12 Set 2016 08:27

Concordo plenamente com o Guido.
Atenção é primordial, pensar no que vai fazer
antes de ligar a serra também é importante.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 12 Set 2016 08:29

Uns pequenos conselhos:

Use sempre esta regra: mãos a 8 centímetros ou mais da ferramenta cortante, vale para qualquer máquina, menos a tico-tico de bancada, onde se pode até encostar o dedo na lamina sem muitos problemas.
Faça diversos empurradores, veja os meus.
Nunca, mas nunca mesmo corte chapas cuja largura seja maior do que a linha que vai cortar sem utilizar um trenó.
Espere sempre a lamina parar para pegar a peça cortada.

IMG_1371.jpg
IMG_1371.jpg (55.73 KiB) Exibido 3246 vezes
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 12 Set 2016 10:10

De tudo que li, o que mais me chocou foi isto:
anselmo_56 escreveu:...se a máquina tivesse um protetor de serra não teria acontecido.
Como uma empresa deixa uma máquina funcionar sem as proteções normais?

Pra um hobbysta, vá lá que abuse da sorte, seja para um conforto ilusório ou mesmo para uma tarefa específica (não dá pra abrir um rasgo numa serra usando o facão ou a carenagem sobre o disco).
Mas uma empresa não poderia permitir isso (não importando quem retirou as peças, se o operador ou a empresa) inclusive (mas não apenas) por causa dos prejuízos consequentes de um acidente (perda do funcionário, despesas médicas, indenizações trabalhistas, sem mencionar os prejuízos psicológicos no acidentado e no resto do pessoal).

Torço por sua completa recuperação, Anselmo.

Sobre EPIs, temos alguma coisa aqui:

Protetor auditivo: viewtopic.php?f=18&t=3169
Óculos de proteção com grau: viewtopic.php?f=18&t=3184
Luvas: viewtopic.php?f=18&t=3170&p=33147
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 13 Set 2016 17:55

Anselmo, veja este site: http://pt.slideshare.net/slideadg/segur ... a-circular

tem bastante informações inclusive existe uma NR para uso de serras, se a empresa não estava seguindo esta passível de punições.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton

Voltar para “Dúvidas e Dicas”