Acabei de postar as fotos!!
Um dia, por preguiça de armar o circo, limpei qualquer coisa usando vinagre. Me arrependi muito de ter gasto tanta energia elétrica nas outras peças, sem falar da sujeira, no risco de curto-circuito...
Branco, Eu ate conheço o uso dos ácidos, porém, com a eletrólise consigo ter total controle sobre o processo, em algumas peças mais delicadas, isso faz toda diferença. Outro ponto importante é que alguns ácidos acrescentam um tom acinzentado as peças, e eu já tive algumas peças que para recuperar a cor do metal, após usar ácido, tive de fazer todo o processo de lixamento.
Mas....sim, aconselho usar ácidos em peças que não exigem este controle e que após também serão pintadas.
Massas e discos de polimento adequados fazem milagres com os metais.
Onde você comprou?
Comprei aqui: casapolidor.com.br
Me pareceu o melhor custo benefício e quem me atendeu demonstrou saber bem o que estava vendendo. As massas e os discos ainda não chegaram.
Quanto ao uso propriamente, abrir furos com pua, fica-me a impressao o custo em materiais, tempo e trabalho — sem mencionar a nada corriqueira tecnica de afiar esses implementos que dependem pesadamente de uma boa afiacao para funcionar a contento
Paulo, sua colocação, faz total sentido se entrarmos na ótica custo/benefício, afinal, melhor mesmo seria comprar uma furadeira elétrica.
Porém, em minha ótica, não acrescento o tempo nem o trabalho (por serem relativos). Quanto ao material, eu gastei: uma fonte velha de um telefone sem fio, dois pedaços de fio, um balde velho que a patroa me doou e uma escova de aço de R$ 16 reais, custo total: R$ 16,00 (acho difícil comprar 20 puas por este valor).
Mas...mesmo que eu levasse em conta o tempo/trabalho/custo, ainda assim, prefiro o silêncio das ferramentas DESPLUGADAS, e isso, por si só, já justificaria.
somado `a diversidade e ao preco acessivel das pecas novas
Preço acessível, até poderia também ser relativo, mas...nesse caso não é não, tens ideia do valor uma única pua? menos que R$ 10,00 não é,então, lá se iam meus R$200 (e a esposa me arrancava os...cabelos).
Mesmo sob uma otica de protecao ao meio ambiente, me parece a inescapavel contaminacao produzida pelos tantos agentes poluentes envolvidos direta e/ou indiretamente no processo nao o recomenda.
Este quesito nem vou me adentrar, pois, se trata de um assunto que demanda muito conhecimento e sou leigo para te afirmar que o processo de produção de uma pua nova demandaria muito mais desgaste ambiental.
Eu já sou mais preguiçoso, faço jateamento com
microesferas de vidro e passo óleo corrosionX.
Um dia ainda quero ter um, assim que sair dessa gaiola de apartamento huahuahuhaua....Mas...como já disse, o jato de areia vai trabalhar a superfície do material de forma bem diferente da eletrólise ou dos ácidos. Mas...É uma alternativa fantástica( cara[máquina] e perigosa).
algo que percebi mesmo após passar a escovinha foi de algumas manchas escuras continuaram nas puas, acredito que a dure que as massas sejam mais abrasivas que minha escovinha de aço e elas logo sumirão.
É isso amigos, vamos conversando.