Restaurando ferros de pua - O poder de um esmeril manual - COM FOTOS

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
vitorprado

Restaurando ferros de pua - O poder de um esmeril manual - COM FOTOS

Mensagempor vitorprado » 15 Mai 2016 16:00

Boa tarde, Nobres amigos.

Resolvi restaurar alguns ferros de pua que eu tinha aqui.

São ferros fantásticos, da wirvin, alemãs e até uma japonesa.

Primeiro passo foi retirar a ferrugem, isso eu resolvi por eletrólise (com um carregadorZINHO de 9v).

Após retirar a ferrugem, vocês vão perceber que ainda assim os ferros ficaram pretos.

Foi a hora de entrar em ação meu bom e velho esmeril Manual (assim que restaurar ele também, posto aqui mais detalhes dele).

O esmeril tinha um rebolo de pedra, então, comprei uma escova de aço circular, baratinha, e adivinhem? Funcionou muito bem.

Então, foi só ter paciência e ressuscitar aos ferros.
Apesar do trabalho, foi extremamente prazeroso ver cada uma ressurgindo, ainda mais quando se sabe o trabalho artesanal que era fazer uma peça dessas.

Pois bem, ainda falta a finalização, onde estas manchas e pontos escuros serão retirados no polimento com massas abrasivas e o brilho também com massa e um disco de lã.

Posto aqui quando as massas chegarem e eu terminar o polimento. Por hora, com o material utilizado e o custo da operação, o resultado até agora foi extremamente positivo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço!
Editado pela última vez por vitorprado em 16 Mai 2016 10:24, em um total de 4 vezes.
Branco Leone
Contato:

Re: Restaurando ferros de pua - O poder de um esmeril manual

Mensagempor Branco Leone » 16 Mai 2016 07:22

vitorprado escreveu:Primeiro passo foi retirar a ferrugem, isso eu resolvi por eletrólise (com um carregadorZINHO de 9v)...
Vitor,
eu também usava a eletrólise sempre que aparecia qualquer coisa enferrujada pra limpar. Usei muito, ainda tenho preparado todo o aparato, com um balde próprio, as barras de ferro, fiação já ligada, fonte de computador "mexida" pra ficar mais adequada.
Fui um entusiasta do sistema, tirei toda a ferrugem da minha serra Acerbi (muita ferrugem em muito material), prova de que gostava mesmo.
Um dia, por preguiça de armar o circo, limpei qualquer coisa usando vinagre. Me arrependi muito de ter gasto tanta energia elétrica nas outras peças, sem falar da sujeira, no risco de curto-circuito...
Embrulhei o aparato e encostei, nunca mais usei.
E olha que ainda não experimentei o ácido cítrico ou o muriático, que garantem ser mais rápidos e eficazes que o vinagre.

vitorprado escreveu:Foi a hora de entrar em ação meu bom e velho esmeril Manual (...) comprei uma escova de aço circular...
Pois é, se é pra terminar o acabamento retirando o óxido que ainda fica na peça, prefiro usar o ácido, que faz menos bagunça e me parece ser tão eficaz quanto a eletrólise.

vitorprado escreveu:...estas manchas e pontos escuros serão retirados no polimento com massas abrasivas e o brilho também com massa e um disco de lã.
ESSE sim, é um ótimo investimento. Massas e discos de polimento adequados fazem milagres com os metais.
Onde você comprou?

Estou curioso pra ver as fotos.
Editado pela última vez por Branco Leone em 16 Mai 2016 08:01, em um total de 1 vez.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 16 Mai 2016 07:48

Eu já sou mais preguiçoso, faço jateamento com
microesferas de vidro e passo óleo corrosionX.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 16 Mai 2016 07:55

Nao discuto o merito de restaurar/renovar ferramentas e/ou acessorios como atividade ocupacional. E' coisa de gosto, e discutir gosto...

Quanto ao uso propriamente, abrir furos com pua, fica-me a impressao o custo em materiais, tempo e trabalho — sem mencionar a nada corriqueira tecnica de afiar esses implementos que dependem pesadamente de uma boa afiacao para funcionar a contento — somado `a diversidade e ao preco acessivel das pecas novas, simplesmente nao compensa. Mesmo sob uma otica de protecao ao meio ambiente, me parece a inescapavel contaminacao produzida pelos tantos agentes poluentes envolvidos direta e/ou indiretamente no processo nao o recomenda.

Minha como sempre mui desconsideravel opiniao, sujeita a chuva, trovoadas e eventuais tornados...
vitorprado

Mensagempor vitorprado » 16 Mai 2016 09:35

Acabei de postar as fotos!!

Um dia, por preguiça de armar o circo, limpei qualquer coisa usando vinagre. Me arrependi muito de ter gasto tanta energia elétrica nas outras peças, sem falar da sujeira, no risco de curto-circuito...

Branco, Eu ate conheço o uso dos ácidos, porém, com a eletrólise consigo ter total controle sobre o processo, em algumas peças mais delicadas, isso faz toda diferença. Outro ponto importante é que alguns ácidos acrescentam um tom acinzentado as peças, e eu já tive algumas peças que para recuperar a cor do metal, após usar ácido, tive de fazer todo o processo de lixamento.
Mas....sim, aconselho usar ácidos em peças que não exigem este controle e que após também serão pintadas.

Massas e discos de polimento adequados fazem milagres com os metais.
Onde você comprou?

Comprei aqui: casapolidor.com.br

Me pareceu o melhor custo benefício e quem me atendeu demonstrou saber bem o que estava vendendo. As massas e os discos ainda não chegaram.

Quanto ao uso propriamente, abrir furos com pua, fica-me a impressao o custo em materiais, tempo e trabalho — sem mencionar a nada corriqueira tecnica de afiar esses implementos que dependem pesadamente de uma boa afiacao para funcionar a contento

Paulo, sua colocação, faz total sentido se entrarmos na ótica custo/benefício, afinal, melhor mesmo seria comprar uma furadeira elétrica.
Porém, em minha ótica, não acrescento o tempo nem o trabalho (por serem relativos). Quanto ao material, eu gastei: uma fonte velha de um telefone sem fio, dois pedaços de fio, um balde velho que a patroa me doou e uma escova de aço de R$ 16 reais, custo total: R$ 16,00 (acho difícil comprar 20 puas por este valor).

Mas...mesmo que eu levasse em conta o tempo/trabalho/custo, ainda assim, prefiro o silêncio das ferramentas DESPLUGADAS, e isso, por si só, já justificaria.
somado `a diversidade e ao preco acessivel das pecas novas
Preço acessível, até poderia também ser relativo, mas...nesse caso não é não, tens ideia do valor uma única pua? menos que R$ 10,00 não é,então, lá se iam meus R$200 (e a esposa me arrancava os...cabelos).

Mesmo sob uma otica de protecao ao meio ambiente, me parece a inescapavel contaminacao produzida pelos tantos agentes poluentes envolvidos direta e/ou indiretamente no processo nao o recomenda.
Este quesito nem vou me adentrar, pois, se trata de um assunto que demanda muito conhecimento e sou leigo para te afirmar que o processo de produção de uma pua nova demandaria muito mais desgaste ambiental.

Eu já sou mais preguiçoso, faço jateamento com
microesferas de vidro e passo óleo corrosionX.

Um dia ainda quero ter um, assim que sair dessa gaiola de apartamento huahuahuhaua....Mas...como já disse, o jato de areia vai trabalhar a superfície do material de forma bem diferente da eletrólise ou dos ácidos. Mas...É uma alternativa fantástica( cara[máquina] e perigosa).

algo que percebi mesmo após passar a escovinha foi de algumas manchas escuras continuaram nas puas, acredito que a dure que as massas sejam mais abrasivas que minha escovinha de aço e elas logo sumirão.

É isso amigos, vamos conversando.
Editado pela última vez por vitorprado em 16 Mai 2016 10:22, em um total de 1 vez.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 16 Mai 2016 09:53

provavelmente as imagens ultrapassam o tamanho permitido.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Mai 2016 10:03

vitorprado escreveu:Não estou conseguindo publicar as imagens...

Imagem Imagem Imagem Imagem

Vitor,
primeiro, o endereço tem que ser de uma imagem, não de uma página que a contém. No caso do Imgur, basta adicionar um ".jpg" ao final dos seus endereços.
Se as imagens foram upadas muito grandes, o Imgur permite uma saída: adicione um L (maiúsculo ou minúsculo) no fim do nome da imagem (logo antes do ".jpg") e a imagem será redimensionada para um tamanho que o fórum aceita, o "Large Thumbnail".
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
vitorprado

Mensagempor vitorprado » 16 Mai 2016 10:21

Opa opa opa, era o tamanho das imagens....Tudo resolvido!!!
Roger Luiz

Re: Restaurando ferros de pua - O poder de um esmeril manual - COM FOTOS

Mensagempor Roger Luiz » 16 Mai 2016 10:43

OLha, bacana, ferramenta velha é coisa bonita, mas se eu fosse você não poliria com massa, EU EU EU acho que fica bonita com esse brilho meio "apeluciado" da escova de metal, e outra, se chegar a dar uma ferrugenzinha, taca na escova de metal de novo.

Agora, o show à parte fica por conta desse esmerilzinho !
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
cosme
Contato:

Re: Restaurando ferros de pua - O poder de um esmeril manual - COM FOTOS

Mensagempor cosme » 16 Mai 2016 19:41

Que legal Vitor, belo trabalho.
O seu esmeril parece bem conservado. Tentei arrematar um logo antes da pausa com a marcenaria mas não obtive sucesso.
Na verdade as minhas aplicações de cítrico pedem limpeza após o processo. Costumo usar uma esponja abrasiva com água e sabão: funciona a contento.
Com relação ao apartamento: agradeça por ter um espaço para trabalhar, Por aqui estou há a quase 2 meses sem praticar marcenaria justamente por isso.

O povo vai gostar de ver um tópico com as puas em ação.

[]s
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Dúvidas e Dicas”