Ainda tem espaço? -> Furadeira Manual de Bancada

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
vitorprado

Ainda tem espaço? -> Furadeira Manual de Bancada

Mensagempor vitorprado » 13 Abr 2016 01:00

Boa noite, meus nobres Amigos!

Venho provocar as opiniões de vossas excelências , vejam:

Sou avesso à barulho, adoro ferramentas manuais e compulsivamente apaixonado por PUAS (não, o corretor não errou), rsrsrr....

Bem, estou negociando esta pequena monstrinha (fotos em anexo), é uma bruta furadeira de bancada manual com duas velocidades.

Eu até consigo fazer furos razoavelmente em 90graus com o arco de pua, mas..bem sabemos o quanto uma furadeira de bancada as vezes faz falta.

Pois bem, seguem minhas questões:

1 - Alguém já teve alguma experiência com uma furadeira dessas? Qual foi sua experiência?

2 - Alguém pode dar opinião, mesmo que teórica?

3 - Na prática, você pode listar quais as aplicações práticas de uma furadeira de bancada na marcenaria?

Obrigado, novamente pelas respostas!!!
Anexos
57b1fa9f-4ed9-4e92-9c7f-641ab0cf2dfa.jpeg
57b1fa9f-4ed9-4e92-9c7f-641ab0cf2dfa.jpeg (18.51 KiB) Exibido 1767 vezes
e98d5170-0562-4488-9246-fddcd6125a00.jpeg
e98d5170-0562-4488-9246-fddcd6125a00.jpeg (16.99 KiB) Exibido 1767 vezes
Pedro Fritsch

Re: Ainda tem espaço? -> Furadeira Manual de Bancada

Mensagempor Pedro Fritsch » 13 Abr 2016 08:07

Que jóia é essa? Nunca tinha visto.
A furadeira em uma marcenaria é essencial, principalmente
para furos de dobradiças (26 e 35mm).
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 13 Abr 2016 08:22

vitorprado escreveu:...compulsivamente apaixonado por PUAS (não, o corretor não errou), rsrsrr....
Não sei qual das duas possibilidades dá mais despesa... :lol:

vitorprado escreveu:...estou negociando esta pequena monstrinha (fotos em anexo), é uma bruta furadeira de bancada manual com duas velocidades.
Não me pareceu tão monstrinha assim. Quanto mede/pesa?

vitorprado escreveu:1 - Alguém já teve alguma experiência com uma furadeira dessas? Qual foi sua experiência?
Tenho uma versão "portátil", sem coluna. Também tem duas velocidades. É interessante por ser manual (ou "semi-manual") e por ter uma "sapata" onde se pode apoiar o corpo para fazer peso. Uso pouco, mas funcionou bem quando usei.

vitorprado escreveu:2 - Alguém pode dar opinião, mesmo que teórica?
Acho que nessa sua, a eficiência depende de como se faz o peso para o furo. Olhando as fotos, não entendi como isso é feito.

vitorprado escreveu:3 - Na prática, você pode listar quais as aplicações práticas de uma furadeira de bancada na marcenaria?
Basicamente, furos em ângulos mais precisos. No entanto, uma furadeira de coluna (elétrica ou manual) não serve para qualquer furo (no meio de uma prancha, por exemplo).

Acho que, conforme o preço, vale a aquisição pela peça exótica e antiga. Na prática, sempre terá utilidade, mas nunca dispensará os serviços de uma boa PUA. 8-)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 13 Abr 2016 10:33

Nossa, vi uma destas no Ferro velho ontem, mas faltava a manivela..

Leone creio eu que para baixar o eixo é naquela roda maior encima que vc vai girando e vai descendo..
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
vitorprado

Mensagempor vitorprado » 13 Abr 2016 10:42

[quote="Adenilson"
Leone creio eu que para baixar o eixo é naquela roda maior encima que vc vai girando e vai descendo..[/quote]

Amigos, segundo informações do proprietário o eixo vai baixando automaticamente enquanto você vai giranndo a manivela.

Ela é polonesa.

Vamos aguardar os próximos amigos rsrsrs...

Abração!
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 13 Abr 2016 10:45

humm, eu imaginei que fosse naquela bolacha que vai encima... para que serve ela então???

vitorprado

Mensagempor vitorprado » 13 Abr 2016 13:29

Adenilson escreveu:humm, eu imaginei que fosse naquela bolacha que vai encima... para que serve ela então???

Eu suponho que deva ser como uma polia, para acoplar um correia e ligar num motor? Rsrsrs...

Vamos lá, tenho até sexta para dar meu PARECER ao dono.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 13 Abr 2016 13:47

Aquela estrovenga na parte superior, deve ser o "volante do motor humano". Tal como nos motores a combustão, deve servir para incrementar a inércia do conjunto. Depois de embalar, fica mais fácil ... :mrgreen:

(nos veículos automotores, até onde sei, o volante (ou volantes) evita(m) redução demasiada de RPM ao aliviar o pé no acelerador)

Acho, afinal pode ser apenas um porta-copo. :? :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 13 Abr 2016 14:00

jedi.wood escreveu:Aquela estrovenga na parte superior, deve ser o "volante do motor humano". Tal como nos motores a combustão, deve servir para incrementar a inércia do conjunto. Depois de embalar, fica mais fácil ... :mrgreen:

(nos veículos automotores, até onde sei, o volante (ou volantes) evita(m) redução demasiada de RPM ao aliviar o pé no acelerador)

Acho, afinal pode ser apenas um porta-copo. :? :lol:

hummmm acho que entendi... (a parte do porta copos.. kkkk).

Falando sério, é como se fosse um balanço auxiliando no giro. para dar velocidade depois de sair da inercia... Boa, realmente faz sentido. A mecanica e seus segredos...

cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 13 Abr 2016 17:17

Uma bela ferramenta. O estado me parece muito bom!
Se um dia eu tiver a oportunidade, creio que arremataria uma para mim sem pensar muito.
No começo eu achava essencial uma furadeira de bancada. Na verdade tudo gira conforme o teu contexto. No cenário da marcenaria desplugada, furos precisos com relação ao esquadro, é algo no mínimo pouco usual.
Eu acho que vale à pena, mas certamente vejo como uma ferramenta bem específica. Para a maioria dos casos um arco de pua vai resolver o mesmo problema com mais versatilidade. Um bom exemplo é a colocação feita pelo Branco, de se realizar um furo longe da borda da aresta.

Acredito que não seja necessário qualquer pressão na ferramenta, aliás, ainda não vi furadeira manual de bancada com esta possível interação.
Ressalto que pressionar o arco de pua não é necessariamente a melhor coisa a se fazer. Principalmente quando se opera em madeira macia e o acabamento da borda do furo é algo importante.
A resistência vai variar muito conforme a densidade da madeira, a afiação da broca (sim! em furadeira elétricas não é tão sensível se notar isso, mas nas desplugadas é muito. Faz muita diferença um broca extremamente afiada) e se há pré-furo ou não. Claro, pressionar o arco ajuda, mas... pode atrapalhar também e até mesmo rachar a peça se o furo for perto da borda e em uma peça de pouca espessura. (Isso inclusive já aconteceu comigo)
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Dúvidas e Dicas”