Garlopa ou Plaina Manual em ferro? - Para os Desplugados

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
vitorprado

Garlopa ou Plaina Manual em ferro? - Para os Desplugados

Mensagempor vitorprado » 29 Mar 2016 10:46

Bom dia, meus nobres amigos.

Bem, vendo dezenas e dezenas de tópicos e videos sobre como desempenar , aplainar e afins....

Vendo também toda as técnicas, firulas e os altos investimentos em plainas que me parecem mais (comparativamente) um ROLEX, levanto a seguinte questão:

As GARLOPAS ainda possuem lugar na bancada de quem pratica a Marcenaria Desplugada, ou já foram superadas por estas "modernas"plainas?

https://ca.wikipedia.org/wiki/Garlopa#/ ... Rubank.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=kmki61oDAB0

PS: Aqui no Rio Grande e em Santa Catarina ainda encontro dezenas dessas plainas e ótimo estado de conservação.

A peteca está levantada!!!!!
Pedro Fritsch

Re: Garlopa ou Plaina Manual em ferro? - Para os Desplugados

Mensagempor Pedro Fritsch » 29 Mar 2016 11:25

Sem dúvida a galopa é muito mais eficiente que as plainas pequenas,
a base mais comprida vai dar o desempenamento, além do peso dela
ajudar bastante.
Eu não uso, mas tenho uma guardada que meu pai fez,(tem mais de 60 anos)
foi colocado uma lâmina de aço inox na base pra não desgastar.
Raramente uso uma plaina manual, tenho algumas guardadas, mostro mas
não deixo ninguém usar.....
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 29 Mar 2016 12:26

Se não me engano o Darta tem uma coleção invejável delas também
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 29 Mar 2016 18:20

fguido escreveu:Se não me engano o Darta tem uma coleção invejável delas também

Opa! Se engana sim! Eu má lê porcamente tenho uma plaina peba número 5 e cada vez que olho para ela, ala me diz " você não sabe me usa, você não sabe me usar, ho DARTA não"
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 29 Mar 2016 18:29

Dartadf escreveu:
fguido escreveu:Se não me engano o Darta tem uma coleção invejável delas também

Opa! Se engana sim! Eu má lê porcamente tenho uma plaina peba número 5 e cada vez que olho para ela, ala me diz " você não sabe me usa, você não sabe me usar, ho DARTA não"

Ops então errei grandemente infelizmente amigão, mas lembro que alguém aqui por essas paragens já postou uma coleção que eu fiquei babando no teclado quando vi, alguém lembra quem foi?
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Dartadf
Contato:

Mensagempor Dartadf » 29 Mar 2016 19:06

Acho que encontrei, também lembrava de alguém com uma fantástica coleção de plainas, acho que vc estava pensando neste tópico do Luis Dubal,
viewtopic.php?f=37&t=2414
Abraços Darta.

É fazendo Mer... Que se aduba a vida!
http://dartadf.blogspot.com.br/
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 30 Mar 2016 07:10

isso, isso, isso,

meu cérebro associou Darta com Durbal

valeu amigão, e diga-se de passagem, uma linda coleção, digna de inveja no bom sentido da coisa (se é que pode-se considerar bom sentido na inveja, hehe)
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 30 Mar 2016 08:45

Se plainas de madeira tem uso para quem pratica marcenaria desplugada, vitorprado?
Essa e' uma das raras perguntas que permite uma resposta absoluta: tem sim, sem a menor duvida. E' so olhar os videos de Mr. Roy Underhill — pioneiro na proposicao de retorno `a marcenaria desplugada, decano e mais afamado de seus praticantes — para comprovar. Sem falar de inumeros videos de tantos outros praticantes que as usam e no aumento consistente e progressivo de anuncios de fabricantes de plainas de madeira no mundo anglofono.

Agora... o que e' melhor? Plaina de madeira ou plaina de metal?
Ja essa e' uma daquelas perguntas que nao tem resposta. O que tem, e muitos, sao argumentos, opinioes e discussoes pro e contra cobrindo todo o espectro, do comedido ao fanatico, do cetico ao proselito. O fato e': ambas funcionam. O resto e' mais gosto do que ciencia. Acho eu.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 31 Mar 2016 00:12

Do que sei garlopa é um termo indiferente ao material ser madeira ou metal.
Uso plainas de madeira há pouco tempo. O que percebi até o momento:
1) Funcionam tão bem quanto uma plaina de metal;
2) Produzem um acabamento mais refinado na superfície por causa do contato da sola em madeira. Lembra um pouco o resultado com polimento através das fitas plaina;
3) São bem mais leves, o que naturalmente é um ponto forte em algumas aplicações;
4) O ajuste da lâmina que não seja o lateral, exige prática para se ter alguma eficiência. O ajuste lateral na minha opinião é bem eficiente usando martelinho, seja em plaina de madeira ou metal;
5) São facilmente modeladas por causa do corpo em madeira. Recentemente fez toda a diferença ter uma plaina com fundo convexo para resolver uma demanda específica.

A "plaina moderna" na verdade é um conjunto de pequenas melhorias em cima de um modelo clássico.
Algumas melhorias realmente podem lhe entregar agilidade com relação a alguns procedimentos de ajuste.
É possível você obter a mesma qualidade com uma boa plaina antiga em estado de uso, uma plaina de madeira ou uma plaina premium (Veritas, Lie-Nielsen).
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Dúvidas e Dicas”