Escaleta para serra dado

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
Branco Leone
Contato:

Re: Escaleta para serra dado

Mensagempor Branco Leone » 23 Fev 2016 13:59

Neptuno escreveu:Ele fica brincando de equipar a oficina, como eu...

Mais ou menos, Pedrão... Mais ou menos...

A brincadeira até pode ser a mesma, a diferença são os brinquedos... :lol:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 24 Fev 2016 18:02

Branco Leone escreveu:
cosme escreveu:Isso me lembra a impressionante técnica do Wenzloff utilizando uma morsa e uma folha de papel para ter consistência no travamento dos dentes de um serrote.
Rola um link ou tá difícil, Cosme? :lol:

Tá ai: viewtopic.php?f=36&t=2923
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 25 Fev 2016 05:47

Valeu, Cosme!
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 29 Fev 2016 22:09

Branco: minha dúvida tem um pouco a ver com o assunto do post (DADO BLADE).
Nunca usei um. Quando precisava abrir rasgos na madeira, passava na serra várias vezes, até atingir a largura necessária, OU ENTÃO, colocava um calço entre o disco de serra e a porca de aperto. Ou seja, fazia a serra oscilar, aumentando a largura de corte.

O que eu queria saber é o quanto é seguro esse método de oscilação, qual é o limite, como calcular com margem de segurança.
Há um limite (inclinação da serra), ou é a vibração que limita a prática de oscilar a lâmina?
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 01 Mar 2016 07:57

ELCIO escreveu:Quando precisava abrir rasgos na madeira, passava na serra várias vezes, até atingir a largura necessária...
Já fiz isso também. Haja paciência!

ELCIO escreveu:...OU ENTÃO, colocava um calço entre o disco de serra e a porca de aperto. Ou seja, fazia a serra oscilar, aumentando a largura de corte.
Uma serra oscilante feita em casa? Já tenho medo das fabricadas, imagino isso!
Tem foto desse "acessório"?

ELCIO escreveu:O que eu queria saber é o quanto é seguro esse método de oscilação, qual é o limite, como calcular com margem de segurança.
Há um limite (inclinação da serra), ou é a vibração que limita a prática de oscilar a lâmina?
Elcio,
nunca usei dado oscilante. Quem eu conheço que a tenha usado foi o Carlos Lessa — um dos muitos sumidos do gdm —, que chegou a me oferecer uma de presente, pois tinha comprado, usado, e a detestou. E eu declinei da oferta.
Basicamente, existem dois tipos de dados: a estável e as oscilantes.
A estável é a que se chama "stacked" (empilhada), que todos conhecemos (à esquerda na imagem abaixo). São várias lâminas juntas (quase sempre duas lâminas completas limitando outras com apenas dois dentes); as oscilantes ('wobble") são de dois sub-tipos, com uma lâmina (no meio da imagem abaixo) ou com duas (à direita). A saber:

Imagem

Em termos de segurança, só posso falar do que usei, o tipo empilhado. Eu confio nela, mas tenho medo. Como a madeira sempre passa por cima da lâmina, encobrindo-a, a possibilidade de coice é bastante reduzida, se não eliminada. Mas o barulho que ela faz quando corta é amedrontador, principalmente em rasgos largos. Daí meu "respeito" por ela.
Quanto aos tipos oscilantes, o Carlos Lessa me disse que, além dos receios "normais", o sistema com apenas uma lâmina ainda provoca vibração da máquina por causa do desequilíbrio que isso provoca (o que nunca é saudável ou mesmo confortável).
Já o tipo oscilante de duas lâminas, só vi funcionando nos vídeos da série New Yankee Workshop. O cara tem uma dessas numa serra radial (aquela que parece com uma meia-esquadria com trilho superior), e me pareceu bem interessante.

Além da questão da segurança, há também outras duas questões a considerar no caso de uma escolha: acabamento do fundo do rasgo e reprodutibilidade do resultado.

Quanto a acabamento, meus discos "empilhados" deixam um resultado bem marcado, dá pra contar as lâminas que foram usadas no corte; a oscilante de um disco, segundo o Carlos Lessa, deixa o fundo levemente côncavo, o que, convenhamos, não é nada bom para rasgos que vão aparecer na lateral das peças; já a oscilante de duas lâminas deixa o fundo perfeito, plano e sem riscos.

Quanto à "reprodutibilidade" dos rasgos, no modelo empilhado, para se repetir um corte, basta usar a mesma combinação de discos; já nos dois modelos oscilantes, parece que é preciso um trabalho de ajustar-e-testar (sacrificando assim alguma madeira) até que se consiga um corte idêntico ao anterior.

Isso é o que sei sobre serras dado.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 01 Mar 2016 15:27

ELCIO escreveu:...OU ENTÃO, colocava um calço entre o disco de serra e a porca de aperto. Ou seja, fazia a serra oscilar, aumentando a largura de corte.
Uma serra oscilante feita em casa? Já tenho medo das fabricadas, imagino isso!
Tem foto desse "acessório"?

Branco, não tenho fotos, até porque, como disse acima, é uma gambiarra (que eu também nunca gostei).
Aliás, a circular que está em casa, veio da fábrica do meu irmão e estava com um calço desses "feito com um papelão muito fino, cerca de 1mm", para oscilar a serra.
Quando chegou em casa, joguei fora o papelão, pois nunca gostei muito do barulho que faz e também da vibração.
É que o assunto do tópico (dado), me lembrou do método "artesanal e gambiarrento" da terra brasilis.....
Mas com sua resposta, aprendi bastante sobre o tema.
Obrigado.

Voltar para “Dúvidas e Dicas”