Escaleta para serra dado

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
Branco Leone
Contato:

Escaleta para serra dado

Mensagempor Branco Leone » 22 Fev 2016 09:44

Uma dica boba, mas que pode ajudar: um acessório que facilita o uso das lâminas dado, a que chamei de "escaleta".

Imagem

É apenas um sarrafo com todas as possibilidades de rasgo que o kit de lâminas consegue abrir.

Dentro dos rasgos (sempre que possível, pois alguns são bem estreitos), escrevo a combinação de lâminas que usei para obtê-lo; ao lado do rasgo, sua largura em milímetros.

Para fazer a escaleta, não usei os espaçadores de papel que vieram com o kit de lâminas, mas considero que é possível aumentar a largura de qualquer rasgo em até 0,1 mm.

E dia desses pretendo fazer uns zero-clearences para dados, não contemplando todas as larguras possíveis (haja material e paciência), mas pelo menos uns três, para grupos de larguras diferentes (as três menores, as quatro intermediárias e as três maiores).

Dica dada.

Em tempo: o sarrafo envergou depois que abri os rasgos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Re: Escaleta para serra dado

Mensagempor cosme » 22 Fev 2016 09:51

Branco Leone escreveu:Em tempo: o sarrafo envergou depois que abri os rasgos.

Tensionamento interno excessivo?
Madeira ainda molhada?

É o que me ocorre.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Fev 2016 10:16

Branco Leone escreveu:E dia desses pretendo fazer uns zero-clearences para dados, não contemplando todas as larguras possíveis (haja material e paciência), mas pelo menos uns três, para grupos de larguras diferentes (as três menores, as quatro intermediárias e as três maiores).

Desde que a peca a ser cortada seja algo mais longa do que o diametro da serra (ou seja, o comprimento do buraco), para um zero clearance a ser utilizado com dado blade set tanto faz a largura, importa e' que do lado da guia o espaco entre a lamina e o apoio seja minimo.

Acho eu.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 22 Fev 2016 12:05

cosme escreveu:Tensionamento interno excessivo?
Madeira ainda molhada?

Eu fico com a primeira alternativa porque a segunda não é possível: essa madeira tem mais de dez anos de comprada.

paulobro escreveu:...para um zero clearance a ser utilizado com dado blade set tanto faz a largura, importa e' que do lado da guia o espaco entre a lamina e o apoio seja minimo.
Acho eu.

Paulo,
eu sou meio cagão com serras e fresas. No caso da dado, a única coisa que me faz trabalhar um pouco menos apreensivo do que com uma serra convencional é o fato de ela ficar escondida por baixo da peça. Por outro lado, o barulho que ela faz quando corta me garante que coisa boa não está acontecendo lá por baixo.
Eu só entro com uma peça numa dado se ela ficar o tempo todo apoiada dos dois lados do vão do plate (que é bem grande na minha serra, uma Ridgid).
Já cheguei a fazer os rasgos em peças maiores do que precisava, aparando-as depois no formato pretendido (bom desperdício de madeira) só pra não ter que andar com a peça "suspensa" sobre o vão.
Posso até não fazer muitos zero clearences, mas não escapo de pelo menos um com o rasgo mais largo.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Fev 2016 12:58

Taí uma coisa que nunca pensei em fazer mas extremamente útil no meu caso que hora faço rasgos para gavetas, hora faço rasgo para fundos de armário e esses rasgos variam de 2, 6, 9 e 15 mm.

Gostei da idéia e vou copiar.
Valeu.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 22 Fev 2016 17:54

fguido escreveu:Gostei da idéia e vou copiar.
Valeu.
Pra quem trabalha com placas, principalmente de compensado (que vêm sempre na mesma medida mas... quem sabe?), essa escaleta deve ser útil principalmente para saber se a placa vai entrar justa ou folgada no rasgo, ou se será necessário dar uma compensada com os disquinhos de papel.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 22 Fev 2016 19:37

Branco, legal esse padrão. Realmente parece uma escaleta, com a vantagem de não ter baba. :lol:

Quanto aos disquinhos, seriam shims ? É isso ?
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Fev 2016 19:59

jedi.wood escreveu:Quanto aos disquinhos, seriam shims ? É isso ?

Shims de papel. Isso me lembra a impressionante técnica do Wenzloff utilizando uma morsa e uma folha de papel para ter consistência no travamento dos dentes de um serrote. A ideia basicamente é: papel não deforma significativamente.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 23 Fev 2016 05:33

jedi.wood escreveu:Realmente parece uma escaleta, com a vantagem de não ter baba.
Isso até eu instalar um bico pra soprar nela. Aguarde.

jedi.wood escreveu:Quanto aos disquinhos, seriam shims ? É isso ?
Sei não siô.

cosme escreveu:Isso me lembra a impressionante técnica do Wenzloff utilizando uma morsa e uma folha de papel para ter consistência no travamento dos dentes de um serrote.
Rola um link ou tá difícil, Cosme? :lol:

cosme escreveu:A ideia basicamente é: papel não deforma significativamente.
É essa característica que garante a impressão do papel a várias cores.

Aliás, falando em impressão, no tempo em que as gráficas trabalhavam com mais de quatro ou cinco papéis (como acontece hoje com as gráficas digitais), os produtores gráficos (eu incluído nessa corja) recebiam catálogos dos fabricantes com centenas de tipos de papel em dezenas de gramaturas diferentes. Ainda tenho aqui um deles, acho que da Suzano Feffer, em formato carta, com folhas que vão das 45 às 450 g/m2.
Vai tudo virar disquinho pra dado.
Que mané "shims"! :lol:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 23 Fev 2016 11:09

Ele fica brincando de equipar a oficina, como eu...
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!

Voltar para “Dúvidas e Dicas”