Barriletes para bancadas

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
Formaggio

Barriletes para bancadas

Mensagempor Formaggio » 02 Jul 2015 14:45

Prezados,
Alguém pode me informar quais as medidas dos barriletes para bancada, tenho um amigo que pode fazer alguns e preciso das medidas. Penso em fazer em aço ABNT 1/2" só faltam as medidas do restante.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
sergioln

Re: Barriletes para bancadas

Mensagempor sergioln » 02 Jul 2015 16:29

Esta informa;áo muito me interessa também.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 02 Jul 2015 16:55

Traduzindo a galope de um artigo que encontrei, as informacoes basicas sao as seguintes:

A barra deve ter um diametro 1/8 de polegada menor do que o furo onde vai ser usada.

Para o comprimento, multiplicar a distancia que desejar a ferramenta alcance por 1,5, somar a espessura da bancada e somar a espessura maxima do que vai querer sujeitar, mais uma meia duzia de centimetros em nome do Murphy.

O material mais indicado e' aco doce ou ferro forjado ductil. Deve ter flexibilidade, nao ser muito duro, nem muito mole. Nao use aco inox (muito mole, se deforma com facilidade) nem ferro fundido (muito duro, nao flete mas quebra com facilidade).

Geometria:
Imagem

A geometria, embora aparentemente simples, consta ser critica, nada facil de executar adequadamente.

O acabamento final deve ser bem aspero, para facilitar a peca se fixe no furo.

Em tempo:

Se nao acertar de primeira, nao desanime. Vale lembrar a Gramercy construiu varios prototipos e levou mais de ano para chegar ao modelo final que comercializa.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 02 Jul 2015 20:35

Alguem sabe onde encontrar esses barrilhetes para comprar no mercado nacional? Só encontro nos "estrangeiro". :(

Emerson
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 03 Jul 2015 07:27

Pessoal, muito obrigado pelas informações.

Tenho uma barra de aço 1/2" 1040, vou fazer alguns testes e com certeza vai sobrar, mas, como vou pagar para fazer assim que terminar posto as informações e se possível dependendo das condições ofereço alguns.
Vamos aos estudos.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 04 Jul 2015 16:52

com os dados técnicos que o Paulo forneceu, acho que uma forja, uma bigorna e um martelo é o que se precisa para fazer uma série desses, coisa que ando me coçando a mais de ano para fazer, quem sabe uma hora dessas.....
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
sergioln

Mensagempor sergioln » 05 Jul 2015 21:49

Obrigado Paulo pelas dicas. fguido, já tenho " as tralhas" aqui, me falta tempo.

Bração.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 06 Jul 2015 08:05

Se interessar, alem do modelo 'dobrado' ou 'torcido' criado pela Gramercy e previamente mencionado, ha o modelo classico ingles, de perfil baixo, inteiramente forjado em ferro ductil — como por exemplo o da Lie-Nielsen:

1-holdfast.jpg
1-holdfast.jpg (14.53 KiB) Exibido 2096 vezes
1-holdfast-1.jpg
1-holdfast-1.jpg (45.78 KiB) Exibido 2096 vezes

As medidas:
Alcance - 18,5 cm
Comprimento da lanca - 33 cm
Diametro da lanca - 5/8" (para usar em furos de 3/4")
sergioln

Mensagempor sergioln » 06 Jul 2015 08:48

Obrigado pela informação Paulo, vou guardar todas, assim que tiver condições vou "tentar" forjar um destes, se bem que preciso antes acabar minha bancada. :chores-chopwood:

Bração.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 06 Jul 2015 09:11

Estou há algum tempo tentando adquirir um ou dois pares; mas o frete ... :roll: de qualquer forma, como surgiu uma oportunidade tive de descobrir como :twisted:s chamam isso lá na Alemanha: encontrei como "Niederhalter, Ausladung".

Tão importante quanto a ferramenta, é saber suas diferentes designações. Caso interesse alguém:

http://blog.lostartpress.com/2014/03/01/how-do-you-say-holdfast/

[]
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:

Voltar para “Dúvidas e Dicas”