Dúvida de madeira para macete

Pergunte o que gostaria de saber, ensine os truques e manhas que você sabe
hudsoncr

Dúvida de madeira para macete

Mensagempor hudsoncr » 04 Ago 2017 11:22

Bom dia.
Estou começando na área da marcenaria e ainda tenho muitas dúvidas em relação a durabilidade das madeiras.
Quero fazer uns dois macetes de madeira para mim e estou com dúvida da madeira que posso utilizar.
Tenho pedaços de viga de Cambará e pensei em usar ela. Aguenta?
Ou qual outra madeira que é boa?
Vlw
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Neptuno

Re: Dúvida de madeira para macete

Mensagempor Neptuno » 06 Ago 2017 10:33

Difícil mas boa pergunta. Já tentei diversas. Não conheço cambará, mas procure uma madeira densa, 0,8 pra cima, ela também deve ter grãos curtos. Bons exemplos seriam Jatobá e Muiracatiara, mencionando duas espécies das quais ainda se conseguem pedaços. Outra opção seria impregnar a madeira com epóxi. Mas isso requer muita técnica e uma câmara de vácuo; eu sei como fazer, mas nunca o fiz.

Estes aqui são vendidos impregnados, eu tenho um e é fantástico:

https://bluesprucetoolworks.com/products/round-mallet
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 06 Ago 2017 19:09

:text-welcomewave: Seja bem-vindo, hudsoncr. :text-welcomewave:

DSC07337.jpg
DSC07337.jpg (240.09 KiB) Exibido 93 vezes

Macetes, ou malhos, sao ferramentas divertidas de construir, acho eu. Os dois primeiros que fiz ainda estao firmes. Um, o que digo reservado para "batidinhas leves", por coincidencia tem cabeca de cambara (ou, como chamamos por aqui, de cedrinho) e cabo de pinho (ou, pinheiro do Parana). Na imagem acima, e' o que esta em posicao inferior. O outro, para "porradas serias", tem cabeca de ipe e cabo de grapia.

Como imagino da para notar, enquanto o mais pesado aparenta estar bem conservado, praticamente intocado, a cabeca do menor esta toda estropiada — embora na realidade o malho grande seja bem mais utilizado do que o pequeno.

Os danos muito mais intensos e perceptiveis na cabeca de cedrinho decorrem naturalmente das caracteristicas do lenho, sabidamente fragil. Tao fragil alias que, como apontam as setas verdes na imagem abaixo, sofreu ate mesmo uma fratura, quebrou-se em dois. Colado com cola branca cujos restos ainda la dao testemunho, voltou a tomar ferro e, se bem feioso, continua firme.

DSC07340.jpg
DSC07340.jpg (416.42 KiB) Exibido 93 vezes

Sao tao divertidos, tao bons e tao faceis de construir que o negocio e' faze-los com quaisquer madeiras, acho eu, e ir experimentando com o que houver disponivel ate cair no gosto ou no que a pratica demonstre seja o melhor para a funcao.

Noutras palavras... Mete bronca! :chores-chopwood:
E bom divertimento...
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 07 Ago 2017 22:39

Eu fiz 3 maços, só que com cabeças redondas. 2 com cabos de peroba e um de angelim. As cabeças fiz de guaiuvira e pau-ferro.
Uma sugestão que dou é não fazer o cabo com madeiras muito duras, daquelas que transmitem vibrações. Um jeito fácil de saber se serve é bater a madeira (que será o cabo), numa superfície dura. Dê preferência àquelas que transmitem o choque de forma mais suave.
O Pinheiro do Paraná é ótimo para absorver as vibrações. Só que não é muito forte.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 07 Ago 2017 22:58

Numa conversa em outro fórum, um amigo mostrou um site (em inglês), onde há referência quanto essa questão da dureza da madeira e da transmissão do choque (e umas ideias de como fazer):
http://woodarchivist.com/making-carvers-mallet/
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 08 Ago 2017 13:57

Já fiz vários macetes com madeiras variadas e a única coisa que quebrou eles foi a força exagerada que eu bati, vai fazendo é divertido.
E seja bem vindo ao Madeira.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 08 Ago 2017 17:41

ELCIO escreveu:Eu fiz 3 maços, só que com cabeças redondas. 2 com cabos de peroba e um de angelim. As cabeças fiz de guaiuvira e pau-ferro.
Uma sugestão que dou é não fazer o cabo com madeiras muito duras, daquelas que transmitem vibrações. Um jeito fácil de saber se serve é bater a madeira (que será o cabo), numa superfície dura. Dê preferência àquelas que transmitem o choque de forma mais suave.
O Pinheiro do Paraná é ótimo para absorver as vibrações. Só que não é muito forte.

Obrigado pelas dicas. Vou me atentar a elas.

paulobro escreveu::text-welcomewave: Seja bem-vindo, hudsoncr. :text-welcomewave:

DSC07337.jpg

Macetes, ou malhos, sao ferramentas divertidas de construir, acho eu. Os dois primeiros que fiz ainda estao firmes. Um, o que digo reservado para "batidinhas leves", por coincidencia tem cabeca de cambara (ou, como chamamos por aqui, de cedrinho) e cabo de pinho (ou, pinheiro do Parana). Na imagem acima, e' o que esta em posicao inferior. O outro, para "porradas serias", tem cabeca de ipe e cabo de grapia.

Como imagino da para notar, enquanto o mais pesado aparenta estar bem conservado, praticamente intocado, a cabeca do menor esta toda estropiada — embora na realidade o malho grande seja bem mais utilizado do que o pequeno.

Os danos muito mais intensos e perceptiveis na cabeca de cedrinho decorrem naturalmente das caracteristicas do lenho, sabidamente fragil. Tao fragil alias que, como apontam as setas verdes na imagem abaixo, sofreu ate mesmo uma fratura, quebrou-se em dois. Colado com cola branca cujos restos ainda la dao testemunho, voltou a tomar ferro e, se bem feioso, continua firme.

DSC07340.jpg

Sao tao divertidos, tao bons e tao faceis de construir que o negocio e' faze-los com quaisquer madeiras, acho eu, e ir experimentando com o que houver disponivel ate cair no gosto ou no que a pratica demonstre seja o melhor para a funcao.

Noutras palavras... Mete bronca! :chores-chopwood:
E bom divertimento...

Caramba, malhou bem o pequeno hein. Sobrevivente de guerra :lol: .

Neptuno escreveu:Difícil mas boa pergunta. Já tentei diversas. Não conheço cambará, mas procure uma madeira densa, 0,8 pra cima, ela também deve ter grãos curtos. Bons exemplos seriam Jatobá e Muiracatiara, mencionando duas espécies das quais ainda se conseguem pedaços. Outra opção seria impregnar a madeira com epóxi. Mas isso requer muita técnica e uma câmara de vácuo; eu sei como fazer, mas nunca o fiz.

Estes aqui são vendidos impregnados, eu tenho um e é fantástico:

https://bluesprucetoolworks.com/products/round-mallet

Esses importados são de cair o queixo. Já as madeiras vou dar uma sondada em algumas madeireiras e ver se eles arrumam uns pedaços de viga delas. Já para fazer algo mais forte.

Formaggio escreveu:Já fiz vários macetes com madeiras variadas e a única coisa que quebrou eles foi a força exagerada que eu bati, vai fazendo é divertido.
E seja bem vindo ao Madeira.

Opa. Vlw :) .
Fiz meu primeiro já com o pedaço de cambará mesmo e agora vou procurar outros pedaços de madeiras mais duras para fazer uns melhores. Gostei da primeira experiência, alguns erros principalmente com formão (ferramenta que ainda tenho muito que treinar .. :lol: )
Hudson
Devanil

Mensagempor Devanil » 09 Ago 2017 09:24

IMG_20170809_090547.jpg
IMG_20170809_090547.jpg (46.93 KiB) Exibido 44 vezes
IMG_20170809_090459.jpg
IMG_20170809_090459.jpg (79.26 KiB) Exibido 44 vezes
IMG_20170809_091023.jpg
IMG_20170809_091023.jpg (43.55 KiB) Exibido 44 vezes

A primeira imagem ilustra a.necessidade de cuidar da parte mais prejudicada: couro grosso colado. A Segunda é só um projetinho e a terceira fiz com um "T" galvanizado e madeiras rosqueadas, que posso substituir quando quebram.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 09 Ago 2017 13:05

Gostei da idéia do couro colado. Sobre os ângulos o meu eu cortei com 87,5º, mas bom saber que existe uma ângulo para cada tipo de esforço.
Esse eu fiz mas acho que acabou saindo mais decorativo do que funcional; mesmo assim irei botar ele para sofrer.
Imagem
Hudson

Voltar para “Dúvidas e Dicas”