Meu projeto - paulobro

paulobro
Contato:

Re: Meu projeto - paulobro

Mensagempor paulobro » 02 Jul 2011 10:27

Outro dia ruim pra brincar com madeiras, esse sabado... Friozote (8°C), pouco vento mas chovendo fino e o ceu pesadamente fechado. Ruim para enxergar, ruim para dimensionar madeiras com umidade relativa a 100%.

Mas para nao deixar a bola parar, ja tendo mais ou menos imaginado a essencia da construcao das barras de apoio do assento, fingi que o tempo era aceitavel e aproveitei a manha para, pelo menos, marcar a posicao externa onde cortar os furos passantes nas barras da moldura.

Isso, depois de ter escolhido e devidamente aparelhado uma ripa de itauba de onde cortarei depois as barras de apoio, para ja ter a exata medida da sua espessura pois, como mencionei, eu gosto de medir nao por numeros, mas pelas pecas.

Bem pouquinho, e' verdade, mas e' isso ahi, hehe:

_DSC4486.jpg
_DSC4486.jpg (262.38 KiB) Exibido 2196 vezes

Amanha, se o velho Pedro nao continuar mal humorado (embora digam que a massa de ar polar que gelou Bage e o Luciano essa noite deva chegar por aqui amanha...), marco a posicao interna dos furos (idealmente para permitir uma divergencia adicional de ~1° nos pes), faco as furas (broca e formao :?: ), marco e talvez corte as barras de apoio para o assento.

Veremos.
Despacito, no mas — como dizem os castelhanos.
Hotz

Mensagempor Hotz » 03 Jul 2011 07:20

Paulo excelente suas explicações, elas me darão base para muitas coisas a fazer em meu banco que no momento espera o tempo melhor para organizar a MADEIRA.
Em relação aos suas ferramenta tiro o chapéu para você pois já percebi que es amante delas também... ;)
Hotz
O sábio aprende com os erros !
O mais Sábio com os erros dos outros !

Meu Blog http://hotzgoodguys.blogspot.com/
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 03 Jul 2011 15:01

Domingao frio, e' verdade, quase tres da tarde e estamos com sol e 11°C, e sem vento. Um belissimo dia de inverno.

Aproveitando o sol, fui depois do tenis fazer os furos quadrados passantes que ja tinha marcado. Iniciei pensando em utilizar furadeira, cheguei a fazer um dos furos usando brocas, mas acabei preferindo fazer so com formao. Bom, ficar no sol, pensando em nada, so cavocando, aproveitando o calorzinho...

Demorou bem mais e ficou bem menos perfeito do que se tivesse usado maquinas, claro, mas foi um tempo mais desfrutado. E perfeicao, nao me lembro tenha constado jamais nos meus planos, desde que nasci.

furos.jpg
furos.jpg (260.92 KiB) Exibido 2187 vezes

Proximo passo, marcar e cortar as barras de apoio do assento dimensionando as espigas, uma a uma, para os furos ja cortados. Talvez comece hoje, um pouco mais tarde. Talvez nao...

Eh, vida cruel! :lol:
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 03 Jul 2011 22:01

O graminho e' o mesmo, tche. Quisera eu ter dois graminhos de jacaranda, hehe...

Quanto ao malho, e' daquelas coisas que estao sempre na lista de a fazer, e vao sendo adiadas, adiadas. Mas sim, qualquer hora dessas eu crio vergonha. Podes crer.
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 03 Jul 2011 22:18

Olá Bro!

Putz, seu projeto está saindo muito caprichado e perfeito, nem vou comentar mais por enquanto! :D
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Jul 2011 05:43

fguido escreveu:Eu me referi ao graminho da foto anterior, ou não é graminho?

E' sim, claro que e'. Rateada minha...

Eu que costumo chamar "graminho" o modelo classico, de madeira e riscador de ponta, e o outro de "rodinha de marcar". E nao foi SO para assanhar as lombrigas que sairam na foto, hehe. Eu geralmente uso os dois simultaneamente, o de madeira para riscar a favor dos veios, o de rodinha ao traves.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 04 Jul 2011 13:32

Ontem ainda colei os pes nas traves usando cola de poliuretano, cortei e marquei as travessas de suporte do assento.

Hoje, aproveitando um dia magnifico, sem vento e pouquissimas nuvens, temperatura em agradaveis 10°C (e nao, nao digo "agradaveis" para tirar sarro dos friorentos mais ao norte, mas porque nessa temperatura da para fazer trabalhos bracais sem suar, e isso e' um raro conforto para o gordo aqui), fui ao clarear do dia tirar os pes dos grampos e serrei as travessas marcadas, com serra de fita e ticotico manual.

Imagem
Imagem
(Sim, tche Guido, nao e' que eu tenha 'vista cansada' e precise de luz: a lampada de LED esta na foto so para te provocar. :lol: )

Ahi foi adaptar as espigas das travessas de suporte do assento aos furos passantes das molduras, um processo lento e algo tedioso, com formao, cuidando sempre para manter-se tudo em esquadro.

Imagem

Eventualmente os oito furos casaram com as oito espigas e... tadaah! A coisa parou de pe!

Imagem

Claro, nao resisti `a tentacao e coloquei o assento em cima so para ver o jeitao que a coisa ficou...

Imagem

Leva jeito. Leva jeito...

A seguir, serrar o excesso das espigas e iniciar o extremamente tedioso processo de lixar os pes e as travessas de apoio (coletando o po da lixa para tapar buracos, fechar frestas, etc.), e colar a encrenca.
Hotz

Mensagempor Hotz » 04 Jul 2011 19:49

Paulo por gentileza suprir minha curiosidade se quiseres é claro, em segundo plano temos sua blusa que já confirma sua informação em relação ao desdenho com este frio insuportável rissss...É a ração do AUAU! diz para mim que maquina é a dona do motor que aparece...
E como não poderia deixar de dizer que seu trabalho e inspirador....
Hotz
O sábio aprende com os erros !
O mais Sábio com os erros dos outros !

Meu Blog http://hotzgoodguys.blogspot.com/
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 05 Jul 2011 05:09

Gracias, tche Hotz.

Aquele e' o motor da serra de fita.
Hotz