Meu projeto - paulobro

paulobro
Contato:

Re: Meu projeto - paulobro

Mensagempor paulobro » 05 Jul 2011 13:00

Mais um belissimo dia de inverno e, no que clareou, fui fechar frestas, irregularidades e lascados com po de lixa e cola. Depois, ja com sol, cortar, aparelhar e dimensionar as ultimas ripas para o banco: os suportes para o assento e os 'esticadores' para os pes:

_DSC4502.jpg
_DSC4502.jpg (249.97 KiB) Exibido 2324 vezes

A seguir acertei e marquei a posicao de fixacao dos suportes na parte de baixo do assento:

_DSC4503.jpg
_DSC4503.jpg (267.12 KiB) Exibido 2324 vezes

Depois, foi cortar as ripas tensionadoras para os pes e posiciona-las, e a montagem seca do banco estava afinal pronta:

_DSC4506.jpg
_DSC4506.jpg (342.38 KiB) Exibido 2324 vezes

Agora e' modelar uma e outra coisinha e, depois da cola estar bem seca, partir para aquela chatissima fase de lixar tudo, e lixar de novo, e depois lixar, para so entao fazer a montagem definitiva. Enquanto isso, fico pensando no acabamento...
Hotz

Mensagempor Hotz » 05 Jul 2011 16:05

Mano humilhou é pouco temos que tirar o chapéu.....e eu nem tive tempo para desmontar minha matéria prima :lol:
Ma que seu projeto (Trabalho) sirva de inspiração para muitos...Meu caro tche PauloBro...
Parabéns ;)
Hotz
O sábio aprende com os erros !
O mais Sábio com os erros dos outros !

Meu Blog http://hotzgoodguys.blogspot.com/
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 06 Jul 2011 12:03

Finalmente, nos finalmentes...

Devidamente calafetado, moldado, lixado, e lixado e entao dada uma lixadinha, envenenado com Jimo Cupim, o banco recebeu sua primeira demao de oleo de tungue.

O processo, claro, demora ate ficar pronto — acabamento a oleo e' na base de uma demao por dia por uma semana, ahi uma demao por semana por um mes, uma demao por mes por um ano e depois uma demao por ano para o resto da vida.

Mas ja da para ver a cara do bruto, do jeito que vai ficar. Para poder utilizar uma resolucao maior, publiquei as imagens atraves do meu blog. Quem quiser espiar esta em

http://marceneiro-emcasa.blogspot.com/2011/07/enfim-obra-pronta.html

Ah, e nao esquecam de clicar nas fotos, para ver em alta resolucao.

E nisso, da minha parte, dou esses tramites por findos, agradecendo a paciencia de quem se deu o trabalho de acompanha-los.
Hotz

Mensagempor Hotz » 06 Jul 2011 12:13

Parabéns Paulo Bro pois como disse antes seu Trabalho e Ensinamentos são inspiradores... :geek:
Tiro o chapéu para sua versatilidade e esmero que demonstraste...

Aguardando os próximos desafios!
Hotz
O sábio aprende com os erros !
O mais Sábio com os erros dos outros !

Meu Blog http://hotzgoodguys.blogspot.com/
domrs
Site Admin
Contato:

Mensagempor domrs » 06 Jul 2011 23:19

Show de bola mano Paulo,

Como sempre o amigo consegue aliar criatividade, bom gosto e perfeição no acabamento. E nós, só aprendendo... só aprendendo...
Um fraternal abraço do amigo Domrs
Os notívagos ainda salvarão o mundo!
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 11 Jul 2011 11:31

Olá Paulo,

Ainda não tinha visto que você já tinha terminado o seu também :oops:

Uma verdadeira obra-de-arte, parabéns!!!!!!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 11 Jul 2011 11:57

Muito grato pelas apreciacoes estimulantes, meus amigos.

Tomara que a semente prospere e logo outros desafios sejam disparados; e' realmente uma atividade cativante e grande fonte de aprendizado.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 14 Jul 2011 02:55

Um artigo na wikipedia informa o basico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tung_oil
e o tio Google como sempre retorna milhares de links.

Eu costumo comprar da General Iron Fittings, tanto o bruto (http://www.ironfittings.com.br/acabamentos-ecologicos-para-madeira/oleos/item/76-oleo-de-tungue-bruto) como o polimerizado (http://www.ironfittings.com.br/acabamentos-ecologicos-para-madeira/oleos/item/77-oleo-de-tungue-polimerizado).

Para aplicar, com intervalo de 1 dia entre as demaos, aplico a primeira e a segunda demaos com o oleo diluido com ~20% de terebintina e depois mais uma tres ou quatro demaos sem diluir. Como todo oleo, quanto mais demaos, melhor o acabamento. Aplica-se com um pano, abundantemente, em movimentos circulares. Ao inves do pano, pode-se utilizar uma lixa 400 ou 600 para espalhar, o que resulta em melhor polimento. No que terminar a aplicacao, remove-se o excesso com um pano seco e limpo.

Da um excelente acabamento acetinado que responde magnificamente a enceramento.

Ja li relatos de tecnicas para acabamento brilhante, vitreo, mas nunca experimentei.
Leo.lana

Mensagempor Leo.lana » 21 Nov 2012 20:34

Ola paulobro,

Estava dando uma olhada no seu tópico e queria ver su tu me da uma ajuda...
Moro perto de porto Alegre e já faço algum trabalho com madeira, só que não tenho as ferramentas adequadas para as espigas, cavilhas e demais trabalhos mais detalhados...

Queria seaber se pode me enviar uma MP com algumas indicações de locais que posso encontrar serrotes do tipo japones (ou algum similar para mesma função) formão, etc.

Aguardo seu retorno, obrigado.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Nov 2012 05:17

Ola, Leo.lana. Bem-vindo ao Madeira!

Formoes e serrotes japoneses, algumas lojas aqui de pindorama como a Jnakao eventualmente os tem em estoque. Ate agora, encontrei melhor variedade e melhores ofertas no exterior, pesquisando a Teia.

Encontrar uma ferramenta adequada a suas necessidades e por preco compativel com o bolso e' sempre um processo de busca, nao e' mesmo? O Google frequentemente e' um bom ponto de partida...

Voltar para “Construir um banco”