Jogo de formões

Anuncie seu interesse em adquirir.
vidor

Jogo de formões

Mensagempor vidor » 21 Jan 2014 11:20

Prezados, preciso comprar um jogo de formões, vi aqui no Madeira que alguém comprou da marca UYUSTOOLS, mas não encontrei referencia de onde posso encontrar, se alguém souber, antecipo agradecimentos.
paulobro
Contato:

Re: Jogo de formões

Mensagempor paulobro » 22 Jan 2014 05:36

Entre inumeras outras, tem essa pagina aqui, vidor:

http://www.lojadomecanico.com.br/subcat ... 73/formoes

Nunca comprei nessa loja, entao nao e' recomendacao, nem testemunho; foi so um achado no Google.

Eu sou meio fanatico por formoes, logo, pessimo conselheiro. Mas pelo que tenho lido de, mm, peritos e conselheiros profissionais, a recomendacao e' iniciar com 2 ou 3 formoes baratos e aprender o fundamental: como afia-los adequadamente — posto um formaozinho barato, bem afiado, vai desempenhar melhor do que o melhor formao artesanal de aco superespecial, cego.

Consta, a gradacao de afiacao para quem lida com madeira e'

1. Faca - e' o primeiro padrao. Bem afiada, deve cortar papel em tiras sem dificuldade.
2. Navalha - se estiver com fio de faca bem afiada, esta precisando ser afiada.
3. Formao - se estiver com fio de navalha bem afiada, esta precisando ser afiado.
4. Plaina - se estiver com fio de formao bem afiado, esta precisando ser afiada.
vidor

Mensagempor vidor » 22 Jan 2014 08:15

Obrigado pela orientação Paulo, na verdade fiquei pensando em comprar aqueles de cabo comprido, mas com sua orientação ocorreu-me uma coisa bem simples: Compro um jogo da Stanley para começar, tiro o cabo, faço um maior no torno, soldo uma haste maior na espiga do formão e tá feito.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Jan 2014 09:36

E por que preferirias cabos compridos, tche vidor?
vidor

Mensagempor vidor » 22 Jan 2014 10:57

Simples, embora tenha usado sempre estes de cabo curto, vi uns que o Thomaz Brazil fabrica com cabos compridos, porém não faço idéia se isso melhora ou facilita o trabalho, mas pelo teu questionamento acho que não muda nada, estou certo??
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Jan 2014 11:49

:hand: Sao ferramentas diferentes, para diferentes propositos, vidor.

Aquelas que o Thomaz fabrica, com laminas e cabos longos, sao goivas para tornear, turning tools.

Imagem

O longo comprimento e' para extender o braco de alavanca, exigindo pouco esforco para manter a lamina estacionaria durante os giros.

Os formoes comuns de marcenaria sao feitos para cortar madeira usando forca muscular, dos bracos e/ou de percussao com malho. Se forem muito compridos perde-se precisao e tambem forca, por ser mais dificil manter a ferramenta no angulo desejado. Ha essencialmente cinco tipos de formao:

Comum, ou de bancada (bench chisel, em ingles), usualmente com laminas de corte trapezoidal e cabos que suportam marteladas. E' o generalista, para praticamente todas aplicacoes.

Truncado (butt chisel), semelhante ao comum, mas com laminas bem mais curtas e geralmente largas, para servicos mais pesados, porradas mais fortes, digamos, e para areas mais largas, como rebaixo para dobradicas, por exemplo.

Imagem

Para rabo-de-andorinha (dovetail chisel), com laminas de corte triangular para permitir alcancar sem danificar cantos com angulos agudos, um design originario do Japao.

Imagem

De pelar (paring chisel), com laminas finas e longas, e bizel baixo (20°), utilizados unicamente com as maos para 'pelar' a madeira de uma 'pele' superficial, ou seja, para acabamentos finos, submilimetricos. As laminas longas conferem flexibilidade e permitem um corte bem rente, paralelo `a superficie.

Imagem

Especiais. Ha uma grande variedade de formoes para finalidades especificas, como os inclinados, os em pescoco de cisne, os respigadores, etc., etc. E, claro, ha outras categoria: os formoes para carpintaria, os de tornearia que mencionamos, os de entalhe, e por ahi vai.

Em comum, alem de servirem para cortar madeira de um ou outro jeito, uma caracteristica: para funcionarem bem, tem de estar bem afiados.
vidor

Mensagempor vidor » 22 Jan 2014 11:57

Paulo, que aula sensacional sobre formões, há muito tempo procurava estas informações.

O Que busco mesmo são as Goivas para Tornear, exatamente um jogo igual a primeira foto que Vc postou, estas que não encontrei em local nenhum para comprar, mas vi que alguém aqui do Madeira comprou da Uyustool, só que já pesquisei com todos os nomes possíveis e não encontrei mais a dita postagem.

Grato mais uma vez
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 22 Jan 2014 14:48

E'... :think:
Em funcao da demanda muito escassa, goivas para tornear, por aqui e' complicado, mesmo. :(

Esses kits, como os da Uyustools, sao padroes chineses que recebem diferentes marcas mundo afora. Aparecem eventualmente aqui e ali, mas ate hoje nao vi nenhum site ou loja que os disponibilizem regularmente. E e' so o que aparece. Fora, claro, as goivas do Thomaz Brasil. Que, tanto quanto eu saiba, envolvem um processo: fazer contato, encomendar, confirmar a encomenda, e ahi aguardar a producao ate receber. :confusion-waiting:

Minha opcao acabou sendo... importar.
O que, infelizmente, tambem e' um processo. Com tantas opcoes e caminhos tao emaranhados que nao arrisco sequer dar palpites, o que dira sugestoes.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Jan 2014 19:45

Não deixando de dar meu pitaco, os formões e goivas Uyustools eu já revendi quando tinha a lujinha e me surpreenderam pelo preço e qualidade, lógico que não são nenhuma Brastemp, porém ainda tenho vários e os utilizo normalmente, levando em conta o custo benefício, eu recomendo.

Em São Paulo (Meca das compras para nós brasileiros) você pode achá-los na rua Florêncio de Abreu. Já na rua do Gazômetro vc poderá encontrar formões e goivas de melhor qualidade na Casa das Serras com preços à partir de R$ 18,00, da marca Chanceleir , segundo um vendedor, são feitos meio que artezanalmente por uma família do Rio Grande do Sul, já falei sobre eles em viewtopic.php?f=50&t=1680&p=16093&hilit=goivas&sid=ea6c04db095140c7e435844d22dca903#p16093

Existe ainda uma loja na Lapa (ainda em São Paulo) que eu comprava esses formões e goivas para revender, chama-se Loja das Meninas, fica na rua Cléria.

Espero ter ajudado.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
vidor

Mensagempor vidor » 24 Jan 2014 08:18

guido, obrigado pela ajuda, com certeza foi produtiva tua informação, ontem fuçando nas ferramentas que ficam na caixa do torno, encontrei um jogo de 6 goivas da marca chancelier, como comprei por impulso numa lojinha perto da ponte do Paraguay, sempre pensei que fossem xing-ling (Paguei 50,00 em julho 2013), mas ontem fiz um teste de fagulha (Muito utilizado na cutelaria) e para minha surpresa é aço de boa qualidade, dá para apostar num SAE 1070.

Mas daí me ocorreu uma idéia bem simples: Oras, se tenho conhecimento bastante razoável de cutelaria, tratamento térmico, etc.., tenho o aço, forja e equipamentos, um torno copiador para fazer os cabos, porque não produzir minhas próprias ferramentas? Farei e postarei aos amigos.

Voltar para “Penso em Comprar”