reciclando madeira

Visitou uma página sobre marcenaria e gostou, divulgue-a aqui
deziderio

reciclando madeira

Mensagempor deziderio » 05 Abr 2016 16:52

jkmachinetool.blogspot.com.b r/2015/08/creative-utilization-of-wooden-waste.html

neste blog a foto de uma cadeira espreguicadeira construida com troncos
deziderio

Re: reciclando madeira

Mensagempor deziderio » 05 Abr 2016 16:58

jkmachinetool.blogspot.com.br/creative-utilization-of-wooden-waste.html

reciclando madeira
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 05 Abr 2016 18:42

Boas idéias, Deziderio.

Aproveito para recolocar o link de maneira a que os colegas possam visitar o site sem grandes ginásticas:

http://www.jkmachinetool.blogspot.com.b ... waste.html

E já que estou aqui, aproveito também para dar mais uma dedada na mesma tecla que venho tentando fazer soar por aí (sem sucesso, diga-se de passagem, pois já disse isso no gdm, e não fui entendido): conceitualmente falando, não existe reciclagem de madeira. O que a madeira permite é reutilização. Reciclagem é outra coisa.

Santa Wikipedia, num raro momento de lucidez, nos diz que

Conceitualmente, a reciclagem é um processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original, transformando-se em produtos iguais em todas as suas características...

A reutilização consiste no reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro, com características diferentes.

Em outras palavras, reciclagem "verdadeira" é o que acontece, por exemplo, com o alumínio, o cobre, boa parte dos metais e alguns termoplásticos (que podem ser fundidos e voltar ao estado original em que estavam antes da utilização).
Até mesmo o vidro ou o papel, materiais que consideramos plenamente recicláveis, são apenas reaproveitados, uma vez que são reprocessados sempre na forma de materiais de qualidade diferente (normalmente inferior à qualidade original).

Quanto à madeira, sequer reprocessada ela é, apenas remanufaturada. E na remanufatura (ou reaproveitamento, reutilização, reprocessamento, o nome que se quiser dar), apenas se está atrasando, protelando a hora de se jogar fora o produto que ela faz, tornando então tal matéria em lixo. Seja amanhã ou daqui a 50 anos, aquele belo naco de pau VAI virar lixo.

Quando eu disse isso no gdm, responderam-me:

No reaproveitamento em muitos casos não será jogado no lixo mais adiante não e sim acredito eu, será usado de geração em geração,pelo menos é o caso de móveis feitos de madeira de demolição.

Quem me deu semelhante resposta, infelizmente, não tem a noção do tempo além do próprio tempo, e como eu não estava a fim de discutir metafísica (nunca estou, até porque não entendo nada disso), preferi deixar pra lá.
Mas digo aqui que aquela árvore que virou viga que depois virou mesa que depois virou cadeira que depois virou penico, uma dia será inteiramente descartada (isto é, vai virar lixo), sem mencionar tudo o que se perdeu nesses reaproveitamentos em forma de aparas, serragem, etc.

O que quero dizer, talvez, seja apenas afirmar que reciclar é mais que uma esmola que damos ao Meio Ambiente que, como qualquer esmola, nos faz bem e traz conforto à alma.

à parte disso, reciclar é importante, saber o que ela significa também, mas MUITO mais importante é NÃO CONSUMIR.

Mas isso é outra história.

Se os amigos quiserem continuar, serão bem-vindos, principalmente se discordarem de mim.
E prolixo é a vó! :mrgreen:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 05 Abr 2016 19:25

Leone, questão de conceito filologico, penso eu!

Vejamos, se formos analisar o uso filologicamente a palavra creio ser possível aplicá-la a matéria prima madeira sem problemas!

Reciclar = re + clicar ou seja quando reciclo estou dando um novo ciclo a um material que havia terminado seu período! Então se eu pego uma viga, que em seu primeiro ciclo serviu de base para um teclado e quando terminou este ciclo foi descartada, e transformo ela em uma mesa, eu reciclei aquela matéria! dei a ela um novo ciclo!

Compreendo que vai chegar a um fim, em que ela vai ser totalmente descartada sem possibilidade de ser re/ciclada!

Mas... um dia vamos todos morrer porem durante todos os outros somos reciclados.... kkkkk parafraseando o Charlie Brow!!

Abraços.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 06 Abr 2016 05:14

Seja amanha ou daqui ... anos, tudo, absolutamente TUDO vai virar lixo. Aos meus olhos (que enxergam conservacionismo como uma piada tragica) o merito em reciclar/reaproveitar madeiras (uma rosa, por qualquer outro nome, e' uma rosa, e' uma rosa, e' uma rosa...) nao reside em esmola ao meio ambiente (que desdenha nossa pifia 'ajuda', e ignora caridades), mas em reviver — da oxidacao, patina, sujeira, essas coisas todas frutos da decadencia — uma beleza oculta (na linha de retirar de um bloco de marmore uma Pieta como fez o Miguelangelo, ou lapidar de um diamante um reluzente brilhante, etc.).

Dizer importante e' nao consumir e' declarar-se antagonico ao sistema social. Cavaleiro andante anacronico vs. moinhos de vento, uma historia ja contada.

Demasiado sucinto? ;)
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Abr 2016 06:49

Adenilson escreveu:Reciclar = re + clicar ou seja quando reciclo estou dando um novo ciclo a um material que havia terminado seu período! Então se eu pego uma viga, que em seu primeiro ciclo serviu de base para um teclado e quando terminou este ciclo foi descartada, e transformo ela em uma mesa, eu reciclei aquela matéria! dei a ela um novo ciclo!
Reverendo,
entendo seu ponto de vista, mas não vejo ciclos nesse processo, vejo apenas um: a árvore, da semente ao lixo. A cada reprocessamento, estende-se esse mesmo ciclo e suas possibilidades.
Dizer que é um novo ciclo seria, pra mim, dizer que uma pessoa que tirou a vesícula foi reciclada. Sobrevida, no meu entender, não é nova vida.
Poeticamente, sim; filologicamente, sim; na prática (e no meu entender), não.

paulobro escreveu:Seja amanha ou daqui ... anos, tudo, absolutamente TUDO vai virar lixo.
Ainda bem!

paulobro escreveu:Aos meus olhos (que enxergam conservacionismo como uma piada tragica)...
Não entendi.

paulobro escreveu:...o merito em reciclar/reaproveitar madeiras (...) nao reside em esmola ao meio ambiente (que desdenha nossa pifia 'ajuda', e ignora caridades), mas em reviver — da oxidacao, patina, sujeira, essas coisas todas frutos da decadencia — uma beleza oculta (na linha de retirar de um bloco de marmore uma Pieta como fez o Miguelangelo, ou lapidar de um diamante um reluzente brilhante, etc.).
Concordo, mas aí entramos no mérito da arte e nos afastamos dos aspectos técnicos do assunto.

paulobro escreveu:Dizer importante e' nao consumir e' declarar-se antagonico ao sistema social.
Sim, claro!
Há quem possa concordar com crescimento infinito num planeta finito?

paulobro escreveu:Cavaleiro andante anacronico vs. moinhos de vento, uma historia ja contada.
O que seria da vida sem a poesia?

paulobro escreveu:Demasiado sucinto? ;)
Aí é você que sabe.

Adoro discutir inutilidades!
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 06 Abr 2016 09:04

Difícil definir, mas concordo com Adenilson.
Alumínio, ferro, plástico, vidro, etc, são processados,
tomam nova forma, mas continuam sendo alumínio, etc.
MDF, MDP, são feitos de restos de madeira, tomam outra forma,
adicionam-se outros materiais e temos um novo produto, mas
a madeira está lá no meio.
No meu pobre entendimento, reciclar é voltar novamente ao ciclo
de produção, reaproveitar é utilizar novamente o material para
outros fins (não são sinônimos?).
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 06 Abr 2016 11:34

Branco Leone escreveu:
Adenilson escreveu:Reciclar = re + clicar ou seja quando reciclo estou dando um novo ciclo a um material que havia terminado seu período! Então se eu pego uma viga, que em seu primeiro ciclo serviu de base para um teclado e quando terminou este ciclo foi descartada, e transformo ela em uma mesa, eu reciclei aquela matéria! dei a ela um novo ciclo!
Reverendo,
entendo seu ponto de vista, mas não vejo ciclos nesse processo, vejo apenas um: a árvore, da semente ao lixo. A cada reprocessamento, estende-se esse mesmo ciclo e suas possibilidades.
Dizer que é um novo ciclo seria, pra mim, dizer que uma pessoa que tirou a vesícula foi reciclada. Sobrevida, no meu entender, não é nova vida.
Poeticamente, sim; filologicamente, sim; na prática (e no meu entender), não.

Adoro discutir inutilidades!

interessante pensar na madeira com um unico ciclo. da semente ao lixo! como diz o Dr. Paulo o fim de todas as coisas!

Acho ainda que é uma questão de definição de conceitos! e talvez o Pedro esteja correto, são conceitos sinônimos no caso da madeira, isto é reciclar ou reaproveitar.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 06 Abr 2016 16:50

Pedro Fritsch escreveu:MDF, MDP, são feitos de restos de madeira, tomam outra forma,
adicionam-se outros materiais e temos um novo produto, mas
a madeira está lá no meio.

Pedro,

Tanto o MDF, como o MDP são feitos com matéria prima diretamente da arvore, no MDF ela é moida até virar pó e no MDP, pequenos fragmentos, e misturados a resina e colas. Não há sequer reaproveitamento dos retalhos de chapas, nessa mistura. Tem varios videos sobre o assunto no tubo

Quanto o reaproveitamento da madeira até fase final da vida um do produtos que já vi são os briquetes pra queima, em geral são produzidos com o material que sobra da limpeza e beneficiamento das madeiras, tipo eucaliptos e pinus, mas pode ser feito com bagaço de cana, casca de uma porção de coisas, capoim, etc. Mas aqui tb entra um porém a madeira tem que ter sua origem conhecida, pois não da pra fazer briquetes com restos de mdf, mdf e madeiras tratadas, pra evitar a liberação de vapores químicos na queima.

Um termo em moda é madeira redescoberta, para reutilização de madeira, muito chique.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Abr 2016 19:08

Adenilson escreveu:Acho ainda que é uma questão de definição de conceitos!
E é aí que está a graça, não?

msmith1701 escreveu:Tanto o MDF, como o MDP são feitos com matéria prima diretamente da arvore...
O processo e produção dessas porcarias é tão "feroz" que nem permite qualquer reaproveitamento.

msmith1701 escreveu:Um termo em moda é madeira redescoberta...
Gourmetizaram a caçambagem! :lol:

Voltar para “Blogs e Outros”