reciclando madeira

Visitou uma página sobre marcenaria e gostou, divulgue-a aqui
fguido
Contato:

Re: reciclando madeira

Mensagempor fguido » 12 Jun 2016 09:18

Branco Leone escreveu:Certa vez, li um relato do Carlos Lessa (gdm), uma cara que até então só tinha trabalhado com madeira e, na ocasião, se aventurou no MDF pra fazer um gabinete de tupia ou algo assim.
Disse ele que a serra que tinha (sem coletor de pó), despejava a serragem por baixo na canela direita dele, sempre descoberta por causa do calor (ele morava em Maceió, acho).
No dia em que cortou as peças de MDF, não conseguiu dormir: a canela dele estava em chamas, ardia como se tivesse sido queimada, e isso levou dias pra passar.
Foi quando comecei a desconfiar MUITO desse tar medefê.

Quase toda semana, queimo madeira pra usar na adubação lá na roça. Pode ser um toco desenterrado, as aparas da oficina, algum caixote velho. Não faço nada com MDF, portanto não tenho aparas disso, mas sempre aparece algum pedaço. Nunca queimo. Guardo pra tabicar umas tábuas, fazer algum calço ou, quando não serve mesmo pra mais nada, jogo no lixo pra me livrar do problema, sabendo que nem isso eu devia fazer.

Eu tenho minhas dúvidas sobre o queimar do mdf, porque depois que vira cinza, é cinza mesmo, não creio que sobre algo para prejudicar, porém a dissiminação dos gases durante a queima deve ser agressivo mesmo, eu tenho usado a cinza dos restos de minhas queimas de mdf para juntar às compostagens e jogar na horta, mas não notei nenhuma reação negativa das plantas quanto a isso
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 13 Jun 2016 07:47

Encontrei uma Portaria da FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler, tratando da queima de resíduos de MDF e MDP.

http://www.fepam.rs.gov.br/legislacao/a ... 9-2012.pdf

Dois parágrafos interessantes:

"Art. 2° - Materiais derivados de MDP, MDF e assemelhados, na forma de cavacos, serragem, pó de lixamento, aglomerado, compensado e demais derivados poderão ser utilizados como
combustível em processo de geração de calor por combustão externa, em caldeiras e fornos nos quais a temperatura mínima na zona de queima seja superior a 750 °C, desde que não tenham sido tratados com produtos halogenados, anti fungicos, tintas, vernizes, adesivos e revestidos de plásticos, PVC ou quaisquer outros revestimentos, exceto papel melamínico puro".
"Art. 3° - É vetado o uso como combustível, em quaisquer processos de geração de calor por combustão, ou queima de MDP, MDF e assemelhados/derivados (na forma de placas, cavacos, serragem, pó de lixamento, aglomerado, compensado e demais derivados), em atividades de indústrias alimentícias, padarias, churrascarias, fornos em geral e demais atividades nos quais haja contato direto dos produtos da queima com produtos alimentares;

Com tantas observações e restrições, prefiro manter o MDF longe TAMBÉM do meu incinerador, até porque uso as cinzas pra adubar plantas que vou comer.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 13 Jun 2016 09:14

E' tambem por isso — por causa das colas, polimeros que quando queimados formam substancias que nem o Baixissimo sabe bem dos seus efeitos — que um monte de gente apregoa as vantagens da velha cola animal (e condena o uso de quaisquer tipos de venenos) nas madeiras de moveis.

Eu que nao levo a menor fe nessas pregacoes "ecologicas", nem esquento; uso colas modernas e preservativos quando e onde indicados: nao acho que moveis devam ser feitos para ser queimados. Meu desgosto por essas chapas sinteticas (com descontos devidos para o compensado) e' porque em termos de durabilidade, estetica, e funcionabilidade nao chegam sequer aos pes das madeiras ditas vagabundas.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 13 Jun 2016 22:15

Pois olha a minha versão é a seguinte: Apesar das propagandas difamatórias sobre, colas, vernizes, tintas, e/ou qualquer outra material cancerígeno, é que nunca conheci ninguém que morreu por ter cheirado thinner (lógico que nas devidas proporções do absurdo). Eu gosto da variedade de cores e texturas, da facilidade de encontrar, da facilidade para se trabalhar..... do mdf.
Detesto a poeira que ele faz, reprovo a qualidade de uma chapa que na minha versão considero descartável de durabilidade débil e preço muitas das vezes absurdos. Mas se opção tivesse, nunca trocaria um bom pedaço de peroba, imbuia, cedro, muiracatiara por um medefe de qualquer marca, espessura e/ou padrão. Já fui um ecologista ativo, mas concluí que como dizia o velho Lavoisier "....na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma..." ou como já disse a gata da Rita Lee "...tudo vira bosta...". Cansei de ler relatos de ecologistas mundialmente famosos que no fundo estavam fazendo o jogo desse ou daquele, sem se importar mesmo com ecologia. Nosso IBAMA mundialmente famoso pende a balança para quem pagar mais, e vai por aí afora.
Então me previno usando os EPIs que acho corretos e continuo tomando coca-cola, comendo ovo, torresmo, costela e toucinho, deixando o colesterol subir e baixar de acordo com o que meu organismo achar melhor, correndo um pouco, comendo pouco, dormindo pouco e tentanto aproveitar ao máximo cada minuto vivido, afinal, a vida é curta para eu levantar bandeiras ecológicas, políticas, religiosas e coisa e tal. Já conheci fumante ferrenho de no mínimo 2 carteiras diárias morrer com 100 anos e pessoas que nunca fumaram morrer de cancer de pulmão antes dos 30. Não defendo ou critico quem fuma, eu particularmente nunca fumei nada (nem maconha hehe) pelo simples fato de detestar cigarro e congeneres, mas creio que já cheirei mais fumaça de fogueira do que se fumasse diariamente, porque como diz minha mulher, sou um piromaníaco....hehehe. :teasing-neener: :violence-hammer: :obscene-drinkingcheers:
Mas o importante é ser feliz com mdf ou madeira, vamos levando.....no estilo Zeca Pagodinho
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 14 Jun 2016 07:12

Óia Guido, eu já gostava de ôce, de torresmo, de costelinha e outros quetais

Agora depois desse seu relato eu gosto mais, até de ôce
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 14 Jun 2016 15:45

Vocês misturaram coisa demais pra tão poucos parágrafos. Eu tava falando de queimar MDF, fosse pra usar a cinza na terra ou não.
Quanto a ovo, torresmo, costela, toucinho e cigarro, eu também aprovo.
Ah, sim: cachaça também.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 14 Jun 2016 19:04

Milton Martins escreveu:Óia Guido, eu já gostava de ôce, de torresmo, de costelinha e outros quetais
Agora depois desse seu relato eu gosto mais, até de ôce

kkkkk se minha mulher lê nossas postagens ela vai falar assim ó "......umpf, cambada de boiola que vcs são, não tem o que fazer não é? "
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fazer o quê elas jogam em outro time e outra sintonia né, obrigado 1000tão.

Branco Leone escreveu:Vocês misturaram coisa demais pra tão poucos parágrafos. Eu tava falando de queimar MDF, fosse pra usar a cinza na terra ou não.
Quanto a ovo, torresmo, costela, toucinho e cigarro, eu também aprovo.
Ah, sim: cachaça também.

Olha Branco faz mais de 10 anos que parei com qualquer bebida alcoolica, mas vc fala tanto na mardita que dá até vontade de molhar us beiço só pra lembrar de como era....
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Jun 2016 06:46

fguido escreveu:Olha Branco faz mais de 10 anos que parei com qualquer bebida alcoolica, mas vc fala tanto na mardita que dá até vontade de molhar us beiço só pra lembrar de como era....
Se resolver beber de novo, primeiro não me culpe; segundo, não desperdice a oportunidade bebendo porcaria.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 15 Jun 2016 12:35

kkkkkkkkkkkkkk
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 15 Jun 2016 17:18

Guido,
mesmo em cinzas, não acho uma boa espalhar o mdf na horta(cisma minha)
experimente fazer um montinho de serragem dele na grama e aguarde a chuva,
continua no mesmo lugar.
Quanto a cachaça, deixe pra experimentar novamente depois dos 90.
Fique 2 semanas sem beber coca-cola e qualquer refrigerante, depois
experimente novamente e conte o gosto que tem, além da diferença no
seu organismo. Só sugestão, não tenho moral pra dizer pra ninguém o que
fazer ou não, sou fumante.

Voltar para “Blogs e Outros”