PagSeguro... Seguro, talvez. Mas confiavel?

Aponte quem lhe tratou bem, ofereceu bom catálogo, bons servicos e preços, ou quem lhe maltratou, desrespeitou seus direitos, ludibriou sua boa-fé.
paulobro
Contato:

PagSeguro... Seguro, talvez. Mas confiavel?

Mensagempor paulobro » 25 Fev 2015 07:58

Por varias vezes eu havia utilizado os servicos de intermediacao de pagamento do PagSeguro em minhas compras pela Rede, sem quaisquer queixas. Nao que eu tenha qualquer intimidade com fatos ou pessoas envolvidas, mas aparentemente o sucesso do servico, pindorama sendo pindorama, resultou em a administracao do UOL abrir o olho para uma oportunidade de faturar. Faturar mais, claro...

O fato e' que ha dois dias fiz uma compra com pagamento pelo PagSeguro e, para minha surpresa, recebi um mail comunicando a compra estava "em analise". Fui acessar minha conta no site do intermediador para ver do que se tratava e fui comunicado o "Contrato" havia recebido nova redacao e, para acessar minha conta, eu devia clicar como "Lido e Aceite" tal nova redacao. Claro, nao fiz nem uma coisa nem outra; nem li, nem cliquei, resolvi aguardar os desenvolvimentos.

Poucas horas depois de efetuada a transacao recebo um telefonema do PagSeguro, com o gentil atendente Renoir (ou Renoah?) comunicando que, em funcao de a compra estar em analise, "iria estar fazendo algumas perguntas para minha seguranca". Concordei em talvez responder, conforme as perguntas. A primeira ja deixou tudo claro: obvia invasao de privacidade, solicitacao de informacao personalissima. Neguei a resposta, e fui informado conforme os artigos 17 e 18 do novo "Contrato" eu nao podia negar. Resumindo, mandei cancelar a compra.

E ahi, claro, fui ver os artigos 17 e 18 (em https://pagseguro.uol.com.br/contrato_de_servicos.jhtml):

-------------
17. O PAGSEGURO RESERVA-SE O DIREITO DE UTILIZAR TODOS OS MEIOS VÁLIDOS E POSSÍVEIS PARA, SE ENTENDER NECESSÁRIO, CONFIRMAR OS DADOS FORNECIDOS PELO CONTRATANTE QUANDO DE SEU CADASTRAMENTO. O PAGSEGURO PODERÁ, ENTRE OUTRAS MEDIDAS, SOLICITAR AO CONTRATANTE DADOS ADICIONAIS E DOCUMENTOS QUE JULGUE PERTINENTES, BEM COMO CONSULTAR BANCOS DE DADOS MANTIDOS POR TERCEIROS E BASES DE RESTRIÇÕES CREDITÍCIAS, TAIS COMO SPC E SERASA. CASO O PAGSEGURO CONSTATE HAVER, ENTRE AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO CONTRATANTE, INFORMAÇÕES INCORRETAS, INCOMPLETAS E/OU INVERÍDICAS, CASO O CONTRATANTE DEIXE DE ENVIAR PRONTAMENTE AO PAGSEGURO, DE FORMA SATISFATÓRIA AO PAGSEGURO, OS DOCUMENTOS E ESCLARECIMENTOS SOLICITADOS OU CASO, AINDA, O PAGSEGURO CONSTATE HAVER RESTRIÇÕES AO CRÉDITO DO CONTRATANTE, O PAGSEGURO PODERÁ ATUALIZAR OU COMPLEMENTAR AUTOMATICAMENTE OS DADOS E/OU BLOQUEAR O REGISTRO DE SERVIÇO DO CONTRATANTE, SUSPENDENDO E/OU REVOGANDO A APROVAÇÃO DE QUAISQUER TRANSAÇÕES COMERCIAIS E A REALIZAÇÃO DE QUAISQUER PAGAMENTOS OU MOVIMENTAÇÕES, SEM PREJUÍZO DE OUTRAS MEDIDAS PREVISTAS NO PRESENTE CONTRATO E SEM QUE ASSISTA AO CONTRATANTE QUALQUER SORTE DE INDENIZAÇÃO OU RESSARCIMENTO.

18. O CONTRATANTE autoriza expressamente que o seu cadastramento seja feito e mantido pelo PAGSEGURO, bem como autoriza o PAGSEGURO a fornecer as informações constantes de referido cadastro (i) a autoridades públicas competentes que as solicitarem formalmente, nos termos da Constituição Federal brasileira e demais legislações aplicáveis e (ii) a seus parceiros estratégicos, comerciais ou técnicos, com a finalidade de disponibilizar melhores conteúdos e/ou serviços ao CONTRATANTE. Ademais, o CONTRATANTE declara expressamente e concorda que o PAGSEGURO colete informações para realização de acompanhamento de tráfego, com intuito de identificar grupos de perfil de Usuários e para fins de orientação publicitária.

18.1. As condições constante da Cláusula 18 acima, aplicar-se-ão também aos Usuários Não Cadastrados.

(os grifos sao meus)
-------------

Obviamente, nao pretendo mais utilizar o PagSeguro em nenhuma circunstancia, mas isso sou eu. Cada um opta pelo que lhe parece melhor, claro, mas achei devia informar os amigos do Madeira! sobre esses desenvolvimentos para salientar essas (e incontaveis outras que podem ser lidas no link) alteracoes unilaterais no 'contrato' promovidas pelo leonino intermediador.
msmith1701
Contato:

Re: PagSeguro... Seguro, talvez. Mas confiavel?

Mensagempor msmith1701 » 25 Fev 2015 10:15

Paulobro,

Você usa o Blogspot certo, imagino que tenha tb uma conta no Gmail, não sei qual o seu celular se usa sistema android e nele os serviços do google, o waze é um deles, voce já parou para ler os termos desses serviços? É de dar medo.

O Gmail desde o começo coleta informações do seu e-mail para alimentar o banco de dado do Google e de quebra direcionar melhor as propaganda que te oferece, isso sem contar o lema do Google "Don't be evil", que por si só já é aterrorizante, tem um livro ótimo sobre eles, mostrando parte da maquina, depois posso postar o autor, mas "Hail to the new King", eu uso todos os serviços.

Parte do "terms" do Google
Google’s privacy policies explain how we treat your personal data and protect your privacy when you use our Services. By using our Services, you agree that Google can use such data in accordance with our privacy policies.

A politica de privacidade deles esta aqui
https://www.google.com/intl/en/policies/privacy/

Se voce tiverr um telefone com o sistema de localização do Google ativado permanentemente, experimenta acessar isso aqui https://maps.google.com/locationhistory/

Acho o pagseguro meio enganação, pois não há almoço grátis, venda em 12x, vc tem que aumentar em uns 20% o seu serviço pra ganhar a mesma coisa , fora as taxas de antecipação dos recebiveis só estarem disponíveis para quem tem a maquininha deles, e isso fica tudo meio escondido no site.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
paulobro
Contato:

Re: PagSeguro... Seguro, talvez. Mas confiavel?

Mensagempor paulobro » 25 Fev 2015 10:59

Embora manter a privacidade possa ser eventualmente uma preocupacao — e para isso ha certamente remedios, como VPNs, anonimizadores, etc. — o problema maior com o PagSeguro nao e' apenas a privacidade, mas a seguranca do teu rico, suado dinheirinho.

Se por exemplo fazes uma compra de 100 dinheiros com pagamento intermediado pelo PagSeguro, conforme o 'contrato aceito' eles se consideram no direito de durante a 'analise' indagar, digamos, quantas vezes por mes fazes compras pela Rede. E entao, para comprovar essa informacao, solicitam uma copia do extrato do teu cartao de credito. Copia que, naturalmente, recusas enviar. Como pelo 'contrato' nao podes recusar, eles podem muito simplesmente bloquear teu registro de servico, revogando a realizacao de quaisquer movimentacoes, sem que te assista qualquer sorte de indenizacao ou ressarcimento. E' o que esta escrito, e e' o que supostamente aceitas ao usar os servicos deles. O que significa que teus 100 dinheiros ficam la com eles, parados ate o passo seguinte, administrativo ou judiciario, seja tomado.

— Ah, mas eles nao sao loucos de fazer isso.

Aparentemente sao, sim. Ha varios registros de reclamacoes de coisas parecidas que ja aconteceram.
E se acontecer contigo, o minimo que perdes e' tempo, e muito...

Como eu disse, repito: cada um e' que sabe como calca seus sapatos.
Pelo meu lado, nao e' raro eu pagar para nao me incomodar. Agora, pagar para me incomodar? Evito.

Voltar para “Locais para Compras”