Identifiquem nosso amigo.

Para um bate papo sadio e comentários diversos
Neptuno

Re: Identifiquem nosso amigo.

Mensagempor Neptuno » 08 Set 2016 09:40

Branco, espinafre é como mato, é só plantar que vai embora, se as formigas deixarem. Existem outras espécies, de folha fina e delicada, que dão uma salada maravilhosa. Eu trouxe umas sementes dos EEUU e as plantas crescem bem mais devagar do que o nosso, mas o resultado é muito bom.

Já o agrião, os melhores resultados obtivemos plantando em uma caixa com tampo flutuante, uma miniatura de uma técnica muito utilizada no Japão, utilizando-se fertilizante de Hidroponia, e um pequeno compressor de aquário para arear a solução, indispensável porque as plantas absorvem a maior parte des seu oxigênio pelas raízes. A gente colhe dia sim, dia não, tanto que cresce,.

IMG_1363.jpg
IMG_1363.jpg (81.93 KiB) Exibido 377 vezes
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
schneider

Mensagempor schneider » 08 Set 2016 16:37

É Branco, não precisa plantar. Só atira uma sementes num canto que depois tu não se livra mais disso.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 08 Set 2016 16:46

Estas hortas de vocês são demais. :drool:

Quanto ao Branco, certa feita vi uma foto dele voltando do mato e não parecia o Popeye.

Tá certo que a foto era meio véia hehe
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 08 Set 2016 21:11

falando em horta, meus pés de tomate estão rendendo.... e todos regados desde pequenos com uma dose caprichada de xixi
Anexos
DSCN8151.JPG
DSCN8151.JPG (386.06 KiB) Exibido 364 vezes
DSCN8150.JPG
DSCN8150.JPG (401.7 KiB) Exibido 364 vezes
DSCN8149.JPG
DSCN8149.JPG (369.51 KiB) Exibido 364 vezes
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 10 Set 2016 11:08

Pedro,
gostei desse lance da caixa para agriões. Pensei numa coisa mais simples, usando canos de PVC que sobraram de uma calha que fiz esses dias. Só estou na dúvida de como fazer uma irrigação abundante e por gravidade, pra não usar motor e pra não desperdiçar água.

Schina,
sei que o espinafre é quase praga desde que meu ex-sogro experimentou plantá-lo no sítio e NUNCA MAIS se viu livre dele. Anos depois, ainda brotavam moitas a mais de cem metros do canteiro original.

Jedi,
quando eu volto do mato, nunca pareço com o Popeye.

Guido,
já plantei esses tomates compridos da primeira foto (sob a "alcunha" de tomates italianos) e adorei. Sobraram sementes aqui, mas ficaram velhas, não brotam, e agora não encontro mais pra comprar em lugar nenhum, só um site que as vende, vou ver se consigo por lá. Se não conseguir, vou encher seu saco, esteja avisado.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marlon

Mensagempor Marlon » 10 Set 2016 12:47

Neptuno escreveu:Branco, espinafre é como mato, é só plantar que vai embora, se as formigas deixarem...

Pedro, espinafre e hortelã. Aqui em casa, por falta de tempo, minha esposa abandonou por uns tempos um canteiro que, dentre outras, tinha espinafre e hortelã. Só restaram os dois, sendo que o hortelã, virou uma praga que não há o que acabe (ainda bem que gosto de quibe cru, e nele uso hortelã como tempero).
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 10 Set 2016 17:34

Branco Leone escreveu:.....Guido,
já plantei esses tomates compridos da primeira foto (sob a "alcunha" de tomates italianos) e adorei. Sobraram sementes aqui, mas ficaram velhas, não brotam, e agora não encontro mais pra comprar em lugar nenhum, só um site que as vende, vou ver se consigo por lá. Se não conseguir, vou encher seu saco, esteja avisado.

De antemão já vou guardar umas sementes e te mando se não conseguires por aí, pra adiantar me manda teu endereço por MP.
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 11 Set 2016 06:00

fguido escreveu:De antemão já vou guardar umas sementes e te mando se não conseguires por aí, pra adiantar me manda teu endereço por MP.
Maravilha! Mando o endereço em seguida.
E já agradeço antecipadamente pela disposição.

Sobre tirar sementes de tomate para uso futuro, não sei como você faz, mas vi uma dica em algum lugar que deu muito certo, principalmente quando a intenção é estocar as sementes. Se a gente remove as sementes do tomate maduro e as deixa secar, a "baba" do tomate seca e endurece, dificultando a brotação futura. Daí o truque:

1) Deixar as sementes com água num recipiente tampado por uma semana ou até que se forme uma espuma (o que indica que houve fermentação);
2) Passar a mistura para um coador e lavar tudo em água corrente, até que toda a espuma se solte das sementes;
3) Espalhar as sementes da melhor maneira possível, uma a uma, sobre uma superfície de onde depois seja fácil soltá-las sem danificá-las (vidro, por exemplo...), pois elas vão grudar;
4) Depois que secarem, soltar as sementes da superfície sem danificá-las e ensacar.

A "garantia" do processo é de que as sementes produzidas assim germinem até três anos depois de secas. A minha experiência já garante ao menos um ano.

Aliás, se quiser sementes de tomate cereja, é só me mandar o endereço também.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Devanil

Mensagempor Devanil » 11 Set 2016 07:28

Esse tomate que todos chamam de italiano, o nome é: Pizzadoro. No Google tem algumas explicações sobre esta espécie cujas sementes foram importadas da Europa e no Brasil já a alguns anos tem-se produzido mudas e o plantio tem se tornado em alta escala devido a aceitação. Antes, nosso melhor tomate era o Débora, depois o Carmem, por serem mais consistentes, carnudos, mas o Pizzadoro supera a todos e ainda com qualidades de maior resistência. Aqui na região de Campinas fui comprador e transportador de tomates e batatas quando tive um caminhão. Fui dos primeiros a transportar esta espécie de tomate e ver ano a ano o aumento na produção e aceitação. Eu mesmo só como este tomate, nunca outro, só que na versão mini. Tai a foto feita agora. To no café da manhã, e SIM, a caneca Rosinha é a minha. Bom domingo...
IMG_20160911_072310.jpg
IMG_20160911_072310.jpg (322.56 KiB) Exibido 319 vezes
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 11 Set 2016 12:53

Devanil escreveu:......e SIM, a caneca Rosinha é a minha. Bom domingo...

kkkk essa pegou mal tchê, mas a caneca é sua pinte da cor que quiser kkkk
Martin Luther King Jr

Voltar para “Roda de Amigos”