Chegou!

Para um bate papo sadio e comentários diversos
paulobro
Contato:

Chegou!

Mensagempor paulobro » 04 Ago 2016 08:52

Sei la pelo resto desta vasta pindorama, sequer aqui noutras querencias deste vasto Continente. Mas no portinho dois sinais afirmam inequivocamente a chegada da Vera, minha prima predileta: Sempre uma visao encantadora, as amoreiras brotando folhas. Sempre um pe no saco, apareceram as moscas.
Branco Leone
Contato:

Re: Chegou!

Mensagempor Branco Leone » 04 Ago 2016 09:28

Moscas, não tenho (tinha quando o fazendeiro em frente criava carneiros, ô bicho carregado de moscas!), mas os primeiros sinais também começam a aparecer lá na roça. Coisa pouca ainda, mas a figueira já rebenta aqui e ali.
Podei meus maracujás pra segunda safra no fim de semana passado e, com a limpeza, encontrei bem uma centena de brotinhos que já despontam no que sobrou.
Sinal de que lá vem a Prima, hora de fazer revisão na roçadeira, porque a grama vai começar a desembestar.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 04 Ago 2016 11:36

Moscas no campo, são invariavelmente do tipo que se reproduz nas fezes de animais. Se a gente tem vizinhos que não as recolhe, as bichinhas vão procriar e incomodar os vizinhos.

Nada que uma bem mantida Armadilha de Hutchinson não conserte.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 04 Ago 2016 12:09

Neptuno escreveu:Nada que uma bem mantida Armadilha de Hutchinson não conserte.
Não conhecia. Parece interessante, apesar de mais complexa que a receita que conheço para conter essa praga: pratos de vinagre espalhados pelo lugar.

Ao contrário do que se imagina, a mosca caseira é atraída pelo azedo. Quem gosta de doce é a mosca-da-fruta e todas as abelhas, vespas e até mariposas.

Um conhecido que tinha uma pocilga muito mal cuidada compensava o descaso, com algum sucesso, espalhando pratos com vinagre pelas redondezas. O aspecto desse sucesso era meio repugnante — "hambúrgueres" feitos de milhares de moscas, um em cada prato — mas a eficácia do expediente era inegável. O lugar só não era livre de moscas porque ele usava apenas uns 20 pratos. Precisaria usar pelo menos dez vezes mais para limpar o lugar.

Para moscas-da-fruta uso a armadilha de McPhail (a minha, na foto abaixo, feita com uma garrafa de desinfetante Sanol), com relativo sucesso. Carrego-a com meio litro de suco de uma fruta que as atraia (as melhores são goiaba e manga) e pego entre 60 e 100 moscas semanalmente. No roldão, vão também algumas abelhas Jataí e Européias (uma pena), entre outros insetos.

Imagem

Mas moscas caseiras, nem uma sequer.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 04 Ago 2016 12:24

Sei lá, algo está errado...

Estamos no meio do inverno... Aqui as mangueiras já deram flor e já tem mangas no pé, do tamanho de um kiwi.

Se está assim ainda no inverno, com certeza que a primavera será terrível de quente, e o verão um verdadeiro inferno.
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 04 Ago 2016 12:47

Sim, no sertão de Biritiba (não confundir com a Piritiba do Raul) o pé de lichia já se assanha, se for como a dois anos atrás a distribuição será farta.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 04 Ago 2016 13:21

Nada que uma colher de sopa, em jejum, de creolina não resolva.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 04 Ago 2016 15:00

O problema é que capturar as moscas é só um paliativo. Para extermina-las é preciso matar as larvas, que é exatamente o que a Armadilha de Hutchinson faz.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 04 Ago 2016 15:15

Vale até acido cresilico , jedi ensina esta formula....
Rmon.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 05 Ago 2016 19:33

Ih Rmon, o alquimista do tópico definitivamente não sou eu hehe
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:

Voltar para “Roda de Amigos”