Minha lazy susan

Mostre e ache erros, defeitos; sugira melhorias, soluções
paulobro
Contato:

Minha lazy susan

Mensagempor paulobro » 18 Jun 2011 22:14

Minha lazy susan, que tinha ficado tao bonitinha

_DSC5962.jpg
_DSC5962.jpg (78.69 KiB) Exibido 3920 vezes

depois de exposta a nem bem dois meses de maus tratos pesados e continuados ficou assim

Imagem

Imagino afora ter tomado banho(s) de agua quente/fervendo, receber panelas recem saidas do fogao, etc., deve ter sofrido tombos, quedas, possivelmente pancadas.
De qualquer maneira, gostaria de ouvir seus comentarios criticos quanto a como isso poderia ter sido evitado, e sugestoes quanto ao que fazer na reforma para evitar o quadro se repita.

Nao se constranjam em baixar o pau, hehe.
gauderio

Re: Minha lazy susan

Mensagempor gauderio » 18 Jun 2011 22:49

Com certeza o cardápio ai servido fora tão loco de especial,que o povo esqueceu de cuidar da bichinha,mas logo logo tu dá um trato e ela ficara melhor ainda .abraços.
O importante não é ver o que ninguém nunca viu,
mas sim,
pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.

Schopenhauer
Hotz

Mensagempor Hotz » 18 Jun 2011 22:55

Paulo Bro como sabes bem não sou técnico em madeira, mas tenho uma pequena noção em dilatação de metais...
Então lá vai minha simples avaliação....
Em primeiro é claro a resistência do adesivo utilizado para tal união...
Segundo pelo que vejo não houve nenhuma forma de travamento que creio seria interessante para a estabilidade (tendo em vista que moras no sul e acredito ter grandes variações de umidade além é claro dos abusos citados por você risss)

Mas creio que o problema maior esta relacionado na forma que tenhas cortado os retalhos para fazer...Acredito que com o veio da madeira estando em angulo em relação a junção (colagem) traz uma dilatação (trabalho da madeira) desuniforme ou seja tende a tracionar na diagonal em relação a emenda e isto com certeza acaba forçando a dilatação para dentro e não sendo paralela entre as partes coladas.....
Em suma acredito que resta duas alternativas a você reconstruir outra utilizando um veio central alinhando os centros e abrindo para fora o raio ( trabalho desaconselhável ...Fazer tudo de novo).

Melhor mesmo acho eu é umidificar todo o conjunto após o inchaço total ir apertando aos poucos até que se feche por completo e gradativamente ir apertando tão quanto se segue para forçar a posição original para colagem da abertura e posteriormente travamento (talvez com pequenas chapas metálicas).

Mas está opção acarretara na possibilidades de desprendimento de todas as emendas.

Outra sugestão de travamento que creio venha a dar um charme ao acabamento e um trabalho de entalhe (furos com Pinos na extensão de cada junção a uma distância agradável ou até a separação de todas as uniões para insertar rabos de andorinha ....

Mas isto da um grande trabalho, mas gera um grande desafio para a imaginação e maior capacitação adquirida....

Lembrando palavras de um desconhecedor do assunto na pratica da madeira...

Hotz
Hotz
O sábio aprende com os erros !
O mais Sábio com os erros dos outros !

Meu Blog http://hotzgoodguys.blogspot.com/
Laerte

Mensagempor Laerte » 19 Jun 2011 15:47

Paulão, "acho" que voce voltado pro capricho que lhe é peculiar, esqueceu de deixar a madeira secar totalmente, e no acomodamento posterior da mesma, iria romper mesmo devido à tensão nas emendas que são várias! Isto posto por um leigo que é o meu caso, talvez um engrossamento ripado nas bordas, fazendo um travamento do meio de uma peça ao meio de outra peça, fechando o circulo da mesa, dando um aspecto de madeira grossa, nas bordas! Não esquenta não, voce é novo, um dia aprende! :D
O prazer de saber fazer, é quando voce pode dividir este saber!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Jun 2011 03:08

Gracias pelas criticas, meus amigos, todas devidamente anotadas e tudo esta sendo levado em consideracao antes de comecar sequer a afrouxar o primeiro parafuso. Obviamente quaisquer novos comentarios serao bem-vindos.

Pretendo, na medida do possivel, documentar o que for feito na reforma e ir reportando aqui na medida que for fazendo. Poderemos ir trocando ideias...
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 12 Set 2011 09:14

Tendo afinal chegado a uma conclusao quanto ao metodo, e conseguido as pecas que desejava, iniciei nesse fim de semana passado a reforma da coitadinha da susana preguicosa. Relato e imagens no meu blog, em

http://marceneiro-emcasa.blogspot.com/2011/09/volta-da-lazy-susan.html
Lauro

Mensagempor Lauro » 12 Set 2011 12:49

Está ficando ótima, hein Paulo? Que bom que está conseguindo recuperar a mesinha. Parabéns e abraços!
Lauro.
Luciano Comin
Contato:

Mensagempor Luciano Comin » 12 Set 2011 19:04

Tchê Bro muito boa a solução para a emenda da coitadinha, os grampos tbm vão dar firmeza na união.
Mas agora o que me deixou curioso foram as cadeiras amigo!!!! o que irá surgir do esqueleto dela??? quais modificações estarás arquitetando ????????
Fico no aguardo e acompanhando a desenvoltura do projeto!!!!!!!!!!

Forte abraço e parabéns
Luciano Comin
Bagé RS
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 13 Set 2011 04:16

O tempo e o uso pesado dirao se os remedios realmente solucionaram os problemas, tche Luciano. Veremos...

Quanto `a cadeira, agora que terminei o acabamento da preguicosa e posso voltar a produzir serragem, vamos ver no que vai dar. Eu tambem estou curioso... :think:
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 18 Dez 2012 14:37

Sei que já faz tempo Paulo, mas gostaria de saber se já deste uma solução à tua lazy susan, se ainda não vai aí uma sugestão para que tal desprazer ocorra, aqui na região da grande Florianópolis, os descendente de açorianos que se dedicam á construção de barco ( que já são poucos ) utilizam muito a técnica de engravatamento para aumentar a largura da boca de canoas, sendo bem ajustado e bem colado torna-se estanque e seguro, o processo não passa de um rabo de andorinha duplo, nada mais simples e digamos até de visual agradável.

Voltar para “Críticas”