Reforma de cadeira

Mostre e ache erros, defeitos; sugira melhorias, soluções
paulobro
Contato:

Reforma de cadeira

Mensagempor paulobro » 19 Set 2011 17:35

Estou 'reformando' (na verdade aplicando um novo design) uma cadeira velha e decidi dar uma parada para consultar o travesseiro, pensar melhor o projeto...

A evolucao da coisa esta sendo narrada em meu blog (cinco postagens, inciando em http://goo.gl/V6QkG) e se voces quiserem apresentar criticas, sugestoes, palpites, etc., seja aqui, seja la, serao muito bem-vindos.

cadeiras.jpg
cadeiras.jpg (125.36 KiB) Exibido 3053 vezes
brazjuca

Re: Reforma de cadeira

Mensagempor brazjuca » 19 Set 2011 18:27

paulobro, cara já reformei bastante cadeiras aqui na minha casa, já deixei de reformar algumas pois o desenho era o mesmo nunca tinha pensado em mudar o desenho, uma boa dica vou colar a ideia, rsrsrsr, cara ta ficando bom pacas, só uma pergunta o encosto não esta ficando baixo?
Imagem
''Tudo vale a pena quando a alma não é pequena''
Fernando pessoa.
Braz de Souza júnior.
Lauro

Mensagempor Lauro » 20 Set 2011 11:30

Paulo, está ficando muito boa a reforma da cadeira. Tenho a mesma dúvida do Braz, sobre o enconsto. Dá impressão que vai ficar meio baixo. Gostaria de saber como você fez aquele vinco no assento e o rebaixo. No blog você disse que usou um flap de lixa, mas só com isso conseguiu deixar perfeito assim? Tem mais algum segredo? :grin: Abraços!
Lauro.
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 21 Set 2011 01:11

Olá Bro,

Está ficando muito legal a cadeira, digamos coisas das bem antigas, assento de madeira moldado (hoje em dia só em
artigos de luxo, por encomendo e caros!!!!)

O que vocês do metiê chamam de lixa flap? Explica para o novato aqui, please! ;)

Não é uma crítica, mais uma dúvida, será que o assento não ficará fraco? Um "espelho" frontal não seria indicado para reforçar (as peças
coladas do assento)? (não ví o suporte do assento traseiro, se tinha no blog, passei voado!)
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 21 Set 2011 04:50

Grato pelos comentarios.

O encosto e' baixo mesmo, feito nao para apoiar o meio das costas, mas a parte concava da base da coluna, junto `a cintura. Fica surprendentemente confortavel, a proposito.

As moldagens, do assento e do encosto, foram sim feitas com esmerilhadeira com lixa flap e lixadeira roto-orbital. Do mesmo modo que eu ja havia utilizado na construcao do meu banco, nos Desafios.

Imagem
Btw, o nome "disco flap" nao sou eu que chamo, e' a industria.

Quanto ao assento ficar fraco, sinceramente nao sei.
Nao por faltar apoios pois, alem da cola, os vertices estarao apoiados em espigas, tarugos e cantoneiras, como vou mostrar nas proximas fotos la no blog quando completar as proximas etapas. O problema e' que nao tenho experiencia em usar cedro rosa e nao sei se a espessura final do assento nao tera ficado fina demais. O uso vai mostrar...
Menendez

Mensagempor Menendez » 21 Set 2011 09:20

Prezados amigos, sempre gostei muito de trabalhos manuais e agora por fim me arrisquei a por as mãos na massa, por uma necessidade de mobiliário e de um hobby (terapia) A cada dia que passa eu gosto mais e tenho somente a agradecer a vocês pelo fórum e pelas obras de arte. Paulo, você (dentre outros aqui no fórum) é um gênio, parabéns!!!!
Renie
Contato:

Mensagempor Renie » 22 Set 2011 00:21

Olá mano Bro,

Obrigado pelo esclarecimento e pelas fotos!

Eu já conhecia (já tinha visto) estes discos, não sabia o nome :oops:

Valeu pelo esclarecimento! (nota: quando ví o post do banco pela 1a vêz, em home, não tinha visto, a foto não abriu!
Luciano Comin
Contato:

Mensagempor Luciano Comin » 28 Set 2011 19:35

Tchê Bro!!!! fiquei deveras impressionado com o resultado final, o tom mais claro do encosto e do assento salta aos olhos tornando a peça muito bonita realmente.
Uma pergunta a você que tem muita experiência com colagem, o assento não fica mais frágil colado?
Mais uma vez parabéns pela obra Paulo ficou magnifica a cadeira, agora só faltam 5!!!!!!!

Forte abraço
Luciano Comin
Bagé RS
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Out 2011 04:55

Tche Luciano, bem prensada a colagem com PVA e' mais resistente do que a propria madeira. Ate agora pelo menos, nenhum sinal de fraqueza no assento.
As outras cinco vao ter que esperar eu curar uma tendinite...
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 09 Out 2011 06:25

Eu uso os discos Maxi da Norton, 60 e 80: tem a metade das lixas dos standard (o que, para madeira, sobra) e custam bem menos. Mas vou olhar os DWT.

Tinha-me esquecido de mencionar: a proposito de limpar lixas, inclusive os discos flap mas aplicando-se a tudo quanto e' tipo, nada melhor do que a borracha de sandalias Havaianas. Tira todo o entulho, deixa limpinho, e nao desgasta nada. (Mas atencao: se for sandalia usada, melhor lavar muito bem antes. Ou usar respirador! :laughing-rofl: )

Voltar para “Críticas”