Estou 'reformando' (na verdade aplicando um novo design) uma cadeira velha e decidi dar uma parada para consultar o travesseiro, pensar melhor o projeto...
A evolucao da coisa esta sendo narrada em meu blog (cinco postagens, inciando em http://goo.gl/V6QkG) e se voces quiserem apresentar criticas, sugestoes, palpites, etc., seja aqui, seja la, serao muito bem-vindos.
Reforma de cadeira
Re: Reforma de cadeira
paulobro, cara já reformei bastante cadeiras aqui na minha casa, já deixei de reformar algumas pois o desenho era o mesmo nunca tinha pensado em mudar o desenho, uma boa dica vou colar a ideia, rsrsrsr, cara ta ficando bom pacas, só uma pergunta o encosto não esta ficando baixo?

''Tudo vale a pena quando a alma não é pequena''
Fernando pessoa.
Braz de Souza júnior.
Paulo, está ficando muito boa a reforma da cadeira. Tenho a mesma dúvida do Braz, sobre o enconsto. Dá impressão que vai ficar meio baixo. Gostaria de saber como você fez aquele vinco no assento e o rebaixo. No blog você disse que usou um flap de lixa, mas só com isso conseguiu deixar perfeito assim? Tem mais algum segredo?
Abraços!

Lauro.
Olá Bro,
Está ficando muito legal a cadeira, digamos coisas das bem antigas, assento de madeira moldado (hoje em dia só em
artigos de luxo, por encomendo e caros!!!!)
O que vocês do metiê chamam de lixa flap? Explica para o novato aqui, please!
Não é uma crítica, mais uma dúvida, será que o assento não ficará fraco? Um "espelho" frontal não seria indicado para reforçar (as peças
coladas do assento)? (não ví o suporte do assento traseiro, se tinha no blog, passei voado!)
Está ficando muito legal a cadeira, digamos coisas das bem antigas, assento de madeira moldado (hoje em dia só em
artigos de luxo, por encomendo e caros!!!!)
O que vocês do metiê chamam de lixa flap? Explica para o novato aqui, please!

Não é uma crítica, mais uma dúvida, será que o assento não ficará fraco? Um "espelho" frontal não seria indicado para reforçar (as peças
coladas do assento)? (não ví o suporte do assento traseiro, se tinha no blog, passei voado!)
Grato pelos comentarios.
O encosto e' baixo mesmo, feito nao para apoiar o meio das costas, mas a parte concava da base da coluna, junto `a cintura. Fica surprendentemente confortavel, a proposito.
As moldagens, do assento e do encosto, foram sim feitas com esmerilhadeira com lixa flap e lixadeira roto-orbital. Do mesmo modo que eu ja havia utilizado na construcao do meu banco, nos Desafios.

Btw, o nome "disco flap" nao sou eu que chamo, e' a industria.
Quanto ao assento ficar fraco, sinceramente nao sei.
Nao por faltar apoios pois, alem da cola, os vertices estarao apoiados em espigas, tarugos e cantoneiras, como vou mostrar nas proximas fotos la no blog quando completar as proximas etapas. O problema e' que nao tenho experiencia em usar cedro rosa e nao sei se a espessura final do assento nao tera ficado fina demais. O uso vai mostrar...
O encosto e' baixo mesmo, feito nao para apoiar o meio das costas, mas a parte concava da base da coluna, junto `a cintura. Fica surprendentemente confortavel, a proposito.
As moldagens, do assento e do encosto, foram sim feitas com esmerilhadeira com lixa flap e lixadeira roto-orbital. Do mesmo modo que eu ja havia utilizado na construcao do meu banco, nos Desafios.

Btw, o nome "disco flap" nao sou eu que chamo, e' a industria.
Quanto ao assento ficar fraco, sinceramente nao sei.
Nao por faltar apoios pois, alem da cola, os vertices estarao apoiados em espigas, tarugos e cantoneiras, como vou mostrar nas proximas fotos la no blog quando completar as proximas etapas. O problema e' que nao tenho experiencia em usar cedro rosa e nao sei se a espessura final do assento nao tera ficado fina demais. O uso vai mostrar...
Prezados amigos, sempre gostei muito de trabalhos manuais e agora por fim me arrisquei a por as mãos na massa, por uma necessidade de mobiliário e de um hobby (terapia) A cada dia que passa eu gosto mais e tenho somente a agradecer a vocês pelo fórum e pelas obras de arte. Paulo, você (dentre outros aqui no fórum) é um gênio, parabéns!!!!
Olá mano Bro,
Obrigado pelo esclarecimento e pelas fotos!
Eu já conhecia (já tinha visto) estes discos, não sabia o nome
Valeu pelo esclarecimento! (nota: quando ví o post do banco pela 1a vêz, em home, não tinha visto, a foto não abriu!
Obrigado pelo esclarecimento e pelas fotos!
Eu já conhecia (já tinha visto) estes discos, não sabia o nome

Valeu pelo esclarecimento! (nota: quando ví o post do banco pela 1a vêz, em home, não tinha visto, a foto não abriu!
- Luciano Comin
- Contato:
Tchê Bro!!!! fiquei deveras impressionado com o resultado final, o tom mais claro do encosto e do assento salta aos olhos tornando a peça muito bonita realmente.
Uma pergunta a você que tem muita experiência com colagem, o assento não fica mais frágil colado?
Mais uma vez parabéns pela obra Paulo ficou magnifica a cadeira, agora só faltam 5!!!!!!!
Forte abraço
Uma pergunta a você que tem muita experiência com colagem, o assento não fica mais frágil colado?
Mais uma vez parabéns pela obra Paulo ficou magnifica a cadeira, agora só faltam 5!!!!!!!
Forte abraço
Luciano Comin
Bagé RS
Bagé RS
Tche Luciano, bem prensada a colagem com PVA e' mais resistente do que a propria madeira. Ate agora pelo menos, nenhum sinal de fraqueza no assento.
As outras cinco vao ter que esperar eu curar uma tendinite...
As outras cinco vao ter que esperar eu curar uma tendinite...
Eu uso os discos Maxi da Norton, 60 e 80: tem a metade das lixas dos standard (o que, para madeira, sobra) e custam bem menos. Mas vou olhar os DWT.
Tinha-me esquecido de mencionar: a proposito de limpar lixas, inclusive os discos flap mas aplicando-se a tudo quanto e' tipo, nada melhor do que a borracha de sandalias Havaianas. Tira todo o entulho, deixa limpinho, e nao desgasta nada. (Mas atencao: se for sandalia usada, melhor lavar muito bem antes. Ou usar respirador!
)
Tinha-me esquecido de mencionar: a proposito de limpar lixas, inclusive os discos flap mas aplicando-se a tudo quanto e' tipo, nada melhor do que a borracha de sandalias Havaianas. Tira todo o entulho, deixa limpinho, e nao desgasta nada. (Mas atencao: se for sandalia usada, melhor lavar muito bem antes. Ou usar respirador!