TERCEIRO CABO

Mostre e ache erros, defeitos; sugira melhorias, soluções
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

TERCEIRO CABO

Mensagempor Alemão » 20 Set 2013 20:30

É isso mesmo, é o terceiro cabo que não dá certo, não sei o que estou fazendo de errado, pois na hora em que vou prensar para montar o malho ele simplesmente quebra

DSCF0354 (Cópia).JPG
DSCF0354 (Cópia).JPG (29 KiB) Exibido 10330 vezes

DSCF0355 (Cópia).JPG
DSCF0355 (Cópia).JPG (29.01 KiB) Exibido 10330 vezes

DSCF0357 (Cópia).JPG
DSCF0357 (Cópia).JPG (29.7 KiB) Exibido 10330 vezes

Preciso de uns puxões de orelha dos mestres :think:
fguido
Contato:

Re: TERCEIRO CABO

Mensagempor fguido » 20 Set 2013 23:02

Alemão, está me parecendo que está muito retangular
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 21 Set 2013 06:45

Tanto quanto me parece, ha dois problemas fundamentais no cabo quebrado cujas fotos enviaste, Alemao.

a.JPG
a.JPG (99.06 KiB) Exibido 10315 vezes

O primeiro, e mais grave, e' haver esse acinturamento (area entre as linhas azuis) extremamente marcado na curva, gerando um ponto fraco estrutural. Imagino uma curva menos acentuada (linha verde) ofereceria menores riscos de fratura.

b.jpg
b.jpg (52.96 KiB) Exibido 10315 vezes

O segundo, e so um tiquinho menos grave, e' teres deixado a madeira com irregularidades, marcas de serra, em areas criticas. Entre as marcas os veios ficam curtos e, consequentemente, a estrutura enfraquece. Isso somado ao enfraquecimento gerado pela geometria mencionado acima e com as grandes forcas de tensao ocasionadas por 'espremer' a madeira para poder fazer o cabo entrar... plec!

A curva deve ser tao pouco acentuada e tao fluida quanto possivel; em caso de madeiras mais flexiveis nem precisa fazer a curva, pode deixar reto mesmo. As superficies devem ficar bem homogeneas, sem degraus ou cortes que fragmentem os veios.

Acho eu.
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 21 Set 2013 12:53

Vou ver se encontro um pedaço de eucalipto, acho que é mais flexível e também acinturar menos o corte esse cambará é muito quebradiço, obrigado Guido e Paulo pelo puxão de orelhas :-P
Lauro

Mensagempor Lauro » 24 Set 2013 15:49

Alemão, o meu eu fiz com pinus exatamente por esse motivo. Como é uma madeira mais maleável, não tive qualquer problema. Abraços!
Lauro.
Alemão
Contato:

Mensagempor Alemão » 24 Set 2013 20:21

É isso ai Lauro foi pra saber dessas dicas que postei aqui ( não quero ofender o pobre do bichinho ) :mrgreen: :mrgreen:
carvalho

Mensagempor carvalho » 24 Set 2013 22:48

meu caro amigo Alemão, como ainda não posso enviar mensagens direta aos companheiros vou me virando no fórum, é exatamente aquilo que preciso, só tenho a agradecer por ter tirado um pouco do seu tempo para me ajudar, obrigado, abraço.

Voltar para “Críticas”