Tábua de corte - Concluido

Onde aprender. E ensinar.
Avatar do usuário
vangodias
Mensagens: 231
Registrado em: 21 Mar 2012 13:03

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor vangodias » 03 Abr 2012 15:14

Eu vi num exemplar da ShopNotes, como fazer um jig para efetuar esse corte côncavo, e achei bastante seguro e simples, era pra ser utilizado como adorno em um armário., estou pensando em fazer um jig desses, acho que poderia ser bastante útil
Avatar do usuário
paulobro
Mensagens: 3430
Registrado em: 13 Jun 2011 05:27
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor paulobro » 03 Abr 2012 18:19

Quao util vai ser, so vai depender de ti, vangodias.

So uma observacao: nunca, mas NUNCA!, consideres qualquer coisa que utilize serra de bancada como seguro o bastante! Confia, mas sempre desconfiando, hehe.
Avatar do usuário
vangodias
Mensagens: 231
Registrado em: 21 Mar 2012 13:03

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor vangodias » 04 Abr 2012 12:16

Estou conciente do perigo, sempre tomo bastante cuidado, quando faço cortes. Só citei que era seguro, porquê ao contrario do vídeo mostrado, a mão fica longe da serra trabalhando, acho que queria dizer que era mais seguro que este mostrado. Mas obrigado pelo alerta de segurança. Todo cuidado é pouco.

Grato
Avatar do usuário
Rmon
Mensagens: 1182
Registrado em: 21 Jun 2011 09:13
Localização: Valinhos-SP
Contato:

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor Rmon » 04 Abr 2012 13:10

Já fiz um cortador de salame com esta técnica do vídeo, sinceramente, não sei se faço a segunda por este método... :pray:
abraço
Rmon.
Avatar do usuário
paulobro
Mensagens: 3430
Registrado em: 13 Jun 2011 05:27
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor paulobro » 04 Abr 2012 18:41

Nesse tipo de corte, embora sempre existente o perigo nao esta exatamente no risco de a serra pegar a mao, ate porque a serra estara coberta pela madeira durante o corte. O perigo aqui, e muito saliente, e' o coice, o contra, o kickback, em funcao de durante todo o corte a madeira estar sempre em contato com os dentes da porcao posterior do disco e portanto em permanente risco de ser projetada. Esta, inclusive, a razao por que nao se deve nunca fazer passadas com corte acima de 2mm.

Nao e' dizer que nao da para fazer ou nao se deva fazer; mas como sempre e' fundamental estar bem atento aos riscos e tomar as providencias cabiveis para evita-los.
Avatar do usuário
Alemão
Mensagens: 757
Registrado em: 30 Set 2012 22:08
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor Alemão » 04 Out 2012 20:42

algum de vcs tem a tabela de angulos para este tipo de frezagem?
Avatar do usuário
fguido
Mensagens: 3854
Registrado em: 12 Jun 2011 19:56
Localização: Rio das Ostras - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Tábua de corte - Concluido

Mensagempor fguido » 05 Out 2012 07:14

Alemão, esse ângulo quanto mais próximo de 90º maior será a dificuldade de vc empurrar a madeira, mas testando aqui verifiquei que o tamanho do rasgo independe do ângulo, o que irá ser fator preponderante é a área do disco de serra que estiver descoberta. Mas como o Paulo lembrou, muito cuidado com o kickback, eu já passei alguns sustos tentando fazer esse corte.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi

Voltar para “Tutoriais e Desafios”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes