ajuda decomo secar madeira

Onde aprender. E ensinar.
rodrigodaflauta

ajuda decomo secar madeira

Mensagempor rodrigodaflauta » 17 Jul 2017 11:46

Fiz uma poda, na Amoreira da minha casa e deixei um galho grosso com nós no quintal descansando, com uma serra circular extrai alguns lindos pedaços de madeira pasmada, como sou cuteleiro aproveitei pra fazer um cabo lindo pro facão que uso no mato, a questão é que depois de tanto trampo o cabo encolheu, gostaria de uma ajuda na secagem desses retalhos de amoreira pasmada, muito obrigado desde já a todos!
Rodrigo Y Castro
Neptuno

Re: ajuda decomo secar madeira

Mensagempor Neptuno » 17 Jul 2017 17:18

Se puder cortar em pranchas, vai secar melhor. Corte e tabique sobre ripas de 2 cm ou mais. Conforme a espécie e a humidade ambiente, vai levar de 6 meses a dois anos para atingir o equilíbrio.

Fui olhar o que seria "Madeira Pasmada", agora sei, interessante; é o que em ingles chamam de "Spalted".
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
rodrigodaflauta

Mensagempor rodrigodaflauta » 17 Jul 2017 18:06

Obrigado pela ajuda, acabei de fazer isso mesmo, cortei algumas talas pra cabo e vou esperar mais tempo, você aconselha passar óleo de linhaça pra evitar rachaduras?
Rodrigo Y Castro
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 18 Jul 2017 10:15

Rodrigo: se me permite, vou dar alguns pitacos:
- Para evitar rachaduras, um dos melhores métodos é a secagem lenta. Quanto mais rápida a secagem, mas fácil ocasionar rachaduras, empenamentos, etc.
- Nunca ouvi que óleo de linhaça ajuda a evitar rachaduras. O que sei é que ele protege a madeira. Até acho que se passar óleo de linhaça, você ira dificultar a secagem, pois ele vai tampar os poros.
- Embora sejam muito bonitos os efeitos dessas madeiras "pasmadas" a resistência da madeira fica comprometida. Para cabos de ferramentas que serão usadas "de verdade", talvez não seja a melhor solução.

Aproveitando: coloca umas fotos desses cabos que vc fez.
rodrigodaflauta

Mensagempor rodrigodaflauta » 18 Jul 2017 10:20

Obrigado Élcio, é que são realmente lindas, mas realmente na parte branca são frágeis, embora elas também contém uma parte amarela de cerne, vou ter que esperar secar mais mesmo, embora elas estejam há uns 6 meses secando
Rodrigo Y Castro
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 19 Jul 2017 15:02

Embora evidentemente o ideal seja acompanhar com um medidor de umidade apropriado, uma regra pratica bem funcional e', medindo pelo lado de menor espessura, para cada um centimetro, cinco meses de secagem antes de usar para moveis. Assim, por exemplo, uma prancha de 3cm de espessura leva uns 15 meses para 'secar'; um 5x5 leva uns dois anos para estabilizar sua umidade — razao por que essas pecas fornecidas para carpintaria, em geral de eucalipto e cortadas a par de meses, empenam vigorosamente, racham, se retorcem, e tudo, e tal... E o pessoal diz que madeira de eucalipto nao presta.
rodrigodaflauta

Mensagempor rodrigodaflauta » 19 Jul 2017 17:00

Agradeço a ajuda, sempre aprendo a cada dia, no caso dos cabos eles são duas talas de 1,5 cm, acredito então que 6 meses dê conta, gostaria de postar o resultado mas não consigo anexar fotos mesmo em baixa
obrigado
Rodrigo Y Castro
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 20 Jul 2017 11:31

Rodrigo, para determinar o percentual de humidade com uma precisão que serve aos nossos propósitos, eu faço assim:

Corto um cubo da madeira, peso-o , e o coloco no micro-ondas. Vou secando aos poucos, mas com cuidado porque a partir de um certo momento a madeira pode se incendiar, como já ocorreu comigo. Uma vez convencido de que está bem seco, peso novamente e...voilá, temos por diferençao peso da água que evaporou, e o calculo do percentual é fácil. Dependendo de onde voce esteja, se for no litoral contente-se com 10 a 12%; se for em local mais seco, 6-8.

Feliz 2017!!
rodrigodaflauta

Mensagempor rodrigodaflauta » 20 Jul 2017 11:38

Legal, fiz isso, uma ressalva é com o nó de pinho, fiz uma kuksa e quando coloquei pra secar no microondas a resina ficou escorrendo
Obg
Rodrigo Y Castro
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 20 Jul 2017 14:13

Em tempo: a madeira estará seca quando parar de perder peso.

Feliz 2017!!

Voltar para “Tutoriais e Desafios”