Barquinho de Madeira

Onde aprender. E ensinar.
Alfredo Padrao
Contato:

Barquinho de Madeira

Mensagempor Alfredo Padrao » 01 Mar 2017 22:54

Olá a todos, Boa noite.
Já há algum tempo que não posto nada, e como estes dias de carnaval, estava em casa sem "fazer nada", resolvi fazer algo para preencher o tempo.
A vontade é de fazer um barco de madeira de "verdade", mas tenho um grande defeito; quando o projeto é muito grande e demorado, quase sempre fica inacabado, e com certeza um barco não é algo que se possa ficar guardado em qualquer canto.

Enquanto não dá, vou tentar fazer uma miniatura, e como sempre a minha matéria prima, são sobras de madeiras, este projeto não será diferente. Existem milhares de plantas e modelos de nautimodelismo pela net, inclusive o modelo que vou tentar montar, partiu de uma planta que eu tinha impresso a vários anos, só que perdi os arquivos originais num dos meus antigos HDs.

O projeto original é do Rebocador Mite, mas como também vou usar materiais alternativos, e não os indicados para modelismo, como madeira balsa, etc...,etc... Resolvi, por conta própria alterar um pouco o projeto alterando a proa do barco e partindo para um "pesqueiro".

Aqui estão as primeiras fotos onde mostra o sistema de cavernas.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As cavernas foram feitas de compensado de 5mm e a longarina de um lambril de pinus. Na longarina ficou muito frágil na proa, e quebrou varias vezes, e numa destas vezes que colei, resolvi alterar a proa e partir para o pesqueiro.

Aqui já mostra a mudança de rebocador para pesqueiro.

Imagem

Imagem

Imagem

Conforme o projeto for andando, vou adicionando mais fotos.

Abraços,
Alfredo
ELCIO

Re: Barquinho de Madeira

Mensagempor ELCIO » 02 Mar 2017 15:09

Alfredo: parabéns. O barco parece que está ficando muito bom. Vc já sabe como vai ser feito o revestimento?
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 02 Mar 2017 21:49

Boa noite ELCIO.
O revestimento, vai ser feito com "desfolhado" de compensado. Explicando melhor; vou usar a camada externa de um tampo de uma mesa de escritório, que estava desfolhando com a umidade.

Nas duas laterais do barco já tem uma amostra de como vai ser. Vou colocar umas fotos que mostrem mais detalhes.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 03 Mar 2017 14:02

ELCIO, acho que nesta foto dá para ver o material usado. É o que seria o folheado que reveste o compensado.
Imagem

Abraços,
Alfredo
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 03 Mar 2017 16:59

Alfredo, esta ficando bom, quem sabe não se anima e faz um em tamanho real.

abraços
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 03 Mar 2017 20:05

Alfredo Padrao escreveu:Boa noite ELCIO.
O revestimento, vai ser feito com "desfolhado" de compensado. Explicando melhor; vou usar a camada externa de um tampo de uma mesa de escritório, que estava desfolhando com a umidade.

Nas duas laterais do barco já tem uma amostra de como vai ser. Vou colocar umas fotos que mostrem mais detalhes.

Abraços,
Alfredo

Boa sacada Alfredo. O uso desse "desfolhado" provavelmente vai permitir fazer as curvas necessárias, sem trincas.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 04 Mar 2017 08:06

Orra meu, a coisa promete mesmo, gostei de ver e estou curioso para ver os "finalmente".

Num passado muito distante um de meus primeiros trabalhos foi fazer um barco à vela de 4 mts, consegui concluir depois de uns 6 meses de erros e acertos, foi um barco chamado "Cartooper" de um modelo que consegui as plantas, mas depois ele deu cupim e a melhor maneira que achei de dar um fim nobre para ele foi enchê-lo de pedra (isso foi uma longa história...) e afundá-lo em uma praia que eu morava, hoje deve estar servindo de abrigo para algumas lagostas (que foi essa minha intenção ao afundá-lo)
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 04 Mar 2017 21:48

Boa noite pessoal! Hoje arrumei uma assistente, e dei uma adiantada no barquinho.
Então "segue o barco, ou barco que segue".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta etapa, não estou muito preocupado com o acabamento, pois é bem provável que depois de pronto, vá usar massa plástica e pintar.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 05 Mar 2017 19:56

Seguindo com o barquinho, hoje praticamente consegui finalizar o revestimento do casco.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora falta só mais um fim de semana para fazer a borda do barco,
Um fim de semana para o convés, um fim de semana para a casa de máquinas, um fim de semana para...

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 12 Mar 2017 22:48

Boa noite a todos.

Bem; seguindo com o meu barquinho em passo de tartaruga, não só pelo fato de que quase não andou, mas pelo fato de que ao terminar a popa do barquinho, ficou com tanta emenda que ficou parecendo casco de tartaruga.

Em relação as últimas fotos, foi finalizado a popa do barco (cheio de remendo) e adicionado o detalhe da borda, para dar mais firmeza ao folheado de compensado da lateral. Esta lateral foi feito com espetinho de bambu (espetinho para churrasco).

Após isto resolvi passar massa plástica para dar acabamento. Só que aqui aconteceu um inconveniente, que foi a cura muito rápido da massa plástica, dificultando a aplicação da mesma. Com o calor que estava fazendo hoje no Rio, acelerou a pré cura, e dificultando a aplicação, ficando assim toda falhada e grossa, mas isto sairá depois na lixa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Parei por aqui, para esperar a massa secar, para lixar e emassar de novo.

Abraços,
Alfredo

Voltar para “Tutoriais e Desafios”