Tamboretes redondos e pernas em angulo

Onde aprender. E ensinar.
fguido
Contato:

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor fguido » 12 Jun 2016 09:19

Em algum lugar do iutubis eu vi um tutorial muito bom sobre esse tipo de banco, vou procurar e se achar posto aqui
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 12 Jun 2016 15:18

Valeu Branco, mas eu tenho Furadeira de bancada.

Vou fazer como o Jedi disse angular a mesa da furadeira e colocar uma cunha transversal. Tudo como disse o Felix com 10°.

Eu estava com 5 Bolachas, mas resolvi fazer um acessório para os gorós da vida:
Estava a procura de uma petisqueira (para servir petiscos) de inox, para o meu recanto etílico-gastronômico e não achava ao meu agrado.

Peguei uma bolacha e resolvi trabalha-la com umas brocas fostner que acabei de comprar e com uma tupia de laminação que também comprei usadinha, outro dia.

Saiu isso aí abaixo:
Imagem

Estou pensando em passar azeite... alguém pode dar uma dica melhor?

Ainda tenho mais 4 bolachas desta
Imagem
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 12 Jun 2016 15:51

Sandro, em ordem de (minha) preferência: Óleo de Tungue ou óleo mineral (Nujol). Azeite ou óleo de linhaça também funcionam, contudo acabam por deixar o lenho meio rançoso, pegajoso, ... pelo menos pro meu gosto.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 13 Jun 2016 07:51

Meu voto é pro Tungue.
Se é utensílio culinário e vai ser molhado, é Tungue na cabeça. Digo, no pau.
Ah, vocês entenderam!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 13 Jun 2016 10:46

Óleo de tungue, sem dúvida, é muito eficiente para tornar a madeira imune à água. Só que eu, nas poucas vezes que usei, nunca consegui um acabamento brilhoso. Outras pessoas publicam fotos com bom acabamento, pode ser minha falta de técnica. Seu uso também dará um aspecto mais escuro à madeira.

Um acabamento que usei ultimamente, no torno, é cera de abelha. Fiquei muito surpreso com a facilidade de uso e com o belíssimo acabamento que proporciona. Só que no torno, o polimento é feito com a peça girando. No caso dessa bolacha, talvez o polimento fique muito difícil, principalmente nos lugares com rebaixo. Uma alternativa boa seria um boina com cerdas muito longas, que cheguem nos cantos. Ficaria mais brilhante e menos escuro do que o óleo de tungue.

De qualquer forma, achei muito interessante esta bolacha de petiscos.....
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 13 Jun 2016 11:39

Rapaz... que dificuldade é viver onde judas perdeu as botas...

Nenhum comércio de venda de madeiras e acessórios (ferragens de montagem) tem o Óleo de Tungue. Uns até desconhecem o que seria isso. :angry-screaming:

Continuarei à procura, se não conseguir só importando de SP.

Mas tenho notado que aqui , marceneiro e aficionados devem ser um ser de outra galáxia.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 13 Jun 2016 12:01

Nao te impressiona, sandrozc. Na Argentina e no Paraguai parece que e' ainda mais desconhecido, e esses paises estao entre os cinco maiores exportadores do oleo no planeta...

Pior, muito pior e' o niobio... Mas divago.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 13 Jun 2016 12:19

Pelo número de interessados que apareceu quando o Pedro (Neptuno) comprou uma quantidade considerável - disponibilizando-a em doses de varejo - deu pra notar que tungue ainda é produto de nicho.
E olha que tinha gente de diversas partes do país, inclusive SP.

(também importei de SP. Que custa, custa, mas rende bastante. 8-) )
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 13 Jun 2016 14:46

Comprei o GIF White Oil da Irom Fitings, parece ser o indicado por eles, para contato com alimentos, como achei o preço muito bom foi 1 litro.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 13 Jul 2016 10:12

Elcio escreveu:Óleo de tungue, sem dúvida, é muito eficiente para tornar a madeira imune à água. Só que eu, nas poucas vezes que usei, nunca consegui um acabamento brilhoso. Outras pessoas publicam fotos com bom acabamento, pode ser minha falta de técnica. Seu uso também dará um aspecto mais escuro à madeira.

O brilho é determinado pela regularidade da superfície a nível "micro" porque é resultado da reflexão regular da luz, ou seja, em ângulos muito próximos. Se você tem uma superfície irregular, a luz será refletida para direções (ângulos) distintos, havendo uma difusão. Se você olhar microscopicamente uma madeira irá notar diversos sulcos, como se fosse o perfil de um conjunto de montanhas no horizonte. Quanto melhor o pré-acabamento, com lixas mais finas ou aplainadas de fitas muito fininhas, mais regular se tornará a superfície, o que consequentemente reduzirá a difusão da luz. Na outra perna, o óleo de Tungue é um acabamento de filme mole, ou seja, o filme formado se molda aos sulcos e irregularidades da madeira, não contribuindo assim para a regularidade da superfície. É por isso que um verniz tem a tendência a ser mais brilhoso, porque o filme é duro, contribuindo para a regularidade.

Jedi escreveu:Pelo número de interessados que apareceu quando o Pedro (Neptuno) comprou uma quantidade considerável - disponibilizando-a em doses de varejo - deu pra notar que tungue ainda é produto de nicho.

Conheço ao menos dois profissionais bem inseridos no mercado, um arquiteto e outro desenhista de móveis de madeira que nunca tinham escutado falar de Tungue.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Tutoriais e Desafios”